Artigo

Estudo em Camadas

Utilize a metodologia do estudo em camadas para melhorar o seu desempenho em concursos.

O estudo em camadas é uma metodologia de estudo eficaz e dinâmica para concursos públicos composta por três fases.

Na 1ª camada, é preciso ter um entendimento geral sobre o assunto estudado.

Já na 2ª camada, utiliza-se questões de provas anteriores para direcionar o estudo para os assuntos mais relevantes. Somente avança-se de aula quando se atinge uma meta de desempenho em questões.

Por fim, na 3ª camada é preciso manter e aprofundar o desempenho em provas e questões. Em geral, essa fase está centrada na resolução de simulados e na elaboração de um material de síntese.

Estudo em camadas

Como realizar o estudo em camadas?

1º camada

A primeira fase do estudo em camadas é o momento para se ter o primeiro contato com o tema de estudo.

Para isso, faça uma leitura atenta do PDF da aula e tenha atenção especial para os tópicos que o professor destacar no material.

Entretanto, como esse é o seu primeiro contato com a teoria, não é razoável esperar uma compreensão profunda do conteúdo nesse momento. Também não é esperado que você saiba o que é mais relevante para fins de prova.

Assim, concentre-se em fazer uma leitura atenta, mas com ritmo, para adquirir uma visão geral da teoria.

Dessa forma, eu não recomendo que você elabore resumos nessa etapa do estudo, pois você não sabe, nesse momento, o que é mais relevante.

Além disso, os resumos exigem bastante tempo para serem elaborados e isso poderá comprometer o seu ritmo de evolução do conteúdo programático.

Veja como eu recomendo o uso de resumos na 2ª e 3ª fase do estudo em camadas.

Após o estudo da teoria, é preciso visualizar como a teoria é explorada por meio de questões de provas. Os cursos em PDF do Estratégia possuem dezenas de questões comentadas em cada aula.

Eu recomendo que se estude os comentários das questões do PDF. Não se preocupe com a sua taxa de acertos nessas questões. As questões do PDF serão úteis para que visualize como a teoria é exigida pelos examinadores. O mais relevante é examinar os aspectos e a forma que a teoria é “traduzida” em termos de questões objetivas.

Em síntese, na primeira camada você deverá fazer uma leitura atenta do PDF com o objetivo de capturar uma compreensão geral do conteúdo. Após isso, estude com atenção os comentários das questões do PDF sem se preocupar com o desempenho dessa amostra de questões.

Estudo por PDF versus videoaula

Em tese, o material escrito tem a vantagem de ser mais completo em comparação com a videoaula. Os cursos em PDF do Estratégia prezam pela completude e didática.

O mesmo professor que produz um material escrito e por videoaula conseguirá transmitir mais informação por meio de um texto comparado com o recurso audiovisual.

Por outro lado, a videoaula poderá ter a vantagem de uma maior didática no formato audiovisual e por uma maior capacidade de síntese.

Como regra geral, eu recomendo o estudo por um material escrito que possua a característica da completude e da didática.

A videoaula pode ser uma opção para disciplinas que você possua uma maior dificuldade de compreensão pelo material escrito ou quando haja um ganho significativo de compreensão pela didática do professor da videoaula.

Se você optar por videoaula para algum assunto, utilize as questões comentadas do material em PDF para a visualização da aplicação da teoria antes de avançar para o estudo da 2ª camada.

De todo modo, o “controle de qualidade” do que for estudado deverá ser auferido na segunda etapa do estudo em camadas.

2º camada

Após uma compreensão mais geral da teoria e da visualização da sua cobrança em questões de prova é preciso fixar o conteúdo e realizar um direcionamento para a revisão de maneira eficaz.

O estudo da teoria precisa ser complementado por meio de resoluções de blocos de questões para que se “tapem buracos de conhecimento”.

Na segunda fase do estudo em camadas você deverá aumentar a qualidade da compreensão da teoria, inclusive para que se aprofunde nos seus detalhes mais relevantes para fins de concurso.

Para isso, eu recomendo que se realize os seguintes passos:

Passo 01) Resolução de um bloco de 10 questões

  • Selecione no Sistema de Questões 10 questões utilizando filtros adequados
  • Resolva as questões como se fosse um simulado. Veja a resposta dos itens apenas ao final da bateria de questões
  • Estude todos os comentários das questões, inclusive daquelas que você acertou
  • Nessa primeira bateria de questões, utilize os comentários completos do professor. Dessa forma, você irá fazer uma revisão mais contextualizada do item estudado
  • Caso você sinta necessidade, faça uma revisão direcionada no material teórico que você utilizou na 1ª camada para aprofundar em um tema que você não compreendeu em um primeiro momento

Passo 02) Resolução de outro bloco de 10 questões

  • Siga as etapas do passo 01
  • Caso você consiga um desempenho igual ou superior a 80%, você estará habilitado a avançar de aula
  • Se você não conseguiu atingir a meta de desempenho, repita o processo do passo 01 com outro bloco de 10 questões
  • A partir do segundo bloco de questões, estude pelos os comentários curtos dos professores para ir direto no ponto da dúvida.
  • Entretanto, você poderá analisar o comentário completo quando sentir necessidade
  • Somente avance de aula quando você conseguir atingir a meta de desempenho

Observações sobre a 2ª camada

Avançar com segurança

Um dos maiores erros que eu percebo na preparação dos candidatos é avançar no conteúdo teórico sem que se tenha adquirido uma “proficiência” no que se estudou.

Eu não considero razoável a meta de 100%, pois algumas questões têm “peguinha” ou exigem um alto grau de memorização de alguns tópicos. Por outro lado, avançar de aula com um desempenho de, por exemplo, 60%, não me parece prudente. Empiricamente, 80% têm-se mostrado como uma meta exigente, mas exequível para muitos concursos.

Para concursos com notas de corte mais elevada, como concursos de nível médio de tribunais, eu recomendo a meta de 90% de acertos para avançar.

Métodos de memorização

Muitas pessoas têm a percepção de que “esquecem” do conteúdo rapidamente e, dessa forma, precisam realizar muitas revisões para poder “decorar” os assuntos.

O que eu observo é que a maioria das pessoas, na realidade, não adquiriu o conhecimento do estudo com o primeiro contato com a disciplina (mesmo considerando que ela faça dezena de questões)

Dessa forma, o aluno avança de conteúdo sem ter adquirido um nível de profundida necessário.

Esse problema fica aparente quando o aluno realiza um simulado e não obtêm um bom desempenho.

Se um aluno avançar de aula sem ter obtido uma proficiência o tempo e esforço serão maiores para atingir uma meta de desempenho comparado com a metodologia da 2ª camada.

Material para a revisão

Na segunda fase do estudo em camadas eu recomendo que o aluno complemente os resumos/mapas mentais dos cursos do Estratégia de acordo com o que ele possui mais dificuldade e para os pontos com maior incidência em provas anteriores.

Você pode fazer isso tanto pela impressão desse material e complementação escrevendo a mão nesse material ou inserindo anotações nos PDFs de material de síntese.

Uma outra ferramenta é a criação de cadernos de erros. Para cada tópico de uma disciplina, você pode criar um documento no Word é inserir os trechos do PDF mais relevantes. Além disso, você pode “printar” as questões que possuem maior incidência e que você possui mais dificuldade.

3ª camada

A terceira fase do estudo em camadas é realizada após o momento em que você conseguiu desempenho de pelo menos 80% em todos os assuntos de uma disciplina.

Veja os passos da terceira camada:

  • Passo 01: Recapitulação geral teórica. Irei apresentar alternativas para essa etapa, por ordem de extensão:
    • Resumos/mapas mentais elaborados pelos professores: Compilação dos principais aspectos teóricos da disciplina como um todo
    • Bizus estratégicos: O Bizu Estratégico é um PDF único (entre 30 e 50 páginas) por disciplina com os trechos historicamente mais exigidos em prova.
    • Passo Estratégico: O Passo Estratégico é um material em PDF direcionado para a revisão. Cada aula do Passo Estratégico possui os seguintes tópicos: a) Análise Estatística; b) Análise de Questões; c) Checklist de revisão; d) Pontos a destacar; e) Questionário de revisão
  • Passo 02: Resolução sistemática de questões
    • Após a revisão teórica, a melhor maneira para fazer a manutenção de conhecimento e aprofundar em temas não captados plenamente nas 1º e 2º camadas é por meio da resolução sistemática de questões
    • Você pode fazer simulados das disciplinas que você já concluiu o estudo da 1ª e 2ª camada.
    • Se você identificar um desempenho insatisfatório em alguma disciplina, o primeiro passo é mapear os tópicos com pior desempenho.
    • Após isso, faça blocos de questões utilizando a metodologia da 2ª camada para direcionar a sua revisão e elevar o seu nível de domínio
  • Passo 03: Complementar o seu material de revisão
    • A resolução de questões deve ser o seu guia para aperfeiçoar o seu material de questões
    • De forma análoga ao exposto no “Material de Revisão da 2ª camada”, você pode complementar os seus Materiais de Síntese e os Cadernos de Erros com os tópicos que você possui menor taxa de acertos nas questões

Conclusão

Aprender a estudar para concursos é um dos temas centrais para a aprovação.

A metodologia de estudo em camadas engloba o estudo da teoria, a resolução de questões e uma sistemática de revisão orientada a resultados.

Há muitas formas de se estudar para concursos. Entretanto, independente da metodologia que você utilizar, tenha em mente que o essencial é que você perceba uma evolução no seu desempenho em questões de prova.

Eu te convido a testar a metodologia de Estudo em Camadas e avaliar se é uma alternativa para você. Conta os resultados aqui no artigo ou nas minhas redes sociais.

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino) e no YouTube (Professor Solino)

Confira todos os meus artigos no Estratégia.

Forte abraço

Solino

ASSINE AGORA – Assinatura ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, não apareceu a aula.
    Patricia em 10/09/20 às 23:40
  • Olá Patrícia, eu conferi aqui e não ficou gravada. Irei apurar com o setor responsável. Se não aparecer me contacte via DM no instagram: @professor.solino Abs
    Guilherme Solino em 07/09/20 às 23:17
  • Professor, a monitoria do Bacen não ficou gravada? Não está no youtube , nem na minha área de aluno.
    Patricia em 07/09/20 às 09:13