Artigo

Administração Pública no edital: dicas para você se diferenciar.

Dicas valiosas que podem fazer o diferencial no estudo de Administração Pública.

Olá, tudo bem? O tema de hoje é sobre uma disciplina que causa um certo receio nos estudantes para concurso público: a Administração Pública.

Entre os motivos causadores das dificuldades podemos citar: o conteúdo extenso, a subjetividade das questões e as divergências entre os autores. Além disso, para piorar, há a falta de indicação bibliográfica pelas bancas.

Assim, para aliviar um pouco a tensão provocada por essa matéria, seguem algumas dicas valiosas que podem fazer o diferencial nos estudos.

Primeiro ponto: Conheça o seu edital de Administração Pública

Muitas vezes, os editais cobram o conteúdo de certas disciplinas de forma similar, ainda que de bancas diferentes. É o caso, por exemplo, da disciplina de Direito Administrativo.

Com a Administração Pública, porém, os editais variam muito na cobrança de conteúdo. Por isso, o primeiro passo a ser dado é delimitar os temas cobrados pelo edital para otimizar o aproveitamento nos estudos.

Vale destacar que os editais podem misturar assuntos de Administração Geral com Administração Pública e tratar tudo como Noções de Administração.

Em relação a Administração Geral, surgem temas como Planejamento, Organização, Direção Controle, Liderança, Cultura Organizacional, etc. Já a Administração Pública está envolvida com assuntos como Modelos de Gestão, Reformas Administrativas, Governança, etc.

Além da variação de conteúdo também sabemos que há diferentes divisões e nomenclaturas para matéria. Por isso, atente-se aos assuntos abordados no edital. Dessa maneira o planejamento do estudo será facilitado.

Para exemplificar, observe como o conteúdo foi tratado em duas provas para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa pela banca FCC:

 TRT 3ª região (2015):

Mostrar o conteúdo cobrado do edital TRT 2015 para cargo Analista Administrativo.
Mostrar o conteúdo do edital TRT 2015 para cargo Analista Administrativo.
Conteúdo Programático Administração Pública Edital TRT 2015 FCC
http://www.concursosfcc.com.br/concursos/trt3r114/boletim_final_trt3r114.pdf

TRT 2º região (2018):

Mostrar o conteúdo cobrado do edital TRT 2018 para cargo Analista Administrativo.
Mostrar o conteúdo cobrado de Administração Pública no edital TRT 2018 para cargo Analista Administrativo.
Conteúdo Programático Administração Pública Edital TRT 2018 FCC
https://www.concursosfcc.com.br/concursos/trt2r118/edital_de_abertura_final_trt2r118_27_4_2018.pdf

Já a banca CEBRASPE, geralmente, inclui o tópico Gestão de Pessoas no conteúdo de Administração Pública. Veja o edital abaixo, também para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa:

TRT 8ª região (2016):

Mostrar o conteúdo cobrado de Administração Pública pela banca CEBRASPE no edital TRT 2018 para cargo Analista Administrativo.
Conteúdo Programático Administração Pública Edital TRT 2018 CEBRASPE
http://www.cespe.unb.br/concursos/TRT8_15/arquivos/TRT_8_REGI__O_2016___ED_ABERTURA.PDF

Esses detalhes de nomenclatura e abordagem pelas bancas organizadoras podem ser complicadores para o planejamento da matéria a ser estudada. Acima de tudo, para quem está se preparando antes da publicação do edital, pois o estudo pode se basear em editais anteriores, por isso pode se tornar confuso devido às cobranças que são feitas de maneiras distintas.

Diante disso, conheça e delimite o edital. Atente-se para as diferentes terminologias utilizadas pelas principais bancas de concurso. E mais, tente agrupar e relacionar os assuntos para facilitar o planejamento e o estudo.

Segundo ponto: Escolha o material para o estudo de Administração Pública

Como já dito, existem diversos autores na área da Administração Pública que as bancas utilizam para formular a prova. Como não há indicação bibliográfica por elas, o problema é ainda maior.

Assim, a ideia de estudar apenas por um livro não é indicada. Além de limitar o conhecimento a apenas um autor, os livros trazem conteúdos muito extensos, tornando-se inviável estudá-los por completo.

A forma de otimizar o estudo desse conteúdo é buscar materiais de professores experientes no assunto e nas cobranças feitas em provas. Estes materiais concentram os principais pontos da matéria. Ademais, eles têm a vantagem de serem voltados para o aprendizado necessário para fazer provas.

Então, como indicação de um bom material de estudo para provas de concurso de Administração Pública, recomendamos os seguintes:

Administração e Gestão de Pessoas p/ Concursos – Curso Regular Completão – Com Videoaulas – 2020:

Trata-se de um curso super completo e atualizado. Em outras palavras, ele abrange os principais assuntos cobrados em prova. Desse modo, esse curso irá beneficiar tanto o aluno que nunca estudou a disciplina, quanto aquele aluno que precisa arrematar o assunto já estudado e, então, tapar possíveis brechas de conteúdo. Além disso, conta com professor que acompanha as provas de concurso dessa disciplina. Por isso, ele consegue sistematizar o estudo de modo a abranger o conteúdo essencial de Administração Pública. O assunto é desenvolvido alicerçado em diferentes autores, portanto amplia a fonte de conhecimento. Com esse curso, é possível formar a base necessária para o entendimento da matéria de forma otimizada e focada para concursos. Sendo assim, aproveite e clique para conhecer esse ótimo curso de Administração Pública para concursos: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/administracao-e-gestao-de-pessoas-p-concursos-curso-regular-completao-com-videoaulas-2020/

Livro Administração geral e pública: provas e concursos – Idalberto Chiavenato:

Chiavenato é um dos autores clássicos e muito utilizado pelas bancas. Esse livro é direcionado ao estudo para concursos, sendo assim, ele pode ser usado como forma de complementação do assunto, juntamente com o curso básico sugerido acima e as questões a serem resolvidas.

Este ponto acerca dos materiais a serem adotados é de suma importância, pois a Administração Pública é uma matéria ampla e abrangente. Assim, com essas recomendações você terá disponível o fundamental para construção de um aprendizado com rendimento, sem desperdício de tempo.  

E para quem estiver iniciando o estudo dessa disciplina, não desanime! O começo desse aprendizado muitas vezes não é fácil. Por isso, saiba que por se tratar de um assunto por vezes subjetivo, com diferentes classificações e visões, à primeira vista pode ser bem caótico. Mas, com o tempo e dedicação é plenamente possível absorver o núcleo da matéria e construir o conhecimento necessário para fazer uma boa prova.

Terceiro ponto: Faça questões de Administração Pública

Para quem já faz parte do universo dos concursos, a importância de fazer questões já é bem conhecida. Pois bem, para essa disciplina, fazer questões é vital. Por isso, acompanhe alguns motivos para realizar o máximo de exercícios possíveis:

  • Assimilar e ampliar o conhecimento: Por meio das questões conseguimos assimilar o conteúdo aprendido. Sendo assim, fazendo muitas questões de administração será possível ampliar o assunto estudado pelo material teórico, sempre haverá algo novo.
  • Entender como sua banca cobra a temática: Ao fazer muitos exercícios da banca responsável pela prova, é possível reconhecer a forma que ela cobra os assuntos. Dessa maneira, conseguimos pontuar as principais questões que possivelmente serão exigidas.
  • Identificar qual autor a banca utiliza: Conhecer as questões de provas anteriores possibilita identificar qual autor foi mais utilizado pela banca. Assim, podemos direcionar os estudos para buscar, principalmente, os entendimentos deste autor.
  • Concatenar os assuntos de forma a estruturar o aprendizado: a leitura do material proporciona o conhecimento do assunto, mas não o verdadeiro aprendizado. Portanto, ao fazer questões, o conhecimento adquirido é transformado em aprendizado. Isso ocorre na medida em que correlacionamos os assuntos e formamos um conjunto estruturado e sólido de informação.

Ainda, para a disciplina de Administração Pública é extremamente válido executar questões de diferentes bancas. Após um primeiro momento de exploração e entendimento da sua banca, resolver exercícios de outras irá ampliar ainda mais o aprendizado. Assim, como já exposto, a matéria é esparsa, por isso captar novas informações oriundas das questões é muito importante e torna-se um diferencial nos estudos.

Não esqueça de sempre complementar o material teórico com as novas informações oferecidas pelas questões. Dessa forma, o conteúdo estudado será cada vez mais completo e adequado para as provas de concursos.

E lembre-se:

As dificuldades do estudo da disciplina de Administração Pública não atingem poucos estudantes, elas existem para a maioria. Portanto, cabe a cada um encontrar a melhor forma para facilitar o estudo e identificar as suas peculiaridades.

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a encontrar o caminho para um estudo eficiente de Administração Pública para concursos.

Um abraço e bons estudos!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Cristiano! Obrigada pelo retorno. Uma ótima dica! Ficarei feliz em poder ajudar! Também sou professora do Estratégia Questões, espero que goste dos comentários das questões de Administração Pública! Um abraço e bons estudos!
    Fernanda Ferroni em 08/06/20 às 21:03
  • Magnifica analise, simples e direta! Parabéns pela sua dedicação aqui conosco. Gostaria de deixar uma dica para um próximo artigo. Poderia nos ajudar a montar um caderno de questões para revisão de adm geral e publica baseado nos editais recentes da cespe, vunesp e fcc? Obrigado!!
    cristiano em 08/06/20 às 19:13
  • Muito bom! Esclarecedor as dicas.
    Suzana Rodrigues em 25/05/20 às 16:22
  • Muito boa aula e um verdadeiro aprendizado até mesmo colocá-la em prática,mais vou faser uma revisão para pegar uns tópicos especiais para concretizar macificar na memória.obrigado mais sempre que puder mandar mais vídeo aula
    Ivan em 24/05/20 às 00:10
  • Excelente artigo!
    Rodolfo em 22/05/20 às 22:52