Artigo

Como fui aprovado para Auditor-Fiscal!

Olá guerreiros e futuros colegas!!!

Eu sou Cristiano Oliveira, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e Coach do Estratégia Concursos. Estou aqui para contar um pouco da minha batalha no mundo dos concursos públicos, mostrar um pouco da minha trajetória vai deixar claro pra vocês que tudo é possível, não importa o quanto “fora de forma” você está ou nunca esteve…rs…com DETERMINAÇÃO, DISCIPLINA consciente e MÉTODO todos podemos chegar lá.

O primeiro concurso público que fiz foi em 1996, para Escola Preparatória de Cadetes do Ar, EPCAR, já nesta preparação me deparei com muitas dificuldades: faltava acesso a um material de qualidade (hoje não tem mais esse problema “né”), também me faltava base (toda minha vida escolar foi em escolas públicas de péssima qualidade), na verdade a falta de “tudo” era insistente naquela época… acreditem, internet era raridade, mas consegui me ajustar, pois nenhuma “falta” era grande o suficiente para “barrar” minha vontade de ingressar nas fileiras da Força Aérea como aviador e ao final dos exames fui aprovado em 129º de 280 vagas.

Passado essa fase aí tá tudo beleza, não é mesmo?!Ledo engano…a felicidade durou pouco, caí de paraquedas no meio militar, minha mãe microempresária e meu pai contador (é comum no meio militar a tradição familiar)…uai sô…eu só queria ser piloto…que história é essa de explodir bomba perto de mim…rs…o meio militar é mesmo “doído”, a ralação não é brincadeira, mas “nada é tão ruim que não possa ser piorado” (essa frase só pode ter sido inventada lá), dos 280 só iriam ser classificados para Academia da Força Aérea 180 alunos, ou seja, foi mais um ano intenso enfrentando essa “segunda etapa”, classificatória e eliminatória. Pois é, acho que foi aí que eu entendi que tudo é possível, utilizei ao máximo o que a instituição me oferecia e fiquei classificado no primeiro terço da turma e lá vou eu para AFA, instituição que me formei “bacharel em ciências aeronáuticas” em 2001 (também não foi sem batalhas, somente 111 dos 180 se formaram).

Muita água passou por baixo da ponte e já no início de 2008, morando na querida Fortaleza/CE, comecei a me questionar bastante sobre a minha situação na Força Aérea Brasileira e passei a namorar um pouquinho com a carreira de Auditor-Fiscal da Receita Federal, não existe nenhum outro Órgão Federal que eu conheça com tantas opções de trabalho (tanto do lado operacional quanto do administrativo, acreditem, até helicópteros e lanchas têm), mas a “bigorna” da acomodação estava presa em mim…ora bolas, vamos parar de chorar e “agir”, só precisava de um empurrãozinho pra isso que foi dado por um grande amigo, hoje também Auditor-Fiscal, só tinha um problema, nunca me achei tão inteligente, sempre me considerei um “mero mortal”, esforçado, mas ainda sim, nada excepcional.

E agora…eu estava beirando os 30 anos…base escolar pífia (muita dificuldade em português)…como vencer os candidatos com formação superior muito melhor do que a minha? Até essa fase achava que as áreas mais afins, tipo contábeis e direito, saiam muito na frente, mas não é bem assim, quando se fala em um concurso de quase 20 matérias tão extensivas…Como vencer os candidatos com muito tempo “livre”? Eu trabalhava em horários irregulares e muitas vezes viajando…como diz a Luna do Show da Luna: “São tantas perguntas!” (só os novos pais vão entender essa).

Comecei a estudar em agosto de 2008, ainda não havia edital, só os boatos de sempre, então comecei devagar, não passava de 12 horas de estudo na semana, mas rapidamente percebi que não estava rendendo, lia, lia, lia e nada ficava no meu “HD”, olhava aquele edital anterior (2005) e o achava enorme (mal sabia o que estava por vir, o de 2009 foi muito maior), estava claro pra mim que estudar como na escola não servia mais, eu precisava de ajuda, sei! E de quem?…em 2008/2009 ainda não existia muito material disponível como tem hoje, Coach? Nem pensar…procurando nas livrarias achei alguns livros e foi baseado nestes que desenvolvi meu próprio método de estudos…sim gente…não existe fórmula única de sucesso nos concursos, temos que considerar nossas individualidades, nossas próprias necessidades e dificuldades pessoais…ou você faz isso sozinho ou, de maneira mais profissional, com auxílio de alguém.

Acho que as técnicas que utilizei não são mistério algum pra ninguém, aliás é possível perceber que todas elas têm pontos em comum: organizar, planejar, executar, marcar, revisar, dentre outras muitas…achar o ponto ideal de utilizá-las e quais servem pra você talvez seja o mais difícil. O mais importante disso tudo é você saber que não será da noite para o dia que ocorrerá a transformação, tudo é um aprendizado e aos poucos você vai ficando muito bom, talvez aí veio a minha “sorte” de concurseiro, as provas foram em dezembro de 2009 (16 meses depois de começar a estudar), quando saiu a classificação final não fiquei entre os primeiros, digo isso pois sei que esse é outro medo de concurseiros que moram no litoral ou em cidades muito boas do sudeste e sul por exemplo…“E agora? vou pro Norte!” Sério, essa não deve ser uma preocupação sua…aí nesta hora posso até dizer que tive sorte de novo, uai como assim Cristiano, sorte? Calma lá eu explico, tomei posse em Rio Branco/AC, fui muito feliz no tempo que passei lá, só tenho um conselho pra quem vai, não vá de costas pra cidade veja o lado bom dos lugares que você certamente encontrará. Hoje estou na terra do sol, Natal/RN, como Auditor-Fiscal e muito feliz com minhas escolhas.

Gente vou ficando por aqui!

Abraços!!
Cristiano Oliveira
Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil
Coach do Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.