Artigo

Rotina X Monotonia

Ouço muita gente reclamar da rotina em suas vidas, no casamento, no trabalho etc. No mundo dos concursos não é diferente. Pensar em ficar horas sentado estudando por um bom tempo… para muitos é assustador!

Então vamos aqui estabelecer uma importante distinção: rotina é uma coisa, monotonia é outra!

Uma rotina bem planejada e estruturada nos traz a sensação de libertação. As atividades que serão executadas dentro daquele período rotineiro, se bem organizadas, potencializam o uso de um dos recursos mais valiosos, o tempo. A rotina garante maior eficiência e segurança naquilo que se faz.

Já a monotonia, por definição, é ausência de variedade, de diversidade. Ou seja, a monotonia sim é perigosa! Ao cair na armadilha da monotonia corremos o risco de executar determinada atividade de forma automática, distraída e sem atenção. Com pouco tempo certamente a desmotivação virá.

Ao comprarmos um apartamento, por exemplo, avaliamos aspectos como a localização, o tipo de vizinhança que teremos, o preço e se o tamanho do imóvel está adequado às necessidades da nossa família. Porém, a grande maioria das pessoas dificilmente avalia aspectos estruturais da construção civil do prédio. Apenas confiamos que o engenheiro tenha planejado e definido as metas de trabalho, que o mestre de obras tenha supervisionado e adquirido os materiais adequados e que os pedreiros tenham executado os procedimentos estabelecidos. Ou seja, esperamos que todos esses profissionais tenham cumprido suas rotinas de trabalho, pois não queremos que o prédio desabe!

No programa de coaching um dos meus maiores objetivos é, através da metodologia desenvolvida pela equipe do Estratégia, estabelecer uma rotina dinâmica de estudo!

Ciclos de matérias, marcações eficientes nos materiais, revisões sistemáticas, prática de exercícios, simulados, feedbacks, skypes etc. são ferramentas poderosas voltadas a elevar sua motivação nos estudos e fugir da monotonia.

Podemos resumir a ideia da seguinte forma: a monotonia é a morte da motivação. A rotina, ao contrário, é absolutamente necessária!

Fazendo um paralelo: uma equipe olímpica de nado sincronizado necessita de uma boa rotina de treinos e ensaios executados exaustivamente para que, na hora da competição, a coreografia seja perfeita e garanta o resultado que poucos conseguem conquistar!

Isso te faz lembrar de alguma coisa?

Um forte abraço!

 

André Costa Chaves

Coach do Estratégia Concursos

Auditor Fiscal do ICMS RJ

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Obrigado, Mônica!
    André Chaves em 18/01/17 às 18:02
  • Belo artigo!
    Mônica em 18/01/17 às 14:01