Artigo

Concurso DEPEN: Recursos para disciplina de Informática

Olá, pessoal! Tudo bem?

Segue o recurso para a disciplina de Informática das provas do concurso DEPEN. Oriento que alterem o texto para suas palavras. Não copiar e colar o recurso.

QUESTÃO: Para sublinhar uma palavra no texto, é necessário selecionar a palavra e, em seguida, clicar o botão da barra de ferramentas ou acionar simultaneamente as teclas CTRL e S.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO

PEDIDO DE RECURSO: ANULAÇÃO

MOTIVO: O trecho da questão “é necessário selecionar a palavra” restringe a possibilidade de adicionar as técnicas de sublinhado apenas na condição da palavra selecionada. Se for considerado o editor de texto WORD, aplicativo não informado na questão, um clique, que é ação de marcar posição com o cursor do mouse, e não selecionar a palavra, é uma das ações possível para aplicar o efeito de sublinhado e não “necessário selecionar a palavra”. A própria Microsoft afirma em seu manual que a ação de clique duplo na palavra aplica a operação de selecionar, como, por exemplo, o trecho “Para selecionar uma única palavra, clique duas vezes nela.”, ou seja, um clique é considerado marcador de posição no documento.

Link de referência: https://support.microsoft.com/pt-br/office/selecionar-texto-5ae24034-1c93-4805-bc2d-00aaf6235c97?ns=winword&version=90&ui=pt-br&rs=pt-br&ad=br

Vale ressaltar ainda que a operação de um clique com o botão direito do mouse (configuração padrão) exibirá um menu auxiliar com vários opões de formação de texto, dentre elas a ação de aplicar sublinhado. Com essa ação também está descartada a restrição de que “é necessário selecionar a palavra e, em seguida, clicar o botão da barra de ferramentas ou acionar simultaneamente as teclas CTRL e S.”, haja visto uma terceira forma de aplicar o efeito, quando na questão o texto está restringindo a operação por apenas duas delas.

Outra inconsistência que afetou totalmente o julgamento do item é que no enunciado, para o conjunto das questões seguintes, é informado que a referência para candidato deverá ser a suíte Microsoft Office, mas o texto da questão não informa qual aplicativo deverá ser considerado para seu julgamento. Sendo assim, no Excel, por exemplo, não “é necessário” selecionar o texto, como informado na questão, pois basta que o usuário selecione a célula desejada e acione os comandos descritos. Ou seja, a falta de informações na questão dificulta seu julgamento.

Alguns exemplos de questões que reforçam os motivos.

(CESPE – 2011 – Correios – Analista de Correios – Analista de Sistemas – Suporte de Sistemas)

A respeito de ferramentas usadas em aplicações de escritório, julgue os itens a seguir.

Considerando-se a figura a seguir, que ilustra uma janela do Word 2003 com um documento em edição, é correto inferir que, para se selecionar uma faixa vertical do texto conforme mostrado na figura, os seguintes passos podem ser realizados: posicionar o cursor em determinada parte do texto; pressionar e manter pressionada a tecla ; arrastar o cursor do mouse até uma posição final do texto.

GABARITO OFICIAL: CERTO

Nessa questão está evidenciada a informação de que um clique simples posiciona o cursor no trecho desejado e não seleciona a palavra.

(CESPE – 2018 – STM – Técnico Judiciário – Área Administrativa)

Com relação a noções de informática, julgue o item a seguir.

Em um documento em edição no processador de textos Word do ambiente Microsoft Office 2010, um duplo clique sobre uma palavra irá selecioná-la, e um clique triplo irá selecionar o parágrafo inteiro.

GABARITO OFICIAL: CERTO

Nessa questão está evidenciada a informação de que um clique duplo sobre a palavra torna a ação de selecioná-la.

Ante ao exposto, solicita-se a anulação do item.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.