Artigo

Recurso na prova de atualidades FUNSAÚDE-CE

Estrategista,

O nosso gabarito extraoficial convergiu em 90% (9/10) com o gabarito provisório divulgado pela banca FGV no que se refere à prova objetiva de atualidades do concurso FUNSAÚDE-CE. Contudo, houve uma questão divergente, à qual cabe recurso. Dessa forma, segue texto com fundamentação para orientar os alunos que queiram interpor o recurso – tomei como base a numeração da prova de atualidades do cargo de Analista Administrativo – a questão é a mesma da prova de Assistente Administrativo.

Obs.: o aluno deve adaptar o seu recurso, escrevendo-o com suas próprias palavras.

Sugestão de Recurso:

Questão de nº 22 da prova objetiva de Analista Administrativo

Prezada Banca,

Respeitosamente, solicito mudança de gabarito da questão de nº 22 da prova objetiva de atualidades. Conforme o gabarito provisório, a alternativa “E” está correta, contudo, a meu ver, a resposta correta é a alternativa “B”. Seguem minhas fundamentações.

A alternativa “B” está correta, uma vez que a vitória de Naftali Bennett foi possível devido à ampla coalização partidário de espectro político. Nesse sentido, de acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, publicada no dia 13 de junho de 2021, Bennett aderiu à coalização de partidos com ideologias distintas para derrotar Netayahu:

“Sua surpreendente adesão à nova aliança heterogênea que vai de seu partido de direita à esquerda, com o apoio de uma legenda árabe, foi negociada em grande estilo: o cargo de primeiro-ministro até 2023”. (Folha de São Paulo, 13/06/2021)

Nessa mesma perspectiva, o site www.brasildefato.com.br, publicou no dia 14 de junho de 2021:

“A improvável coalizão vencedora é formada por uma “colcha de retalhos” política, com partidos que vão da extrema-esquerda até a extrema-direita, passando pelo centro e pelo pequeno partido árabe israelense Raam. Em comum, o projeto de destituir Netanyahu e o desejo de pôr fim à crise política. O Partido Comunista de Israel, contrário à anexação de territórios árabes, ficou de fora da “frente ampla”. (Brasil de Fato, 14/06/2021)

Além disso, a alternativa “E”, gabarito provisório, está errada, porque menciona que o governo de Naftali tenta impor uma separação entre religião e Estado. Na verdade, o premiê israelense eleito é ultraconservador, defendendo pautas religiosas na ação política, ou seja, não há separação de religião e Estado de orientação secular. Conforme se depreende da reportagem da Folha de São Paulo, há uma relação intrínseca entre religião e Estado no posicionamento ideológico do novo premiê israelense:

‘Em 2012, chocou todo o cenário político israelense ao assumir o controle da formação de ultradireita Lar Judaico, que seduziu parte dos colonos com comentários duros. Ele disse, por exemplo, que o conflito com os palestinos não tem solução, mas deve ser suportado como um “disparo de obus [tipo de armamento] no traseiro”. Em outro momento, afirmou que não havia ocupação israelense na Cisjordânia, já que “nunca houve um Estado palestino”. E disse, ainda, que era preciso “matar os terroristas, não libertá-los”, referindo-se aos prisioneiros palestinos”. (Folha de São Paulo, 13/06/2021)

Já na reportagem do Brasil de Fato, encontram-se os seguintes fragmentos que reforçam a tendência de Naftali tratar decisões políticas a partir do prisma religioso judaico:

“Chegou a ser chefe de gabinete de Netanyahu, mas deixou o partido e se tornou a voz dos colonos judeus na Cisjordânia ao liderar o Conselho de Yesha, fundado com base em um projeto de retorno dos judeus à sua pátria bíblica”.

“Na presidência da pequena agremiação de extrema-direita Lar Judaico, contribuiu para o aumento da base parlamentar religiosa”. (Brasil de Fato, 14/06/2021)

Mediante o exposto, fica notório que o gabarito correto da questão de nº 22 da prova objetiva de atualidades do cargo de Analista Administrativo é a alternativa “B”. Assim, solicito, respeitosamente, à douta banca que faça a mudança no gabarito definitivo.


Conheça nossos cursos:

Curso regular de atualidades para concursos públicos

Ciências Humanas para redação

Chega junto nas nossas redes sociais:

Instagram: @profraphaelreis

YouTube: Professor Raphael Reis

Telegram: profrapha

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.