Artigo

Prova comentada – TRT 20ª Região – Sistemas Operacionais – TI

Olá pessoal.
Vamos aos comentários da prova para Técnico Judiciário – Tecnologia da Informação. A prova ministrada no último fim de semana e elaborada pela banca Fundação Carlos Chagas.
No tocante à disciplina de Sistemas Operacionais, tivemos 6 questões. Foram 01 questões sobre conceitos básicos de SO; 01 questão sobre Windows; 01 sobre Linux; 01 questão sobre redes SAN/NAS, e 02 questões sobre noções de hardware.
Em nossa disciplina, foi uma prova bem distribuída entre os tópicos. A cobrança se deu em conceitos já bem estabelecidos, sem polêmicas.
Entendo que a banca manteve seu perfil característico: questões teóricas diretas de nível  médio de dificuldade. Vamos comentar os itens.

Questão 21. Uma inicialização simples é realizada para iniciar o sistema operacional Windows usando um conjunto mínimo de drivers e programas. Isso ajuda a eliminar conflitos de software. Após fazer logon no computador usando uma conta com direitos de administrador, os passos iniciais para executar uma inicialização simples no Windows 7 em português são

a) clicar no botão Iniciar, pesquisar por regedit e selecionar Configuração do Sistema nos resultados de pesquisa.

b) clicar no botão Iniciar, digitar msconfig.exe na caixa de pesquisa e pressionar ENTER para iniciar o utilitário de Configuração do Sistema.

c) passar o dedo na borda direita da tela, tocar em Pesquisar, digitar msconfig na caixa de pesquisa e tocar ou clicar em msconfig.

d) clicar no botão Iniciar, digitar regedit.exe na caixa Pesquisar e pressionar ENTER para iniciar o utilitário de Configuração do Sistema.

e) levar o mouse para a borda direita da tela, clicar em Pesquisar, digitar regedit na caixa de pesquisa e clicar em regedit.

Comentários:

Pessoal, questão direta e simples. Entendo estar correto o gabarito e não vejo possibilidade de recurso. O regedit é a ferramenta para edição do registro do Windows. Não é seu propósito alterar a forma de inicialização do Windows. Com isso, descartamos as alternativas A, D e E. Para tanto, é possível utilizar o utilitário msconfig, e na aba boot setar a inicialização em modo seguro. As letras B e C citam corretamente o msconfig, mas apenas a letra B (a questão nada indicou que se trata de tela touchscreen, logo, descartamos a alternativa C, concordam?) indica a forma correta de executá-lo.

Gabarito: B


Questão 22. Ao comparar os dispositivos de armazenamento HD e SSD, um Técnico com especialidade em TI, afirmou corretamente que

(A) não é recomendável manter em uma mesma máquina um HD e uma unidade SSD, pois as placas-mãe que identificam o SSD não conseguem utilizar cache do HD.

(B) enquanto um HD de 6200 RPM consegue ler dados a 200 Gbps, unidades SSD podem chegar a velocidades de 550 Tbps ou mais.

(C) investir em uma unidade SSD é desnecessário, pois apenas alguns arquivos do sistema operacional são usados com frequência e as placas-mãe não carregam programas mais rápido do que em um HD.

(D) substituir um HD de 1 PB por um SSD com a mesma capacidade é uma excelente alternativa, pois os preços são semelhantes, gerando grande economia e aumento de desempenho.

(E) quedas acidentais ou vibrações podem não causar muitos danos aos SSDs, que não possuem partes mecânicas, ao contrário dos HDs cujos discos magnéticos podem ser inutilizados nestes acidentes.

Comentários:

a) Errada – não há impeditivos a se manter em uma mesma máquina um HD e uma unidade SSD.

b) Errada – HD de 7200 RPM possuem velocidade de leitura entre 60 a 100 MB/s, unidades SSD podem chegar a velocidades superiores a 500 MB/s.

c) Errada – A opção por discos SSD leva em conta não apenas o benefício nos tempos de acesso aos arquivos do sistema operacional, mas também podem beneficiar outros dados de acesso rápido ou frequente.

d) Errada – Os preços dos discos SSD não são semelhantes aos discos rígidos.

e) Certa – A resistência dos discos de estado sólido a quedas acidentais ou vibrações é alegadamente um diferencial frente aos discos magnéticos, que frequentemente são danificados nestes acidentes.

Entendo estar correto o gabarito, letra E, e não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito: E


Questão 23. Um computador com processador de

(A) 32 bits ou de 64 bits consegue acessar 8GB de RAM, mas o de 64 bits consegue acessá-la de maneira mais rápida e eficiente, o que deixa o computador mais rápido também.

(B) 32 bits consegue endereçar um total de 232 ou 8.294.967.295 endereços diferentes. Esses endereços apontam para a memória RAM, onde as informações de que o processador precisa ficam armazenadas.

(C) 32 bits precisa ter, no mínimo, 4GB de RAM e velocidade de clock mínima de 3.2GHz. Estes dados garantem que o sistema operacional possa ser carregado na BIOS sem problemas.

(D) 64 bits precisa ter, no mínimo, 8GB de RAM e velocidade de clock mínima de 6.4GHz. Estes dados garantem que o sistema operacional possa ser carregado na ROM sem problemas.

(E) 64 bits consegue endereçar 264 endereços diferentes, podendo acessar muito mais RAM. Mas computadores pessoais atuais raramente suportam mais que 64GB de RAM.

Comentários:

Nesta questão devemos recordar que o número de bits do processador está relacionado diretamente à capacidade de endereçamento de memória. Processadores de 32 bits endereçam até 4 GB de RAM, e de 64 bits endereçam teoricamente até 1 TB. Processadores de 64 bits permitem endereçar mais RAM do que processadores de 32 bits. As alternativas A, B, C e D está equivocadas. Diante disso, a letra E é a mais acertada. Entendo estar correto o gabarito, letra E, e não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito: E


Questão 25. Considere as soluções de storage apresentadas na figura abaixo.

1

A solução:

(A) II refere-se ao DAS, que reúne um ou mais HDs em um arranjo que é ligado diretamente na rede. O acesso aos arquivos é feito sobre uma rede TCP utilizando CIFS e NFS.

(B) I refere-se ao NAS, em que o storage é ligado a um único servidor físico e, na maioria das vezes, é utilizado como estratégia de backup em organizações de maior porte.

(C) III refere-se ao SAN, mais adequado para organizações que emandam grande espaço de storage, possuem vários servidores que o compartilham e idealmente possuem uma rede dedicada.

(D) III refere-se ao NAS, uma plataforma de storage independente dos sistemas de arquivos, que pode crescer com a organização e oferece recursos para suportar as mais recentes tecnologias no Datacenter.

(E) II refere-se ao SAN, que é usado principalmente como storage para compartilhamento de arquivos. Se a rede da organização for usada apenas para arquivos de dados, então esta é a opção mais adequada.

Comentários:

a) Errada – II refere-se ao NAS, que reúne um ou mais HDs em um arranjo que é ligado diretamente na rede. O acesso aos arquivos é feito sobre uma rede TCP utilizando CIFS e NFS.

b) Errada – I refere-se ao DAS, em que o storage é ligado a um único servidor físico e, na maioria das vezes, é utilizado como estratégia de backup em organizações de maior porte.

c) Certa – III refere-se ao SAN, mais adequado para organizações que demandam grande espaço de storage, possuem vários servidores que o compartilham e idealmente possuem uma rede dedicada.

d) Errada – III refere-se ao SAN, conforme comentários da letra C.

e) Errada – II refere-se ao NAS, conforme comentários da letra A.

Entendo estar correto o gabarito e não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito: C


Questão 26. Um Técnico com especialidade em TI deseja instalar uma suíte de ferramentas em um servidor Linux que permite a integração

de ambientes heterogêneos através da comunicação entre sistemas Linux e Windows, viabilizando serviços de diretórios no Linux (controlador de domínio), o controle de acesso dos usuários, compartilhamento de arquivos e de impressoras, etc. Neste cenário, é correto afirmar:

(A) O acesso aos compartilhamentos do servidor através de estações clientes que estejam executando alguma versão do Windows pode ser feito através da através da ferramenta smbwinclient.

(B) O comando root@smb-server:/# apt-get install LDAP instala o pacote LDAP para que o Linux possa ser posteriormente configurado como servidor de arquivos para clientes Windows e Linux.

(C) O arquivo de configuração do Samba fica localizado em /etc/linux/admin/smb.conf, sendo bem documentado e organizado em diferentes seções para facilitar sua configuração.

(D) A integração é possível porque em ambos os sistemas a comunicação é baseada no protocolo SMB/CIFS (Server Message Block / Common Internet File System).

(E) O comando root@smb-server:/# apt-get install AC instala o pacote Active Directory para que o Linux possa ser posteriormente configurado como servidor de arquivos para clientes Windows e Linux.

Comentários:

a) Errada – O acesso aos compartilhamentos do servidor através de estações clientes Linux pode se dar através da ferramenta smbclient. Não existe smbwinclient, frito da criatividade do examinador!!!

b) Errada – O comando apt-get install slapd instala o pacote LDAP para que o Linux possa ser posteriormente configurado como servidor de Diretório.

c) Errada – O arquivo de configuração do Samba fica localizado em /etc/samba/smb.conf.

d) Certa – A integração entre sistemas Windows e Linux é baseada no protocolo SMB/CIFS (Server Message Block / Common Internet File System), correto.

e) Errada – O comando apt-get install slapd instala o LDAP, protocolo base do servidor de diretório (o Active Directory é o serviço de diretório para ambientes Windows).

Entendo estar correto o gabarito e não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito: D


Questão 27. Em um Sistema Operacional, o Gerenciamento de

(A) Processador busca garantir que cada processo receba tempo suficiente da CPU para funcionar corretamente.

(B) Armazenamento controla a troca dos processos entre a memória principal e o disco (quando a memória principal não é suficiente para manter todos os processos).

(C) Sistemas de Arquivo Locais utiliza os protocolos CIFS, SAMBA e NFS.

(D) Sistemas de Arquivos Remotos utiliza os protocolos NTFS, Ext3, Ex4, XFS e Xen.

(E) Memória busca utilizar o máximo possível de ciclos de processador para realizar as tarefas sendo executadas.

Comentários:

a) Certa – Gerenciamento de processador busca garantir que cada processo receba tempo suficiente da CPU para funcionar corretamente.

b) Errada – Gerenciamento de memória controla a troca dos processos entre a memória principal e o disco (quando a memória principal não é suficiente para manter todos os processos).

c) Errada – Gerenciamento de sistemas de Arquivo remotos utiliza os protocolos CIFS, SAMBA e NFS.

d) Errada – Sistemas de Arquivos Locais utiliza os protocolos NTFS, Ext3, Ex4, e XFS.

e) Errada – Gerenciamento de processador busca utilizar o máximo possível de ciclos de processador para realizar as tarefas sendo executadas.

Entendo estar correto o gabarito e não vejo possibilidade de recurso.

Gabarito: A


É isso pessoal. Agradeço a todos os nossos alunos. Boa sorte e excelente desempenho a todos.

Grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.