Artigo

Pontos por Aula para Agente da PCDF: Veja Como Orientar a sua Preparação!

Utilize a projeção Pontos por Aula para Agente da PCDF e otimize a sua preparação.

Olá galera! Tem muita gente estudando para o Concurso de Agente da PCDF, mas você já parou para pensar em como otimizar o seu estudo?

Você possui um critério objetivo para saber em quais aulas são mais relevantes para se alcançar uma maior pontuação na prova?

O curso em PDF do Estratégia para esse certame possui 150 aulas e a prova terá 120 itens. Se a distribuição de questões seguir um padrão aleatório, as chances de cada aula possuir uma questão é de 120/150 = 0,75 pontos por aula.

Entretanto, se você é um concurseiro mais experiente você sabe que alguns temas são mais prováveis de cobrança do que outros.

Nesse artigo eu quero responder a seguinte pergunta: é possível ter um critério objetivo para estimar quais são as aulas com maior probabilidade de incidência na prova de Agente da PCDF?

A resposta para essa pergunta passa pela análise dos pontos por aula para Agente da PCDF.

Obtenha uma cópia do Pontos por Aula no link abaixo e acompanhe o artigo!

Planilha Pontos por Aula

O que é a Análise Pontos por Aula para a PCDF?

A análise pontos por aula para Agente da PCDF é uma estimativa da quantidade de questões que podem cair na prova para cada aula do curso em PDF do Estratégia.

Assim, é preciso estimar a quantidade de questões por disciplina e relacionar essa informação com a incidência histórica os assuntos em cada disciplina.

Veja a fórmula dos pontos por aula para Agente da PCDF do assunto alfa, que está contido na disciplina beta:

Fórmula do PA

Para fins de ilustração, veja a minha estimativa de quantidade de questões para Emprego dos sinais de pontuação, Aula 05 de Português do curso em PDF do Estratégia.

Eu “chuto” que haverá 21 itens de Português. Por uma análise de mais de 10 anos de provas do Cebraspe/Cespe em concursos policiais, temos uma incidência de 10,5% desse assunto. Assim:

Fórmula do PA para Pontuação

Dessa forma, considerando a minha estimação de questões de Português e a incidência histórica desse assunto, temos uma probabilidade de termos 2,2 questões de Pontuação.

Mas você pode se perguntar: “Ahm, mas como assim pode ter dois e dois décimos de uma questão??”

A interpretação dos pontos por aula para Agente da PCDF é a seguinte: dado o peso de português, há uma expectativa de termos entre duas a três questões de pontuação, com maior chance de cair 2 itens.

Para as aulas com pontos por aula igual a 0,5, temos que a probabilidade de termos um item desse assunto é de 50%.

Após estimar os pontos por aula da PCDF para todas as 150 aulas, eu classifiquei as aulas em três grupos:

  • Primeiro grupo – Aulas com maior incidência
  • Segundo grupo – Aulas com média incidência
  • Terceiro grupo – Aulas com menor incidência

Alerta

Antes de prosseguirmos, eu gostaria de esclarecer alguns tópicos:

  • Os pontos por aula para Agente da PCDF é uma estimação e não deve ser interpretado como uma “projeção determinística”, e sim como uma probabilidade que visa orientar qual é o grupo de matérias que pode ter mais relevância para o seu estudo de reta final
  • É preciso levar em consideração o conjunto das aulas dos grupos de incidência e não os pontos por aula de uma forma isolada
  • A personalização do estudo é a chave para uma orientação eficiente na reta final.

Qual é a metodologia do Pontos por Aula para Agente da PCDF?

Para se chegar ao valor dos pontos por aula para cada uma das aulas eu realizei os seguintes passos:

Passo 1) Projeção da quantidade de questões por disciplina:

Eu estimei a quantidade de questões para cada disciplina tendo por base a análise da estrutura do conteúdo programático e a avaliação de provas anteriores da mesma área e da mesma banca (exemplo: distribuição de questões para a prova de Agente da PF de 2018).

Veja a minha distribuição de questões por disciplina para esse certame da PCDF:

Pontos por disciplina

Passo 2) Incidência histórica dos assuntos para cada disciplina.

Eu obtive as estatísticas de incidência de questões por meio do relatório estatístico do Passo Estratégico, além de uma análise qualitativa dos assuntos com menor incidência histórica em concursos policiais.

Passo 3) Cálculo dos pontos por aula para Agente da PCDF

Eu realizei o cálculo do PA para cada aula do Estratégia conforme a sua fórmula supracitada.

Passo 4) Grupos de relevância

A partir “PA” de todas as aulas, eu classifiquei as 150 aulas em três grupos de relevância utilizando a lógica do Princípio de Pareto, Regra do 80/20, em que 80% dos efeitos (pontos) vêm de 20% das causas (aulas).

Entretanto, não se observou a proporção de Pareto propriamente, mas obteve-se um critério mais objetivo para uma análise de relevância entre as aulas.

Veja a tabela com os critérios para a classificação das aulas por grupos.

Quadro dos grupos do PA

Note que, para as aulas do grupo 1, 17% de todas as aulas do Estratégia tem a probabilidade de possuir 41% dos pontos da prova. Já para as aulas do grupo 3, temos que 45% do total das aulas tem a probabilidade de 22% dos pontos.

Assim, pelos pontos por aula para a PCDF, podemos inferir que 77% dos pontos da prova virão de cerca de 54% das aulas.

Como dito anteriormente, eu não projeto a mesma proporção da Regra de Pareto, mas temos, dessa forma, um critério mais claro e objetivo para uma eventual priorização de conteúdo.

Como usar o Pontos por Aula na preparação de uma forma personalizada?

A partir dos dados alcançados por essa análise, o primeiro passo a ser tomado pelo estudante é entender em que nível de domínio de conhecimento ele está.

Para isso, eu recomendo fazer dois simulados com todas disciplinas do edital a fim de obter uma amostra suficiente para avaliar as suas prioridades de estudo.

A partir da média da nota alcançada no simulado, o aluno pode adotar as seguintes formas de estudar:

Avaliação do nível de domínio por meio de um perfil de nota no simulado:

Perfis de alunos

  • Perfil A: nota menor do que 60 pontos
    • Selecionar os assuntos para priorização a partir dos pontos por aula
    • Estudar, em especial, as aulas dos grupos 1 e 2 até obter um alto grau de domínio. Para isso, estudar até obter pelo menos 80% de acertos das questões das aulas desses grupos
  • Perfil B: nota entre 60 e 80 pontos
    • Usar a priorização dos assuntos para as disciplinas que o aluno tiver mais vulnerabilidade
    • Estudar especialmente as aulas das matérias com maiores pontos por disciplina, a saber: Informática, Contabilidade, Estatística, Raciocínio Lógico e Português
  • Perfil C: nota acima de 80 pontos
    • Estudar todas as aulas do Estratégia que cobrem o edital
    • Estar atento se possui alguma dificuldade maior em alguma matéria do Grupo 1 ou 2;
    • Elevar o percentual de acertos das aulas dos grupos 1 e 2.

Por exemplo, suponha que um aluno obteve 90 pontos como média nos dois simulados.

Podemos inferir que ele possui um alto grau de domínio de uma forma geral. Caso o aluno errou algumas questões de aulas do grupo 03, vale a pena ele priorizar a revisão por esses assuntos e não ficar preso nas estatísticas dos pontos por aula.

Por outro lado, esse aluno pode avaliar em quais aulas dos grupos 1 e 2 que ele possui um pouco mais de dificuldade e intensificar a revisão nesses assuntos.

Em um outro extremo, vamos considerar um aluno que teve média de 40 pontos nos dois simulados.

Provavelmente esse aluno precise avançar em várias aulas. Dessa forma, ele pode dar preferências para as aulas com maior pontos por aula para a PCDF. Nessas aulas o aluno deve estudar com especial afinco para dominar o máximo de conteúdo.

Análise dos Pontos por Aula por Disciplina

Nessa última seção do artigo iremos dar dicas concretas dos principais destaques de cada disciplina por uma análise dos pontos por aula para a PCDF.

Português

Conforme a tabela abaixo, das dez aulas de Português, sete são do Grupo 1. Entre essas, destaque especial para interpretação de texto e para a aula de domínio da estrutura morfossintática do período.

Note que podemos ter, somente para esses dois assuntos, mais de onze questões na prova! Para interpretação de textos, recomendo resolver provas inteiras do Cebraspe/Cespe (exemplo: prova da PF/2018 de agente, PRF/2019, entre outras).

Pontos por aula para Portugues

Inglês

Em Inglês, destaca-se a importância da interpretação de texto, principalmente por esse tipo de prova cobrar o inglês instrumental.

A forma mais eficiente de estudar é pela resolução de provas anteriores, o que acaba abordando todos os temas.

Pontos por aula para Portugues

RIDE

RIDE possui quatro aulas para uma quantidade esperada de quatro questões. Desta disciplina, atenção especial para a aula 03.

Pontos por aula para RIDE

Raciocínio Lógico-Matemático

O conteúdo programático de Raciocínio Lógico Matemático é extenso, com vinte e cinco aulas para cerca de doze questões esperadas.

Para quem tem mais dificuldade neste assunto ou está com o tempo de estudo apertado, o foco de atenção deve ser nas aulas dos Grupos 1 e 2 e gastar menos tempo nas do grupo 3.

Se você já estudou todas as aulas, parabéns! Mas foque em estar craque nas aulas dos Grupos 1 e 2.

Pontos por aula para RLM

Lei Orgânica do Distrito Federal

LODF é uma matéria bem específica, de apenas uma aula. O conhecimento desta é importante, visto que provavelmente a prova conterá cerca de três questões desta disciplina.

É uma grande oportunidade de acertar e aumentar a nota!

Pontos por aula para LODF

Legislação da PCDF

Para Legislação da PCDF estima-se seis questões referentes à cinco aulas. Note que praticamente não temos questões de provas anteriores desses assuntos.

Assim, dê o mesmo nível de atenção para cada uma das aulas. É relevante estudar Legislação da PCDF por meio de questões inéditas criadas pelos professores.

Pontos por aula para Legis. PCDF

Direito Administrativo

A projeção é que exista sete questões de Direito Administrativo. Das onze aulas, cinco pertencem ao Grupo 2 e devem receber maior atenção durante o estudo.

Pontos por aula para Direito Administrativo

Direito Constitucional

Visto que o conteúdo Programático de Direto Constitucional não é extenso e provavelmente haverá cinco questões dessa disciplina, todas as aulas são importantes.

Destaco a importância da Aulas 00 e 01, sobre Direitos e Garantias Individuais.

Direito Penal

Para Direito Penal é importante dar atenção especial para as aulas dos Grupos 1 e 2.

Destaque para a Aula 07, que trata sobre a Lei 13.869/109, da qual ainda não há questões de provas anteriores. Para melhor fixá-la oriento que se resolva as questões inéditas dos simulados do Estratégia Concursos.

Pontos por aula para Direito Penal

Direito Processual Penal

Em Direito Processual Penal orienta-se a estudar bem as aulas dos Grupos 1 e 2. Importante dedicar-se para a Aula 01, sobre Inquérito Policial, que possui grande relevância.

Pontos por aula para Direito Penal

Direito Humanos

Para Direitos Humanos, orienta-se aprofundar os estudos para as aulas dos Grupos 1 e 2. Destaque para a Aula 03, referente aos Direitos Humanos na Constituição Federal.

Informática

O conteúdo programático de Informática é extenso, pois possui com vinte e sete aulas.

Depois de Português, é a matéria que que estimo que terá o maior número de questões, dezoito.

Orienta-se, para quem está com menos tempo para estudar, que o foco do estudo esteja nos assuntos dos Grupos 1 e 2 e que se gaste menos tempo nas aulas do grupo 3.

Pontos por aula para Informática

Estatística

O curso de Estatística é extenso com dezenove aulas para dez pontos esperados. Esta não é uma matéria tradicionalmente cobrada em provas da área policial, então há incerteza do que poderá ser cobrado do grupo 3.

Destaca-se dar ênfase no estudo para os temas dos Grupo 1 e 2, especialmente para a aula 07, sobre Probabilidade.

Pontos por aula para Estatística

Contabilidade Geral

Contabilidade Geral também tem um conteúdo longo que será cobrado em cerca de 14 questões. A maioria dos assuntos estão no Grupo 2, porém nota-se que algumas se destacam dentro desse grupo, por apresentar uma maior probabilidade de pontos por aula.

Pontos por aula para Contabilidade Geral

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino) e no YouTube (Professor Solino)

Confira todos os meus artigos no Estratégia.

Forte abraço

Solino

ASSINE AGORA – Assinatura ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • a melhor análise !
    Netinho em 04/09/20 às 16:41
  • Guilherme Solino, meus parabéns pela excelente análise. Muito obrigada pela ajuda.
    Fabíola em 30/08/20 às 05:07
  • Parabéns professor, muito bom. Obrigada. Teria algum material desse com base na prova para escrivão pc df?
    Adriana em 30/08/20 às 00:42