Artigo

Concursos de Odontologia: dicas de como aprimorar seus estudos

Olá pessoal, como estão os estudos? Sou a Professora Ana Luiza e estou aqui mais uma vez para dar algumas dicas de como aprimorar seus estudos.

Sei bem como é difícil conciliar a vida de estudos para concurso com todas as rotinas do dia a dia, incluindo uma rotina árdua de trabalho que nós da área da saúde estamos inseridos. Mesmo para as pessoas que tem o privilégio de se dedicarem exclusivamente aos estudos, algumas dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo? Obviamente, cada pessoa tem sua forma de estudo mais adequada, alguns tem facilidade somente com leituras, outros precisam escrever e por ai vai. Não existe um padrão, porém alguns “macetes” ajudam a facilitar seus estudos e aproveitar melhor seu tempo.

PLANEJAMENTO:

Essa etapa é fundamental. Ao longo dos últimos anos tenho constatado que os maiores índices de sucesso nas aprovações em provas de concurso vieram das pessoas que se planejaram. Então como posso fazer esse planejamento?

Antes de tudo é importante que você tenha em mente a certeza de que é isso o que você deseja. Realmente o concurso é o meu objetivo? Assim que me sentirei motivado e realizado? Isso facilita você persistir nessa caminhada tão árdua.

Consciente de que esse é seu objetivo, defina qual concurso você tem seu maior interesse. Na área real do seu conhecimento, por exemplo, quero trabalhar com odontologia ou qualquer cargo de curso superior me atenderia? Defina se seu alvo são as carreiras em tribunais, fiscais, militares, prefeituras… Com isso, você conseguirá ter uma melhor noção de quais as disciplinas importantes pro seu estudo, se apenas as áreas de conhecimentos específicos ou se além disso você precisa focar em matérias como direito, regimentos internos, raciocínio lógico, informática entre outras.

Inicie seus estudos com a maior antecedência possível. Esperar para começar a estudar somente quando o edital é publicado torna-se uma corrida contra o tempo. Distribua o conteúdo que você precisa estudar em tópicos, se possível organize uma planilha de estudos das matérias e do seu tempo com quadros semanais. Quando o edital for publicado adeque esse seu cronograma ao conteúdo programático do edital, otimizando seu tempo e focando no que realmente irá cair.

CONHEÇA A BANCA:

Conhecer o perfil da banca do seu concurso é um fator imprescindível. Pesquise provas anteriores da respectiva banca e analise as questões. Fazendo isso você consegue direcionar melhor seus estudos, compreendendo a linha de raciocínio dos examinadores, facilitando a resolução das questões.

ESCOLHA O MATERIAL ADEQUADO:

A escolha do material adequado para seus estudos, faz toda a diferença. Um material atualizado, direcionado para provas de concurso, com questões comentadas, exercícios, numa linguagem simples com foco no que realmente cai, além de professores capacitados e um fórum onde você possa tirar todas as suas dúvidas irão otimizar seu tempo, fazendo com que você tenha um rendimento cada vez melhor.

Aqui no Estratégia você tem todo esse suporte nos seus estudos, com aulas gratuitas para você conhecer o material, além da garantia de satisfação. Acreditamos realmente na qualidade do nosso material e que ele pode te auxiliar, e muito, na tão sonhada aprovação.

Cursos na área de Odontologia

PRATIQUE EXERCÍCIOS:

Uma dica que para mim sempre funcionou e acho umas das mais importantes. Faça, refaça e faça novamente quantas vezes puder exercícios. Seja detalhista, leia atentamente os enunciados. A resolução de questões ajuda a conhecer a banca, ajuda a memorização, serve como filtro para ter uma noção do seu nível de conhecimento e em quais disciplinas você precisa se aprofundar mais. Serve como ótima forma de revisão de matérias já estudadas. Acertou as questões, que ótimo você está no caminho certo. Errou? Reveja a matéria e não pense duas vezes em tirar suas dúvidas nos nossos fóruns.

RESUMOS E REVISÕES:

Se você já tem o hábito de fazer resumos, excelente. Isso facilitará sua vida. Se você não tem, tente ao menos se organizar para fazer revisões com uma certa regularidade. As revisões ajudam a manter a matéria “fresca” na memória e aprimorar o conhecimento.

FAÇA PROVAS:

Sempre falo com meus alunos: faça o máximo de provas de concurso que você puder, mesmo se você julgar não estar preparado e não sendo o seu principal objetivo. As provas são excelentes para praticar, como exercício de controle de ansiedade, de tempo e “clima” de prova. Além disso são ótimas para servir como norteador dos seus estudos, assim como a resolução de questões. Outro ponto que gosto de ressaltar e que muitas vezes acontece da sua aprovação vir antes do esperado e isso, serve até mesmo de motivação para continuar a caminhada pra o seu objetivo final.

RELAXE:

Mantenha seu ritmo de estudo acelerado, essa é a hora da dedicação e para isso precisamos abrir mão de várias outras coisas. Entretanto, tire um tempinho para relaxar: faça uma atividade física (se você gosta), exercícios de respiração são excelentes, acupuntura ajuda a controlar ansiedade e reforçar a memória, escute uma música, saia para bater papo com os amigos e a família. Momentos de lazer são importantes para que você mantenha o foco nos estudos e controle sua ansiedade.

ALIMENTAÇÃO:

Tente manter uma alimentação balanceada. Você precisa da sua saúde em dia para conseguir manter essa rotina tão carregada.

DICA PESSOAL:

Aqui vai uma dica pessoal. Eu sempre tive uma memória visual muito boa e uma grande dificuldade de concentração. Para mim sempre funcionou utilizar mapas e aprendizado, canetas coloridas, marca textos. Quem sabe para você também não funcione assim?!

NA ODONTOLOGIA:

Pros profissionais dessa área, disciplinas como Dentística, Biossegurança, Farmacologia, Cirurgia, Estomatologia, Endodontia, Periodontia e Odontopediatria são as mais frequentes nas provas para clínico geral. Se você ainda não definiu seu concurso, foque nelas que você já estará adiantando seus estudos.

NÃO DESISTA!!!

PERSISTA!

INSISTA!

ACREDITE!!

Só não consegue quem não tenta!!! Com determinação e dedicação sua aprovação uma hora vai chegar.

FORÇA, FOCO e FÉ!!!!

Abraços e bons estudos!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.