Artigo

Gabarito PRF Física: confira os comentários da prova

Fala, pessoal! Tudo bem? Como foram na prova da PRF? Gabaritaram da matéria de Física?

Neste artigo vamos comentar um pouco sobre as questões, além de disponibilizarmos o gabarito extraoficial de Física da prova PRF, que ocorreu neste último domingo, 9.

Então, vamos lá!!

Um projétil foi lançado obliquamente em relação ao solo em um local onde a aceleração da gravidade é constante e a resistência do ar é desprezível.

Considerando essa situação hipotética bem como a mecânica clássica e as áreas a ela relacionadas, julgue os itens que se seguem.

40. Durante todo o movimento, a aceleração vetorial do projétil será constante.
Resposta: item correto.

Comentário: A afirmação está correta, pois no lançamento oblíquo a aceleração em jogo é a da gravidade, que é constante, ou seja, o movimento vai ter uma aceleração constante durante todo o movimento.

41. Na posição de altura máxima a velocidade vetorial do projétil será nula.
Resposta: item incorreto.

Comentário: Essa é a clássica pegadinha do CESPE que já foi cobrada em várias outras provas dessa banca. Você deve lembrar que na posição de altura máxima o corpo possui velocidade horizontal, pois ela não varia durante o movimento, uma vez que não há aceleração horizontal, apenas na vertical, que é a aceleração da gravidade.

42. Na posição de altura máxima, a força resultante sobre o projétil será nula.
Resposta: item incorreto.

Comentário: A afirmação está incorreta, pois no lançamento oblíquo a força peso do corpo atua durante todo o movimento, o que nos faz concluir que no ponto de altura máxima, a força resultante será o peso, assim, o tempo inteiro teremos uma força resultante constante e igual ao peso.
Um projétil, de massa m e velocidade v, colidiu frontalmente com um bloco de madeira de massa M que estava em repouso em uma superfície horizontal sem atrito, preso a uma mola ideal de constante elástica k. Após a colisão, o projétil e o bloco desenvolvem um movimento solidário, o que provocou, na mola, uma compressão máxima igual a x, conforme mostra a figura a seguir.

Gabarito PRF Física

Com referência a essa situação hipotética, à mecânica clássica e a áreas a ela correlatas, julgue os itens que se seguem.

43. Como não há atrito entre o bloco de madeira e a mesa horizontal, a conservação da energia mecânica garante que o valor da energia cinética do sistema imediatamente antes da colisão seja igual ao valor da energia cinética do sistema imediatamente após a colisão.
Resposta: item incorreto.

Comentário: A energia cinética do sistema é reduzida, pois estamos diante de uma colisão inelástica, que possui perda máxima de energia durante a colisão.

44. Na posição de compressão máxima, a energia potencial elástica armazenada na mola tem valor menor que o da energia cinética do projétil antes da colisão.
Resposta: item correto.

Comentário: A energia do projétil é dissipada na colisão, então qualquer energia que possa ser considerada depois da colisão será menor que a energia inicial do projétil.
Cuidado, pois a ausência do atrito, tornando o sistema conservativo, após a colisão, garante que a energia potencial elástica acumulada na mola na sua posição de compressão máxima seja igual à energia do conjunto (projétil + bloco) imediatamente depois da colisão, mas não igual à energia cinética do projétil antes do choque inelástico.

Gabarito PRF – Prova de Física

Abraços!

Professor Vinicius Silva

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.