Artigo

Eu QUERO passar no Concurso…mas e o Comprometimento!?

Olá Concurseiros!!! Muita Força na caminhada!!!

Existem aqueles concurseiros que expõem com frequência o seguinte mantra: “Eu VOU passar no Concurso! Vou ser servidor público!”. E repetem-no com frequência internamente. Sei como é. Já fiz muito isso. E isso não é ruim. As palavras têm força e precisamos utilizá-las da melhor maneira possível para criar a motivação positiva necessária.

Só que palavras vazias, meu amigo, não geram resultado! Elas têm que vir acompanhadas de ATITUDE,  COMPROMETIMENTO, AÇÃO!

É preciso que se entenda, meu amigo, que você tem que estar compromissado com um estudo de qualidade e de longo prazo.

Não adianta contar com um Coach, Mentor ou Professor particular, se não realizarmos o básico necessário que nos levará a uma aprovação.

Estar conectado nas redes sociais excessivamente, querer treinar na academia como lutador de MMA, tomar um choppinho com os amigos diariamente, curtir baladas frequentemente, e AINDA achar que VAI PASSAR no Concurso é como querer nadar no mar contra correnteza e achar que vai chegar na praia. É extremamente difícil, o esforço será sobre humano e com grandes chances de afogamento.

Temos que ter comprometimento com a causa! Temos que cumprir nosso cronograma de estudos, assumir que perderemos grande parte de nosso lazer, por uma causa maior. O aluno apto a ser aprovado terá entendido a mensagem!

No mundo dos concursos, hoje, a competitividade é altíssima. Entenda que o seu concorrente (aquele que realmente está apto a passar) está assumindo as perdas momentâneas dele. Com certeza, ele está convicto de que não poderá praticar atividades sociais em demasia,  não terá muitas horas disponíveis ao lazer e não estará dando desculpas para sempre adiar o início dos estudos com seriedade.

O aluno apto a passar no Concurso sabe que precisa seguir 3 passos básicos:

1 – Estabelecer o Ciclo de Estudos e tentar segui-lo à risca.

2 – Fazer muitos, muitos e muitos exercícios. E mais alguns…

3 – E realizar revisões periódicas do estudo, aumentando sempre o nível de conhecimento e mantendo-o ativo na memória.

Meu amigo, as melhores técnicas de estudo não se resumem a estes 3 tópicos que citei. Existem outras, que são amplamente expostas aqui no Estratégia Concursos (Veja o vídeo que aborda outras, caso seja do seu interesse). Mas os 3 passos básicos que citei são FUNDAMENTAIS na sua aprovação. São os que exigem tempo, esforço, concentração e muita disciplina!

Seja você este aluno! Seja você o vencedor!

Quero que você entenda a mensagem. Tem muito concurseiro antigo que ainda não entendeu. Junto das técnicas, você terá que assumir escolhas que envolvem a perda/diminuição de algumas de suas atividades sociais, de lazer e de entretenimento.

Não adianta QUERER passar e não estar comprometido! Meus amigos, DEDICAÇÃO, COMPROMETIMENTO e ATITUDE! Enquanto as tiver, metade da tarefa estará concluída, a outra metade é sentar na cadeira e estudar até estar competitivo para assumir a sua vaga.

Se você não se sentir comprometido, seguem algumas dicas que acho bastante interessantes:

1 – Experimente mudar seu ambiente de estudos ==> Se você estuda em casa e não consegue render, procure uma biblioteca ou uma sala de estudos perto de sua residência/trabalho e passe a estudar lá. Saia da sua zona de conforto, movimente sua energia para impulsioná-lo a um outro estágio. Crie uma nova rotina. Adote a seguinte mensagem: seu estudo é seu trabalho, seu emprego, seu ganha-pão!

2 – Estabeleça desafios ==> Crie um dia na semana que sua meta de estudos será diferenciada. Significa que naquele dia você foi DESAFIADO e que precisa se superar. Aumente o tempo, a quantidade de exercícios, monte simulados, enfim, algo a mais que te proporcione ir adiante! Obs.: O desafio precisa ser tangível e que não o prejudique com cansaço excessivo.

3 – Estabeleça suas recompensas ==> Esta dica caminha lado a lado com os desafios. Se você superá-los, estabeleça suas recompensas: horas adicionais junto a seus entes queridos ou horas adicionais de lazer, entretenimento e diversão, etc.. Obs.: Mantenha o equilíbrio, sua recompensa não pode ser algo que atrapalhe sua rotina e lhe desvirtue dos estudos, como viajar por 2 semanas mundo afora (rs).

4 – Elimine as distrações ==> Se desconecte ou se afaste de tudo aquilo que possa lhe atrapalhar. Desligue seu celular (ou pelo menos coloque em modo avião), não discuta com quem não entende o esforço necessário para a aprovação em concurso, etc . Obs.: Use a moderação, né pessoal!? Não precisa deixar de ser amigo de ninguém! rs

5 – Atualize seu planejamento ==> Mantenha o dinamismo necessário ao seu estudo, avaliando suas fraquezas e reforçando-as, ajustando as horas dedicadas em cada disciplina, controlando seus resultados nos exercícios de forma a manter sempre um nível de conhecimento qualitativamente homogêneo.

Lembre-se: o aluno “dono” de uma vaga do seu concurso está comprometido, pronto e focado! Como você está?

Abraços e bons estudos!

Diogo Cardoso

Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e Coach no Estratégia Concursos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Adorei o incentivo!!!! Muito bom ler artigos assim para manter o foco!!!
    Luana em 12/11/16 às 13:43
  • Ótimo texto para quem está nessa vida tão complicada de concurseiro. Obrigada.
    Elaine Assis em 12/11/16 às 09:24
  • Valeu Diogo! Esses tópicos citados no texto são de muita importância!
    André em 11/11/16 às 20:20