Artigo

O voo do Concurseiro

recebi por e-mail a seguinte pergunta de um aluno interessado no programa de Coaching:

– Professora, estou disposto a investir financeira e emocionalmente em concurso público, mas preciso que me dê certeza que eu vou passar senão não conseguirei continuar e me motivar para seguir em frente.

No momento que li a pergunta me veio a mente uma reflexão do escritor russo Fiódor Dostoiésvscki, no livro Os irmãos Karamazov:

Somos assim: sonhamos o voo mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram”

A pergunta daquele meu futuro aluno reflete a aflição de muitos concurseiros e, inclusive, já foi minha um dia. Presos na gaiola da certeza temem o voo necessário para sua aprovação. 

A verdade, meu caro aluno, eu fui descobrir com o tempo, é que no mundo dos concursos não existem certezas e se for isso que te motiva, sinto muito, mas a gaiola será o seu destino.

Estudar para concurso público com o OBJETIVO REAL de ser aprovado pode ser considerada uma das decisões mais sérias e libertadoras que se pode tomar. Deve-se ter ciência que os tempos que virão não serão fáceis e certamente demandarão diversos atos de coragem.

Para aquele aluno e para todos vocês concurseiros eu digo, por experiência própria, não se preocupem com as certezas quando decidirem alçar seu voo, elas não te tornam mais potentes ou capazes, pois elas simplesmente não existem.

Preocupem-se, sim, com a direção e a força de suas asas. Isso é definitivamente o que te torna cada vez mais potente, produtivo e capaz de chegar ao seu destino final.

Reflita sobre o cargo almejado, sua aptidão para exercê-lo e então busque de forma estratégica os materiais adequados, a legislação correlata, analise as bancas dos concursos, faça provas, exercícios, revisões e cumpra incondicionalmente as metas propostas. Estude, estude, estude, estude, descanse um pouco e depois estude mais!!!

Torne seu voo consistente, direcionado, estável e focado.

Sonhe grande, VOE ALTO!!!

E o mais importante: Por mais que venham algumas quedas, alguns momentos de cansaço e desânimo, NÃO DESISTA, NÃO volte para a gaiola das certezas, continue no voo e,  então, chegue ao destino final, aonde tudo fará sentido para você e todos aqueles que te acompanharam e apoiaram durante a longa jornada!!!!

Há 5 anos atrás eu decidi me libertar de minhas certezas e me alçar nesse voo longo e solitário do concurseiro e agora estou aqui dividindo toda a experiência acumulada com vocês e com meus alunos do Programa de Coaching. Venho solidarizando minha experiência e o meu tempo disponível para apoiar esse momento importante e delicado da vida de cada um.

Nessa intenção de ajudar e apoiar eu deixo aqui o link do primeiro vídeo do meu canal no Youtube, aonde relato brevemente como decidi me tornar uma Procuradora do Estado.

O objetivo principal do canal é ajudar os alunos que estão focados em concursos para Procuradorias, tornando o universo da carreira acessível a todos, mas toda semana postarei vídeos que vão abordar temas motivacionais e técnicas de estudo, importantes para concurseiros em geral.

Assinem no link abaixo o canal, curtam e compartilhem e então me deixem ir nesse voo com vocês!!

https://www.youtube.com/channel/UCbkOOA_gmvC27PUyRAG90jg

FOCO, FORÇA E SUCESSO, SEMPRE!

Thaís Carvalho de Souza

Procuradora do Estado de São Paulo

Professora e Coach no Estratégia Carreiras Jurídicas 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Isso mesmo LETÍCIA!!! E não desanime, continue no foco que quando for a hora tudo vai se encaminhar!!!
    Thaís Souza em 19/01/17 às 07:17
  • Obrigada pelo texto Thaís, realmente quando estamos em pleno voo, solitário voo, não há certezas, apenas o desejo e esperança de chegar ao destino. Palavras como as tuas nos auxiliam durante a jornada, funcionam como combustível. Abs.
    Letícia em 13/01/17 às 14:27
  • Que citação fantástica. Essa é a realidade... Vivemos num mundo de recompensas instantâneas, e poucas pessoas estão dispostas a se permitir arriscar, a lutar por algo que não virá facilmente. Mas tão certo quanto isso é a recompensa para quem vai contra a maré. Sempre ouvi professores falando que quando se começa a estudar para concurso, aparecem pessoas das mais diversas te botando pra baixo, falando que é muito difícil e que você não vai conseguir. E essas mesmas pessoas são as que vão ficar olhando para você com inveja quando você conseguir, porque você teve garra para lutar e elas não. Bottom line: não deixe ninguém falar para você o que você consegue ou não fazer.
    Bernardo Pina em 13/01/17 às 13:52
  • Lindo texto, Thais!
    Mônica em 13/01/17 às 13:35