Artigo

Seu CICLO de estudos e revisão: há tempo suficiente?

Alô, amigos concurseiros! Tudo bem? Eu sou Renato Maia, Auditor Fiscal do Estado de São Paulo e Coach do Estratégia Concursos.

Neste artigo, eu tento abordar um sentimento muito comum dos concurseiros: a falta de tempo disponível para o estudo. Porém, trago algumas alternativas que podem servir para que o futuro servidor público consiga ganhar preciosas horas de estudo.

Dando início ao texto, vemos que quase sempre a resposta para a pergunta descrita no título do artigo é "NÃO". Mas a resposta da falta de tempo seria para tudo que fazemos. Sempre reclamamos e pedimos para que os nossos dias tenham mais que 24 horas.

Para que nos sintamos mais confortáveis com nossas metas, faz-se necessário que apliquemos uma frase atribuída a Reinhold Niebuhr: “Que Deus me dê serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar as que posso e sabedoria para distinguir entre elas.”

Sempre achamos que nosso tempo não é suficiente, independentemente da quantidade de que dispomos dele.

Na montagem de CICLOS, você deve saber que mesmo não dispondo de muito de muito tempo, é importante que você se organize e se dedique. Por mais que você às vezes deseje mais tempo, agarre o tempo que você tem!

 

Esmiuçando a frase acima, também conhecida como Oração da Serenidade, podemos dividi-la em 3 partes:

– “Aceitar as coisas que não posso mudar”

Hoje em dia, a vida se tornou tão atribulada que temos que nos desdobrar. Seja trabalho, estudo, filhos. Há coisas na vida que realmente são difíceis de mudar. Achar tempo para o estudo regular (e suas revisões) pode ser uma delas.

“Coragem para mudar as que posso”

Por outro lado, podemos mudar um pouco os panoramas. Há vezes em que podemos achar tempo para nos dedicarmos e buscar um futuro melhor. Aprovação em um concurso público ilustra uma delas. Na maioria das vezes coragem é tudo o que nos falta.

-“Sabedoria para distinguir entre elas”

Com certeza esta é uma linha tênue que divide as duas primeiras assertivas. Saber o que podemos mudar e ter a atitude de correr atrás em detrimento de aceitar as coisas como elas são e continuar na mesma pegada pode ser como estar entre a “cruz e a espada”.

 

Mesmo achando que nosso tempo não é o suficiente, temos que nos agarrar ao nosso tempo disponível e dar o máximo para assimilar o conteúdo estudado nesse tempo.

Mas será que não conseguiríamos aumentar essa carga horária? Se olharmos para o nosso cotidiano, podemos fazer pequenos sacrifícios que no médio prazo podem fazer diferença!

Será que acordar todo dia meia hora mais cedo, melhoraria? 30 minutos de segunda a sexta dariam 2:30 hrs por semana de estudo! E isso somente dormindo meia hora a menos! Estudando em casa de manhã ou até mesmo chegando meia hora mais cedo no trabalho você pode incrementar muito o seu CICLO de estudos.

No trajeto da faculdade, do trabalho, ou qualquer outro, por que não estudar? Já seria um tempo perdido. Se estiver dirigindo, um bom resumo ou legislação em áudio também podem ser uma ótima alternativa. Se tiver engarrafamento, por que não ir a uma biblioteca e, enquanto espera o trânsito escoar, estuda com bastante qualidade? Para quem já não tem tempo, não existe tempo perdido.

E que tal tirar um pouco do horário de almoço para fazer aquela revisão tão necessária? As revisões são feitas para não tomarem muito do seu tempo. Principalmente nas disciplinas em que o aluno tem mais facilidade.

O tempo perdido com TV e redes sociais também tende a ser elevado. Veja se perde muito tempo com isso e mude essa atitude.

Por fim, quero reiterar o que já disse: não importa se seu CICLO de estudo não comporta uma carga horária extensa. Agarre-se a essa carga disponível e sempre tente aumentá-la quando possível. E quase sempre é!

Um grande abraço e bons estudos!

facebook.com/coachrenatomaia

www.instagram.com/coachrenatomaia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que texto show!! Muito pertinente, eu conheço bem essa oração e ela é espetacular, diz tudo! Obrigada por nos dar essa espécie de olhar mágico sobre o nosso tempo tão corrido nos dias atuais. Um abraço!
    Luciana em 02/02/17 às 20:26
  • Valeu, Rafael! Grande abraço e bons estudos!
    Renato Maia em 12/01/17 às 18:03
  • Parabéns pelo artigo, Renato. Muito elucidativo!
    Rafael em 11/01/17 às 19:44
  • Muito obrigado, Jaqueline! Bons estudos!
    Renato Maia em 11/01/17 às 17:49
  • Muito obrigado, Tamyres! Bons estudos!
    Renato Maia em 11/01/17 às 17:49
  • Simples e direto!! Parabéns pelo artigo!
    Jaqueline em 11/01/17 às 12:49
  • Excelente!!
    Tamyres em 11/01/17 às 07:24
  • Excelente, Edu! Bons estudos!
    Renato Maia em 11/01/17 às 00:52
  • Que bom, Paulo! Espero ajudar cada vez mais. Bons estudos!
    Renato Maia em 11/01/17 às 00:52
  • Que bom saber disso, Luciana! Espero corresponder sempre mais! Abraço e bons estudos!
    Renato Maia em 11/01/17 às 00:50
  • Ótimo texto, faz refletir-nos se realmente estamos com o foco nos estudos se pararmos para analisar o tempo ao longo do dia.
    Paulo Lima em 10/01/17 às 22:25
  • Foi na ferida! Excelente texto, Renato! Já estou seguindo nas redes sociais.
    Edu S. em 10/01/17 às 19:53
  • Salve, professor! Gostei do seu texto, obrigada por dividir conosco! ;)
    Luciana em 10/01/17 às 19:31