Artigo

GABARITO Extraoficial – Linguagens ENEM 2017

GABARITO extraoficial  – Linguagens ENEM 2017

Olá, meus caros!!

A minha missão aqui hoje é a de trazer para vocês as minhas impressões e gabaritos extraoficiais preliminares da prova que acabou de acontecer! Vou comentar as questões de Linguagens do ENEM 2017.

Alguns detalhes importantes:

  • Vou seguir a ordem do caderno 2 – Amarelo, mas você conseguirá identificar as questões pelo início do enunciado que colocarei aqui!
  • Este arquivo está em atualização. Como são 40 questões de Linguagens, vou propondo o gabarito e comentando aos poucos até chegar à totalidade das questões.

 

CADERNO 2 – AMARELO.

06. Os dois textos apresentados versam sobre o tema criatividade.

GABARITO: D

Comentário: de maneira muito simples, o texto II exemplifica como é um texto criativo usando as possibilidades de compreensão de um vocábulo polissêmico: criação (criar de filhos ou criar algo, como uma peça publicitária). Cabe aqui uma ressalva: é possível que muitos tenham marcado a alternativa D, pois o texto II trouxe uma estrutura bem simples. É possível ainda que a organizadora divulgue a D como gabarito, é sim uma possibilidade, mas, vejam só: a alternativa C está inserida na D, o recurso polissêmico é simples. Vamos ver como a banca irá interpretar a questão.

 

07. De acordo com o texto, as estratégias comunicativas….

GABARITO: C

Comentário: comprova-se a alternativa C como gabarito entre as linhas 3 e 4 do texto. As ideias defendidas e divulgadas pela propaganda nem sempre são as da maioria, mas sim as de um grupo específico e até pequeno de pessoas.

 

08. Nos versos de um menino de 12 anos…

GABARITO: E

Comentário: o poema em análise possui grande carga emotiva pela representação do “meu lugar” pelo Gerimum com G.

 

09. Na reportagem, há uma comparação…

GABARITO: B

Comentário: segundo o texto, seja em qualquer época, as pessoas buscavam se comunicar através de compartilhamento de informações, independente da forma que for.

 

10. A autora incentiva o uso da internet…

GABARITO: D

Comentário: segundo a autora, a internet leva o leitor a ampliar o seu conhecimento sempre que a navegação é direcionada.

 

11. No processo de reconstituição do tempo…

GABARITO: A

Comentário: a partir de imagens que ficaram na memória, o eu-lírico construiu o poema de maneira sentimental afetiva.

 

12. Ao abordar o fato de, no Brasil, muitos jovens…

GABARITO: E

Comentário: a crítica do autor está focada não no jogar futebol e muito menos no sonho de ganhar dinheiro jogando, está na ilusão de que esse caminho é para todos e na falta de preparação para o caso de o sonho não virar realidade. Os jovens não se preocupam com uma formação paralela ao esporte, o que poderia garantia a eles meio de vida e sustento dignos.

 

13. No fragmento, o narrador adota um ponto de vista…

GABARITO: D

Comentário: o procedimento narrativo que o narrador utilizou foi o discurso indireto livre, o que podemos confirmar em dois trechos: “Não podia ser o beijo de amizade…adúltero” e “saboreou tranquilamente…longa”, apontando para duas possibilidades de gabarito: C ou D.

 

14. O usuário iniciante sente-se….

GABARITO: A

Comentário: o autor do texto deixa claro que a internet é como um mar de possibilidades e que possibilita amplo aprendizado. Mesmo que a pessoa se perca nas informações, ela está  aprendendo algo.

 

15. O comentário do texto II sobre o texto I…

GABARITO: E

Comentário: o texto II demonstra como a linguagem oral, como a da cantiga, representa cultura e valores de uma determinada época.

 

16. Por meio de recursos linguísticos…

GABARITO: A

Comentário:

 

17. O consumidor do século XIX…

GABARITO: D

Comentário: a imagem resume as características do comércio online.

 

18. O texto trata de aspectos sócio-históricos…

GABARITO: A

Comentário:

 

19. A obra de Murilo Mendes…

GABARITO: C

Comentário:

 

20. Considerando os elementos constitutivos dos gêneros…

GABARITO: E

Comentário:

 

21. Ao abordar as possíveis influências…

GABARITO: D

Comentário: o texto critica a visão da mídia sobre o que é belo e padrão (ditadura da beleza), metaforizada de maneira irreal na figura da boneca Barbie.

 

22. O texto trata de diferenças de sentido de vocábulos muito próximos…

GABARITO: B

Comentário: o texto do ator escritor Gregório Duvivier explora a variação semântico dos vocábulos no uso prático da língua.

 

23. O trecho de Clarice Lispector…

GABARITO: B

Comentário:

 

24. O gravador Oswald Goeldi

GABARITO: A

Comentário:

 

25. O texto trata de línguas de culturas….

GABARITO: D

Comentário:

 

26. Na canção, Chico Buarque trabalha…

GABARITO: E

Comentário: a função da linguagem presente na canção é a emotiva. Focada no emissor da mensagem, ou seja, no eu-lírico, fica marcada mais fortemente a presença do emissor no final do poema “represente / muito para mim”.

 

27. A peça Liberdade, Liberdade…

GABARITO: D

Comentário: questão muito interessante fazendo um paralelo com a posição das pessoas na cadeira do teatro com a posição das mesmas pessoas no cenário político brasileiro da época.

 

28. Nesse cartaz publicitário…

GABARITO: E

Comentário: é notório que a intenção da empresa é vincular uma prática que seria ruim a algo que é muito relevante para a sociedade: obras literárias. Observem que a leitura do enunciado ajuda bastante na compreensão sabe peça publicitária, pois explícita que a empresa dona da publicidade é de papel e celulose.

 

29. A letra da canção apresenta uma realidade social…

GABARITO: D

Comentário: a letra da canção marca duas realidade, aquela dos que têm  acesso a espaços de lazer de qualidade e aquela dos que brincam do jeito que dá, ou seja, que não encontram igualdade nas possibilidades.

 

30. O grafite do artista paulista…

GABARITO: D

Comentário:

 

31. A instalação Dengo transformou a sala do MAM-SP

GABARITO: A

Comentário: é muito comum aparecer no ENEM exemplo de arte em que o público interage com a obra. A obra Dengo é um exemplo disso, as pessoas interagem liricamente com o trabalho exposto, assim como é possível verificar na própria imagem da questão.

 

32. A variedade linguística da narrativa é…

GABARITO: B

Comentário: a variação da linguagem utilizada no texto representa a região na qual os eventos se passam: na roça. Existe a valorização da gala do local.

 

33. O comentário do narrador do romance…

GABARITO: A

Comentário:

 

34. Ao apresentar uma situação de tensão…

GABARITO: A

Comentário:

 

35. Campanhas publicitários podem evidenciar…

GABARITO: B

Comentário: de maneira genérica, sem especificar um grupo específicos, o objetivo da campanha em questão é conscientizar a todos sobre a importância da denúncia de violência doméstica.

 

36. A linguagem cumpre diferentes funções…

GABARITO: B

Comentário:

 

37. A busca pela identidade constitui…

GABARITO: D

Comentário: no poema de Leminsk, a empatia é que favorece o autoconhecimento, construindo, assim, a identidade do eu-lírico com relação ao outro.

 

38. A cena retrata as experiências das personagens…

GABARITO: C

Comentário:

 

39. A obra de Rauschenberg chocou o público…

GABARITO: B

Comentário:

 

40. O sentido de esporte-participação…

GABARITO: E

Comentário:

 

41.

GABARITO: A

Comentário: através da dramaturgia e da ficção sempre é possível fazer uma crítica seja ela de que natureza for. No texto em análise, há uma sátira na proposta do prefeito ODORICO para a pós-morte dos eleitores.

 

42. Qual aspecto da organização gramatical …

GABARITO: D

Comentário: ao final do texto, o autor da resenha faz uso de um recurso muito comum que é uma pergunta, o que leva os leitores (curiosos) a quererem assistir ao filme a fim de descobrirem a resposta.

 

43. Os textos publicitários são produzidos para cumprir determinadas funções…

GABARITO: B

Comentário: os texto publicitário em questão está apontando para a necessidade de um adulto ler para uma criança e, assim, iniciar a formação leitora ainda na infância.

 

44. Em textos de diferentes gêneros…

GABARITO: C

Comentário: uma das formas de envolver o leitor é colocá-lo dentro na narrativa com recurso exofóricos como o “você” explicitado no trecho da alternativa C.

 

45. A obra de Rubem Valentim apresenta…

GABARITO: C

Comentário: é característico da arte modernista o diálogo entre a cultura nacional e as vanguardas europeias. Na obra explorada na questão, é possível perceber isso na utilização de elementos de religiões de matiz africana e os traços retos do cubismo do início do século XX.

 

É isso, meus queridos, espero ter ajudado! Vamos aguardar o gabarito oficial!!

 

Que todos tenham tido muito sucesso!

Abraço.

Rafaela Freitas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.