Artigo

Geografia PMSP Soldado 2021 – Prova resolvida

Olá, pessoal! Tudo bem? Segue a resolução da prova de Geografia PMSP Soldado 2021. Cairam todas nossas apostas e foi só sucesso!!! Parabéns aos nossos guerreiros! Sem mais delongas, vamos aos comentários.

Para gabaritar Geografia no próximo exame, clique aqui e conheça o mais completo material para a PMSP.

Revise os conteúdos em alto nível, com precisão, muitos exercícios da banca, do cargo e estude o que cai através do Passo Estratégico.

42. (Geografia PMSP Soldado 2021) A produção e distribuição de uma vacina contra a covid-19 vai mudar o cenário geopolítico, segundo Thiago de Aragão, mestre em relações internacionais pela Universidade Johns Hopkins. Na avaliação dele, que também é pesquisador do Center for Strategic and International Studies, nos Estados Unidos, a busca por um imunizante contra o coronavírus trouxe ainda um elemento interno, em que populações criaram aversões à vacina de alguns países.

(Gilson Garret Jr. https://exame.com. 11.12.2020)

A primazia geopolítica sugerida no excerto, resultado da corrida pela produção e pela distribuição de vacinas contra a covid-19 e da construção de discursos identitários, encontra semelhança na

(A) disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria.

(B) discussão territorial entre Rússia e Ucrânia pela anexação da Caxemira.

(C) criação de um Estado curdo entre israelenses e palestinos.

(D) adoção do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha.

(E) guerra ao terror proclamada pela Tríplice Aliança contra o Estado Islâmico

Comentários

A negociação para a venda da vacina do COVID19 trouxe à tona novos elementos internacionais nas disputas geopolíticas. A corrida para descobrir e vender a vacina relembra os processos de corrida, tanto a armamentista quanto a espacial, durante a Guerra Fria. Atualmente, a disputa comercial entre EUA e China trouxe a oportunidade de países como a Rússia e a Índia se projetar no cenário. Além dos objetivos internos no plano de imunização, há a possibilidade desses países se aproximarem comercialmente com países tradicionalmente pró-EUA, como é o caso da Arábia Saudita, que vem negociando a compra com a Rússia. [B] [C] [D] [E] Apesar de apresentar elementos de disputas, as demais alternativas apontam para outros fatores que não é, essencialmente, uma corrida semelhante ao que observamos no caso da vacina do COVID19

Gabarito: A

43.(Geografia PMSP Soldado 2021) Analise a charge.

(Blog do Lute. www.hojeemdia.com.br. 20.12.2019. Adaptado)

Ironizado na charge, o efeito estufa é

(A) um fenômeno restrito às grandes cidades.

(B) o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico.

(C) a precipitação carregada de ácidos nítrico e sulfúrico.

(D) o resultado da elevação do nível do mar.

(E) um fenômeno natural intensificado por atividades humanas

Comentários

O Efeito Estufa é um fenômeno natural responsável pela manutenção da vida no planeta. Parte do calor radiado pelo sol é absorvido, tanto pela porção continental, quanto pelos oceanos. Gases presente na atmosfera faz o processo de retenção de parte do calor. Contudo, nas últimas décadas, cientistas tem alertado para o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera, impedindo que parte do calor seja devolvido, o que aumenta a temperatura da Terra. [A] Fenômeno que ocorre nas médias e pequenas cidades são as ilhas de calor. [B] O fenômeno descrito é o El Niño. [C] Este fenômeno é conhecido pela chuva ácida. [D] Derretimento das geleiras devido ao aquecimento global.

Gabarito: E.

44. (Geografia PMSP Soldado 2021) Examine o climograma.

(https://pt.climate-data.org)

Os valores anuais de temperatura do ar e de precipitação média mensal registrados no gráfico são típicos do clima

(A) tropical, caracterizado pela ação irregular das massas de ar e restrito ao sertão nordestino e ao norte de Minas Gerais.

(B) litorâneo úmido, determinado pela massa tropical marítima e encontrado nas regiões Nordeste e Sudeste brasileiras.

(C) tropical semiárido, particularizado por seu verão úmido e seu inverno frio e localizado na grande área central brasileira.

(D) equatorial úmido, influenciado pela convergência dos ventos alísios e predominante na região amazônica brasileira.

(E) subtropical úmido, controlado pela ação da massa tropical continental e presente na região Sul brasileira

Comentários

O clima equatorial úmido possui características bem marcantes que são aparentes no climograma. Uma delas é a temperatura média anual apresentando pouca variação, ou seja, a amplitude térmica é muito pequena, permanecendo em torno de 26°/28°. Além disso, observamos grande quantidade de chuva durante o ano todo, elevando a umidade. Área de atuação da convergência dos alísios, na chamada ZCIT, próxima a linha do Equador, Zona de Convergência Intertropical.

[A] Incorreto. Tropical é um clima que está presente em praticamente toda parte central do Brasil, com temperaturas que oscilam durante as estações marcantes no ano (verão e inverno).

[B] Incorreto. Relativamente parecido com o clima na Amazônia, o litoral úmido apresenta amplitude térmica maior, sendo influenciado basicamente por duas massas de ar: Tropical Atlântico e Polar Atlântico.

[C] Incorreto. Semiárido é típico do Nordeste brasileiro, com baixa precipitação e elevada temperatura.

[E] Incorreto. Presente na porção sul do país. Apresenta temperatura menores com relação aos demais climas, com médias entre 18°/22°, diferente do climograma apresentado.

Gabarito: D

45. (Geografia PMSP Soldado 2021) Analise o mapa.

(http://g1.globo.com. 15.07.2011.)

No contexto dos movimentos realizados pela população brasileira em seu território, as regiões e os fluxos destacados no mapa fazem referência à

(A) imigração sazonal.

(B) densidade demográfica.

(C) migração de retorno.

(D) economia informal.

(E) macrocefalia urbana.

Comentário

O mapa apresenta uma migração interna chamada de migração de retorno. Ela foi intensificada a partir dos anos de 1990, e em especial nas duas últimas décadas. Ela é o deslocamento populacional que retorna a sua cidade/região de origem após a sua migração. Podemos identificar, basicamente, dois fatores econômicos (entre outros, claro) que levam à migração de retorno: aumento da crise econômica no país, dificultando o encontro de empregos nas grandes cidades no Sudeste; e o maior desenvolvimento regional, com investimentos no Nordeste, que atrai a mão de obra que migrou para outras regiões do país.

[A] A migração sazional é o deslocamento populacional temporário, sem intenção de fixar moradia permanente.

[B] Densidade demográfica é um índice demográfico que calcula a proporção de habitantes por quilômetro quadrado (hab./km²)

[D] Economia informal são atividades que estão à margem da regularidade, ou seja, sem pagar impostos, sem registros, entre outros.

[E] Esse fenômeno urbano é caracterizado por concentração de serviços em grandes centros urbanos, devido ao seu número reduzido de grandes cidades.

Gabarito [C]

46. (Geografia PMSP Soldado 2021) De uns tempos pra cá, o termo “gentrificação” passou a povoar discussões sobre a ocupação humana nos bairros das cidades. Virou praxe encarar a mudança de perfil em determinadas regiões como “ocupação hipster”. O termo pode parecer novo, mas seus efeitos são velhos conhecidos, muito antes da banquinha de fanzines¹ e aquele café (que também é uma floricultura) abrirem perto de sua casa. Em São Paulo, seus efeitos podem ser vistos desde o início do século 20, com a transformação do Vale do Anhangabaú em via ou com a inauguração do Teatro Municipal e do Jardim da Luz, na região central.

(Tiago Dias. https://tab.uol.com.br. 10.07.2020. Adaptado.)

 ¹ Da junção em inglês das palavras fanatic e magazine, fanzines são pequenas publicações caseiras, produzidas por entusiastas de determinado assunto.

Caracteriza uma consequência do processo urbano destacado no excerto

(A) o estímulo à formação de megalópoles, que inserem pequenas cidades na lógica da globalização.

(B) a fragmentação dos limites municipais, que perdem sentido com a expansão da mancha urbana entre cidades vizinhas.

(C) a valorização imobiliária, que compromete a permanência de pessoas com menor renda nas áreas ressignificadas.

(D) o movimento migratório de retorno, que auxilia a reapropriação do espaço urbano por populações tradicionais.

(E) a concentração fundiária, que amplia a posse do Estado sobre propriedades de interesse econômico estratégico.

Comentário

O texto mostra o processo de “goumertização” de alguns bairros decadentes, mas bem localizados. Esses bairros são redutos de população de baixa renda e, ao gentrificar, começam a expulsar essa população por não ter mais condições financeiras de se estabelecer nessa área.

[A] Megalópole é o fenômeno de articulação entre metrópoles, regiões metropolitanas e pequenas cidades mais próximas, o que não é o evidenciado no texto.

[B] O processo descrito pela alternativa é a conurbação que, em muitos casos, perdem os limites visuais de início e término de uma cidade.

[D] Migração de retorno é o deslocamento populacional que retornam para suas cidades de origem, saindo das cidades que outrora migraram.

[E] Concentração fundiária não é um fenômeno urbano, e sim do campo. 

Gabarito: C.

47. (Geografia PMSP Soldado 2021) Examine o quadro.

(Helivania S. dos Santos. www.biologianet.com. Adaptado.)

No Brasil, os impactos apresentados no quadro são comumente observados em áreas de cultivo em que se adota a prática

(A) das queimadas.

(B) do terraceamento.

(C) da lixiviação.

(D) do assoreamento.

(E) das paliçadas

Comentário

A queimada altera, direta ou indiretamente, as características físicas, químicas, morfológicas e biológicas dos solos, como o pH, teor de nutrientes e carbono, biodiversidade da micro, meso e macrofauna, temperatura, porosidade e a sua densidade. [B] O terraceamento  é uma técnica agrícola e de conservação do solo empregada em terrenos muito inclinados, permitindo o seu cultivo e, simultaneamente, o controle da erosão hídrica. [C] É um processo químico que altera a rocha, ocasionado pelo escoamento da rocha. [D] É o acúmulo de sedimentos no curso d’água. [E] É uma cerca feita com estacas apontadas e fincadas na terra para impedir o aumento da erosão do solo.

Gabarito: A.

Está cansado de se sair mal em Geografia? Clique aqui e conheça o mais completo material para a PMSP.

Revise os conteúdos em alto nível, com precisão, muitos exercícios da banca, do cargo e estude o que cai através do Passo Estratégico.

É isso aí, pessoal! Comentem suas principais dúvidas e sigam o meu instagram:)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.