Artigo

Prova comentada Farmacêutico PM-MG

Prova comentada Farmacêutico – PM-MG 2017

Olá, pessoal!

Farmacêuticos que fizeram a prova para o cargo de oficial de saúde para PM-MG no último dia 20/08 já podem conferir o gabarito da prova e avaliar seu desempenho!

Seguem aqui os comentários de questões sobre Assistência Farmacêutica e Farmacologia que causaram algumas dúvidas.

Sucesso àqueles que se empenharam! Contem sempre conosco!

Vamos lá!

14a QUESTÃO – Segundo o Guia Básico para a Farmácia Hospitalar, Farmacocinética Clínica é a aplicação prática dos conceitos farmacocinéticos, teóricos e experimentais, visando obter o controle terapêutico efetivo e individualizado e proporcionar maior segurança para o paciente quanto ao uso dos medicamentos prescritos, mediante determinação de níveis plasmáticos. Quanto à determinação de níveis séricos avalie as afirmações a seguir:

I- Os resultados obtidos a partir das determinações de níveis séricos são submetidos a tratamentos farmacocinéticos específicos e transformados em laudos técnicos que irão subsidiar o médico na elaboração de regimes terapêuticos individualizados.

II – Esse tipo de análise permite avaliar a adesão do paciente ao tratamento, identificar superdosagem e toxicidade antes da ocorrência de sinais ou sintomas clínicos e proceder ajustes de doses segundo o modelo farmacocinético do medicamento.

III – Dentre os medicamentos habitualmente submetidos à análise para determinação de níveis séricos podemos amicacina, fenitoína, gentamicina e heparina.

IV-Esse tipo de análise permite avaliar a eficácia terapêutica do princípio ativo utilizado e detectar interações medicamentosas.

Estão CORRETAS as assertivas:

  1. I, II e III apenas.
  2. I e II apenas.
  3. I, II e IV apenas.
  4. III e IV apenas.

 

Comentários:

 

A banca apresenta no enunciado referência ao Guia Básico para a Farmácia Hospitalar. E pode acreditar que a banca cobra trechos idênticos ao apresentado nessa literatura!

As assertivas I, II e IV encontram-se ipsis litteris (idênticas) ao Guia Básico para a Farmácia Hospitalar (MS, 1994).

Já a assertiva III apresenta apenas um, exatamente um medicamento que não consta na lista apresentada pelo Guia: a heparina. Assim, encontra-se incorreta.

 

Gabarito: letra C.

 

15a QUESTÃO – Os sintomas e a gravidade da síndrome de abstinência alcoólica são determinados pela quantidade e duração do consumo de álcool e incluem distúrbios do sono, ativação do sistema nervoso autônomo (simpático), tremores e, nos casos graves, convulsões. Considerando as intervenções farmacológicas na desintoxicação alcoólica, marque a alternativa CORRETA:

  1. A naltrexona é um antagonista dos receptores opióides que bloqueia as propriedades reforçadoras do álcool, utilizado como medicamento de suporte na desintoxicação.
  2. Os casos graves de abstinência alcoólica exigem hidratação, reposição de eletrólitos, vitaminas (especialmente doses altas de tiamina) e um agente sedativo com tolerância cruzada ao álcool, podendo-se utilizar um benzodiazepínico.
  3. O dissulfiram é utilizado na desintoxicação, pois bloqueia a aldeído- desidrogenase responsável pela segunda etapa do metabolismo do etanol e produz uma reação desagradável de ruborização quando o indivíduo ingere álcool.
  4. A abstinência alcoólica, com ou sem complicações, pode ser tratada eficazmente em nível ambulatorial.

 

Comentários:

 

Essa questão é um “peguinha”. A banca utilizou como base o livro Goodman & Gilman (BRUNTON, L. L. et al. As Bases Farmacológicas da Terapêutica de GOODMAN & Gilman, 12a edição. Editora Mc Graw Hill, 2012).

Esses autores apresentam a abordagem farmacológica do alcoolismo em duas etapas: desintoxicação e tratamento.

Na desintoxicação, recomenda-se hidratação, reposição de eletrólitos, vitaminas, especialmente doses altas de tiamina, e um agente sedativo com tolerância cruzada ao álcool, sendo muitas vezes indicado o uso de um benzodiazepínico. Ou seja, a letra B está correta!

No tratamento farmacológico, o objetivo é a abstinência total. Para isso, podem ser utilizados medicamentos que estejam relacionados a abordagens comportamentais, como é o caso do dissulfiram. Ou ainda, pode ser indicada a naltrexona, um antagonista dos receptores opioides que bloqueia as propriedades reforçadoras do álcool.

Então o que está errado nas letras A e C? A indicação de uso na fase de desintoxicação… Esses dois medicamentos não são utilizados para amenizar a toxicidade do álcool, sendo indicados para promover a abstinência em médio e longo prazos.

E a letra D?

Errada também… como acabamos de ver, o alcoolismo pode ter tanto abordagem ambulatorial como emergencial para o tratamento de suporte à abstinência.

 

Gabarito: letra B.

 

21a QUESTÃO – Avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:

I- Em decorrência do aparecimento de microrganismos gram-negativos resistentes a diversos outros fármacos houve um ressurgimento no uso sistêmico das polimixinas.

PORQUE

II- Diversos estudos prospectivos demonstraram a eficácia e segurança das polimixinas no tratamento de infecções sistêmicas causadas por microorganismos multirresistentes.

Marque a alternativa CORRETA:

A.(  ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

B.(  ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma

justificativa correta da I.

C. ( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

D. ( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

Comentários:

 

Mais uma questão em que a banca se baseou em um detalhe bem específico para elaborar a questão, tendo utilizado como referência o livro Goodman & Gilman (BRUNTON, L. L. et al. As Bases Farmacológicas da Terapêutica de GOODMAN & Gilman, 12a edição. Editora Mc Graw Hill, 2012).

Realmente, apesar de sua toxicidade, o uso sistêmico de polimixinas ressurgiu em decorrência do aparecimento de microrganismos gram-negativos resistentes a diversos outros fármacos. Ou seja, a asserção I está verdadeira.

Entretanto, não há estudos clínicos prospectivos sobre o uso das polimixinas em infecções sistêmicas. Há apenas estudos que descrevem seu uso como terapia de salvamento no caso de infecções sistêmicas causadas por microorganismos multirresistentes. Ou seja, a asserção II está falsa.

Gabarito: letra A.

 

35a QUESTÃO – Diante da evidência do risco de exposição ocupacional em que ocorre a possibilidade dos antineoplásicos causarem mutação e câncer em trabalhadores expostos, muitos países têm elaborado recomendações para a manipulação segura desses agentes. No Brasil, a ANVISA regula os Serviços de Terapia Antineoplásica por meio da RDC n. 220/2004. Quanto às recomendações de segurança constantes nesta RDC, marque a alternativa INCORRETA:

  1. O Kit de Derramamento deve conter, no mínimo, luvas de procedimentos, avental de baixa permeabilidade, compressas absorventes, proteção respiratória, proteção ocular, sabão, descrição do procedimento e o formulário para o registro do acidente, bem como recipiente identificado para recolhimento dos resíduos.
  2. Todas as superfícies internas da cabine de segurança biológica, devem ser limpas e desinfetadas antes de cada sessão de preparação, com produtos regularizados junto a ANVISA/MS, de acordo com a legislação vigente.
  3. Os agentes antineoplásicos devem ser preparados em Cabine de Segurança Biológica classe II B2, em sala exclusiva, que deve ser instalada seguindo as orientações contidas na RDC/ANVISA n. 50/2002.
  4. Todos os equipamentos devem ser submetidos à manutenção preventiva, obedecendo às especificações da ANVISA/MS. Em caso de contaminação direta da superfície do filtro HEPA, a cabine deverá ser isolada até a substituição do filtro.

 

Comentários:

 

Outra questão extremamente detalhista, que pede a opção incorreta…

Os itens A e C estão idênticos ao apresentado pela RDC n.º 220/2004. Poderia haver então dúvidas entre as assertivas B e D.

Sobre a limpeza das superfícies, a RDC n.º 220/2004 determina que “Todas as superfícies de trabalho, inclusive as internas da cabine de segurança biológica, devem ser limpas e desinfetadas antes e depois de cada sessão de preparação, com produtos regularizados junto a ANVISA/MS, de acordo com a legislação vigente.”

Na assertiva B, o trecho encontra-se incompleto, porém mesmo que esteja apresentado parcialmente, não citando a limpeza após a sessão de preparação, o item não apresenta erro.

E, por fim, a letra D contém apenas um pequeno erro. As especificações que devem ser obedecidas para manutenção preventiva dos equipamentos são determinadas pelo manual do fabricante, e não pela ANVISA. O restante do item está correto, mas esse pequeno trecho o torna falso. Viu? Não disse que era uma questão muito detalhista?

 

Gabarito: letra D.

 

36a QUESTÃO – As infecções hospitalares constituem risco significativo à saúde dos usuários dos hospitais e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação da assistência hospitalar, de vigilância sanitária e outras previstas na Portaria MS n. 2616/1998. Marque a alternativa CORRETA quanto às diretrizes e normas constantes nesta Portaria:

  1. Os membros executores da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) em hospitais com mais de 70 leitos serão representantes dos serviços médico, de enfermagem, de farmácia, do laboratório de microbiologia e da administração do hospital.
  2. Infecção hospitalar (IH) é aquela constatada na admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
  3. A Taxa de Infecção Hospitalar é um indicador epidemiológico recomendado e deve ser calculado tomando como numerador o número de episódios de infecção hospitalar no período considerado e como denominador o total de pacientes-dia no mesmo período.
  4. A lavagem das mãos é, em conjunto com outras, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.

 

Comentários:

Essa questão também poderia gerar um pouco de dúvidas. Vamos ver cada item:

  1. A exigência para os representantes desses serviços se refere aos membros consultores e não aos membros executores,  Como apresentado pelo item. Item errado.
  2. Infecção hospitalar (IH) é aquela constatada APÓS a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
Item errado devido a uma palavrinha de 4 letras muito importante!!!
  3. De acordo com a Portaria MS n.º 2.616/1998, a taxa de infecção hospitalar é muito importante e deve ser calculada tomando como numerador o número de episódios de infecção hospitalar no período considerado e como denominador o total de saídas (altas, óbitos e transferências) ou entradas no mesmo período. O item apresenta como denominador o total de pacientes-dia no mesmo período. Apesar disso, o item encontra-se correto, considerando esse último parâmetro ser baseado na densidade de incidência, tornando-se mais fidedigno à realidade. Item correto.
  4. A lavagem da mão é tão importante que a Portaria MS n.º 2.616/1998 reservou seu Anexo IV inteirinho para abordá-la. Entretanto, a Portaria afirma que a lavagem das mãos é, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares. Assim, o item encontra-se errado.

Gabarito: letra C.

 

37a QUESTÃO – Para compreender e controlar a ação terapêutica dos fármacos no organismo humano, é preciso saber quanto destes fármacos consegue chegar aos seus locais de ação e quando isso ocorre, ou seja, é preciso compreender a farmacocinética dos fármacos. Marque a alternativa CORRETA quanto aos processos farmacocinéticos:

  1. Em indivíduos com estase gástrica a taxa de absorção de um fármaco que é ácido fraco, quando administrado por via oral, pode aumentar, por isso, pode ser necessário reduzir a dose a ser administrada para evitar reações adversas.
  2. As alterações da ligação dos fármacos às proteínas plasmáticas em consequência de estados patológicos e interações medicamentosas são clinicamente significativas para a maioria dos fármacos disponíveis.
  3. Os sistemas enzimáticos envolvidos nas reações de fase I da metabolização dos fármacos estão localizados principalmente no retículo endoplasmático, enquanto os sistemas enzimáticos de fase II são predominantemente citosólicos.
  4. Quando a urina nos túbulos proximais e distais do néfron estiver mais alcalina, a excreção dos ácidos fracos tende a ser mais lenta, por isso, no caso de intoxicação por um fármaco que é ácido fraco, deve-se acidificar a urina para acelerar a sua excreção.

Comentários:

  1. A gastroparesia (estase gástrica) é o retardo do esvaziamento gástrico. Isso significa que, com a motilidade reduzida, o medicamento passará mais tempo no estômago, considerando sua administração pela via oral. Essa região não é a mais apropriada para o processo de absorção, considerando sua pequena área disponível e a produção de secreção gástrica, que dificultam a absorção. Nesse sentido, com maior tempo no estômago, a absorção pode ficar diminuída e não aumentada, como afirma o item. Item errado.
  2. Apesar de serem importantes como fator que pode comprometer a eficácia do tratamento medicamentoso, as alterações da ligação dos fármacos às proteínas plasmáticas em consequência de estados patológicos e interações medicamentosas são clinicamente significativas apenas para poucos fármacos disponíveis e não para a maioria, como afirma o item. Item errado.
  3. Certinho! Exatamente como apresenta o item: “Os sistemas enzimáticos envolvidos nas reações de fase I da metabolização dos fármacos estão localizados principalmente no retículo endoplasmático, enquanto os sistemas enzimáticos de fase II são predominantemente citosólicos.”
  4. Opa! Exatamente o contrário: quando a urina estiver mais alcalina, a excreção dos ácidos fracos tende a ser mais rápida, por isso, no caso de intoxicação por um fármaco que é ácido fraco, deve-se alcalinizar a urina para acelerar a sua excreção.

 

Gabarito: letra C.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.