Notícia

ABIN é autorizada a convocar 75 aprovados do último concurso

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira, 31 de agosto de 2021, a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) foi autorizada pelo Ministério da Economia a nomear 75 candidatos aprovados do último concurso.

abin autorizada 75 concurso
ABIN é autorizada a nomear mais 75 aprovados no último concurso | Imagem: reprodução

De acordo com o Art. 2º do documento publicado, o provimento dos cargos deverá ocorrer a partir da publicação da portaria, não podendo ocorrer após o prazo de validade do concurso, e está condicionado à existência de vagas na data da nomeação dos candidatos e declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

A validade do último edital, publicado no ano de 2017, seguiu vigente até 24 de agosto de 2021. A medida foi adotada por conta do aumento de casos da pandemia da Covid-19.

Agora, após as novas convocações, aguarda-se um novo concurso em breve, uma vez que o déficit de servidores ativos é de aproximadamente 2 mil. Em 2020, por exemplo, 526 candidatos aguardavam a realização do Curso de Formação em Inteligência (CFI), última etapa antes da posse.

ABIN é autorizada a nomear mais 75 aprovados no último concurso: mas ainda é insuficiente

A Associação dos Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (ASBIN), defendeu em nota a convocação de todos os aprovados no concurso para novas turmas do Curso de Formação Profissional. Segundo a ASBIN, ” a União vai otimizar tempo e recursos, já que as pessoas já foram testadas, por meio do concurso público, e estão aptas para o Curso de Formação de Inteligência “.

Em contato com a comissão dos candidatos aprovados no concurso ABIN, o Estratégia Concursos obteve informações que dimensionam o quadro do déficit de pessoal no órgão: segundo o grupo de aprovados, a ABIN tem hoje 2 mil cargos vagos.

O grupo pleiteia a convocação de 299 Oficiais de Inteligência, 103 Oficiais Técnicos e 124 Agentes de Inteligência. Todos os candidatos foram considerados aptos nas fases anteriores no concurso e estão em condições de realizar o Curso de Formação Profissional.

Para mais informações sobre a ABIN, agora autorizada a realizar 75 nomeações do último concurso, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!

Concurso ABIN

Quer estudar para o concurso ABIN?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.