Aprovada no concurso PC-PA em 84º lugar no cargo de Escrivão e 304º no cargo de Investigador
“Desde a época da faculdade sempre quis prestar concursos e a área policial sempre chamou minha atenção pela rotina de trabalho. Acompanho no Instagram delegados, investigadores e quando postavam o dia a dia eu pensava: é isso que eu quero!”
Confira nossa entrevista com Yvie Letícia Silva, aprovada no concurso PC-PA em 84º lugar no cargo de Escrivão e 304º no cargo de Investigador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Yvie Letícia Silva: Sou formada em Direito, tenho 25 anos e sou de Belém do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Yvie Letícia: Eu nunca quis advogar, desde a época da faculdade sempre quis prestar concursos e a área policial sempre chamou minha atenção pela rotina de trabalho. Acompanho no Instagram delegados, investigadores e quando postavam o dia a dia eu pensava: é isso que eu quero!
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Yvie Letícia: Eu tive o privilégio de somente estudar. Pude me dedicar integralmente aos estudos e tentei me dedicar ao máximo para obter a aprovação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Yvie Letícia: A PC/PA foi meu primeiro concurso, nunca fiz nenhum outro.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as) na primeira fase do certame?
Yvie Letícia: Minhas mãos tremiam, eu atualizava o site do DOE toda hora. Eu lia meu nome ali e não parecia real, sabe? Pensei que por ser minha primeira prova talvez não fosse dar certo, mas Deus é perfeito.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Yvie Letícia: No pré edital eu deixava o final de semana para sair, não estudava. Porém, de segunda a sexta o estudo era intenso, evitava sair.
No pós edital, ninguém me via (risos), estudei de domingo a domingo.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Yvie Letícia: Namoro. Moro com a minha mãe, meus pais são meus maiores incentivadores, minha mãe é Oficial de Justiça Federal, ela sabe como é difícil a caminhada e acreditava muito em mim. Eles me ajudaram financeiramente, pois eu não trabalhava. Então todos os cursos, livros eram eles quem me davam e o mais importante era o apoio emocional, eles sempre acreditaram que dariam certo e diziam para eu só estudar até alcançar meu sonho
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Yvie Letícia: Quando eu comecei a estudar foi quando saíram os comentários que o edital da PC/PA ia sair, então eu escolhi investigador e escrivão porque o edital era menor e eu conseguiria estudá-lo em pouco tempo, diferentemente de Delta que são mais matérias e mais extenso.
Meu cargo dos sonhos é ser Delegada da Polícia Civil.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Yvie Letícia: Em média 1 ano e 7 meses
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Yvie Letícia: Estudei por uns 7/8 meses no pré edital, eu coloquei na minha cabeça que os estudos eram como se fosse meu trabalho, apesar de estudar em casa eu tinha que cumprir aquelas metas de estudo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Yvie Letícia: Doutrinas e os PDFS do Estratégia, no pós edital fiz um cursinho presencial somente de questões.
Em relação a doutrina a vantagem é que tem tudo, jurisprudência, matéria, questões, bem mais aprofundado. Desvantagens: desatualiza muito rápido, com tanta alteração legislativa.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Yvie Letícia: Pelo Instagram.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Yvie Letícia: No pré edital estudava 6h por dia, aos FDS eu não estudava.
No pós edital estudei 7/8h dia dia de domingo a domingo.
Montei meu cronograma da seguinte forma
1h de estudo de lei seca
1:30 p cada matéria (estudava 2 por dia)
1h de questões
1h de revisão de algum assunto estudado.
Eu não fazia resumos, lia pelos grifos que fazia e tinha só uns “flash cards” com pequenas anotações do que eu via q era muito importante e tinha que memorizar.
No pós edital, eu já tinha visto praticamente todo edital, só inseri as matérias novas. Fiquei somente revisando e resolvendo questões, muitaasss.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Yvie Letícia: Sim, nas matérias não jurídicas, contabilidade, estatística, RL, informática. Foi muito difícil pra mim, então resolvi me inscrever em um curso de questões e tinha professor particular.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Yvie Letícia: Eu tinha na cabeça que iria me dedicar 100%. Na semana da prova eu li muitooo a lei seca, porque a banca AOCP é extremamente legalista. Na véspera de prova, participei de uma revisão de véspera aqui na minha cidade.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Yvie Letícia: Eu fiz curso com um professor de discursivas, toda semana ele me enviava um tema e eu fazia a discursiva. Eu aconselho a treinarem muito, porque foi a parte que mais teve “peso” na prova. Então treinar vários temas, letra, organização e de suma importância.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Yvie Letícia: Corro 3x na semana e faço musculação com personal. Meus exames médicos estão marcados para fazer no próximo mês.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Yvie Letícia: Meu maior erro foi querer ter todos os materiais do mundo. Eu tinha comprado 3 doutrinas, 2 PDFs, resumos, isso me atrapalhou muito porque eu não conseguia me organizar e nem ler todos os matérias, o que me deixava frustrada. Depois que escolhi só um, as coisas fluíram mais. Meu maior acerto acredito que a organização, eu fiz muitas questões da banca, eu sabia a forma que ela cobrava os temas.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Yvie Letícia: Por só estudar eu me cobrava muito, achava que eu tinha que obter a aprovação mais rapidamente por ter só essa “obrigação”, o que ocasionou uma ansiedade muito grande e meu emocional ficou muito abalado. Era uma cobrança interna mesmo, agora eu tenho a consciência de que as coisas não funcionam dessa forma, é necessário ter equilíbrio.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Yvie Letícia: Minha mãe. Ela é concursada, oficial de justiça federal, passou no concurso aos 25 anos e foi morar em Itaituba e eu tinha só 1 aninho, nesse período quer cuidou de mim foi minha avó e meu pai. Eu sempre admirei a força dela, determinação e que por causa dela eu pude realizar muitas coisas, inclusive, investir nos meus sonhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Yvie Letícia: Oi gente, meu maior conselho é que vocês nunca desistam, uma hora se você se dedicar vai dar certo, independentemente de quanto tempo demore. Era o que eu tinha na cabeça, eu jamais desistiria. Inclusive, ainda vou continuar estudando para o cargo de Delta.
