Artigo

Boletim CACD #11: as principais notícias da semana relacionadas à Diplomacia (clipping)

Índice de Notícias

Pacto Global discute importância do saneamento básico na luta contra o novo coronavírus

Colômbia se torna oficialmente o 37º país membro da OCDE

AEB considera fundamental acordo Mercosul-UE para enfrentar a China no comércio internacional

Com coronavírus, acesso a abortos fica mais difícil nos EUA

Trump culpa China por propagação do coronavírus e diz que EUA estão investigando

COVID-19: Combate ao crime relacionado a produtos médicos falsificados

As incógnitas do 1 trilhão de euros da UE contra a crise

Futuro fundo de recuperação da UE chegará a € 1,5 bi

COVID-19: Refugiados sírios se adaptam ao isolamento em campos da Jordânia

COVID-19: ONU lidera proposta para ajudar 135 países a conseguir kits médicos vitais

FMI pede recuperação “verde” após crise do coronavírus

Trump diz que Brasil vive ‘momento difícil’ com gráfico de coronavírus ‘muito alto, quase vertical’

Espionagem contra jornalistas e políticos abala o Exército da Colômbia


Pacto Global discute importância do saneamento básico na luta contra o novo coronavírus

(27/04/2020) ONU  – Leia na íntegra

A falta de água e saneamento coloca bilhões de pessoas em risco de contaminação por coronavírus. De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem de mãos é uma defesa básica de primeira linha, sendo a forma mais eficaz de prevenir a propagação da COVID-19. Entretanto, a ONU estima que uma em cada três pessoas no mundo não tem acesso a água potável . Para discutir estes desafios, a Rede Brasil do Pacto Global promoveu nesta quinta-feira (23) o webinar COVID-19 e ODS6: A importância do saneamento básico para o combate ao coronavírus.

A iniciativa reuniu especialistas de diversas instituições para discutir como garantir o acesso à água potável e saneamento adequado às milhões de brasileiros e brasileiras que não possuem acesso a esses direitos básicos. Também foi discutido o que as empresas podem fazer para  minimizar o risco ao qual a população mais vulnerável está exposta, causado pela falta de infraestrutura de saúde e saneamento adequadas para lidar com a propagação do vírus.

Leia a notícia completa


Colômbia se torna oficialmente o 37º país membro da OCDE

(29/04/2020) RFI  – Leia na íntegra

“A adesão da Colômbia é uma prova tangível do nosso compromisso de reunir países que se esforçam para alcançar os mais altos padrões globais de políticas públicas, de modo a melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de seus cidadãos “, declarou o secretário geral da OCDE, Angel Gurría, em comunicado.

O país havia dado início ao pedido de adesão em 2013. O convite formal dos demais membros seria feito cinco anos depois, em maio de 2018. A essa altura, a Colômbia já havia passado por um processo de revisão por 23 comitês da OCDE, e introduzido reformas em sua legislação, além de práticas para se adaptar aos padrões da organização.

Leia a notícia completa


AEB considera fundamental acordo Mercosul-UE para enfrentar a China no comércio internacional

((28/04/2020) Comex do Brasil – Leia na íntegra

A concretização do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia (UE) é de pleno interesse de ambos os lados e o acordo é uma boa oportunidade para os dois blocos se  fortalecerem porque, indiretamente, ao se fortalecerem para se oporem à China, ambos estarão se fortalecendo.

A afirmação foi feita pelo presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, ao falar sobre o futuro do acordo assinado pelo Mercosul com a União Europeia  e que ainda terá que ser aprovado pelo Parlamento Europeu, pelos parlamentos dos estados-membros da União Europeia e também pelo parlamento brasileiro.

Leia a notícia completa


Com coronavírus, acesso a abortos fica mais difícil nos EUA

(26/04/2020) BBC, por Alessandra Corrêa – Leia na íntegra

Segundo as autoridades estaduais, o objetivo dessas medidas de emergência é reduzir o risco de exposição ao vírus e preservar leitos hospitalares e os escassos equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, necessários para as equipes médicas na linha de frente do combate à covid-19, a doença causada por esse vírus.

Os Estados Unidos são o principal epicentro da pandemia e, até este domingo (26/4), já registravam mais de 957 mil casos e mais de 54 mil mortes, segundo o monitoramento realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Leia a notícia completa


Trump culpa China por propagação do coronavírus e diz que EUA estão investigando

(28/04/2020) Reuters – Leia na íntegra

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que a China poderia ter contido o coronavírus antes que ele se espalhasse pelo mundo e disse que seu governo está conduzindo “investigações sérias” sobre o que aconteceu. 

“Estamos fazendo investigações muito sérias… Não estamos felizes com a China”, disse Trump em uma entrevista coletiva na Casa Branca. “Há muitas coisas pelas quais eles podem ser responsabilizados.” 

“Acreditamos que poderíamos ter impedido isso na fonte. Poderíamos ter impedido que se espalhasse tão rápido e não se espalharia por todo o mundo.” 

Leia a notícia completa


COVID-19: Combate ao crime relacionado a produtos médicos falsificados

((28/04/2020) ONU Brasil  – Leia na íntegra

A falsificação de produtos médicos é um crime que afeta todas as regiões do mundo e enfrentá-lo requer maior cooperação ao longo de toda a cadeia de fornecimento. Os medicamentos falsificados contêm substâncias nocivas e são uma ameaça à vida das pessoas.

Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apoia a integridade do sistema de fornecimento de produtos médicos, prevenindo e combatendo crimes relacionados a produtos médicos falsificados.

Durante a crise da COVID-19, os grupos de crime organizado se envolvem em crimes relacionados a produtos médicos falsificados, utilizando as mesmas técnicas empregadas no tráfico de outras mercadorias ilícitas. Eles se aproveitam do desejo das pessoas de encontrar uma cura para a COVID-19 e praticam a venda on-line destes produtos.

Leia a notícia completa


As incógnitas do 1 trilhão de euros da UE contra a crise

(29/04/2020) DW.com – Leia na íntegra

A UE não se cobriu de glória quando ficou clara a amplitude da crise de covid-19 na Europa no início de março. O problema do bloco pode ser exemplificado pela situação envolvendo Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, quando ela sugeriu que não era tarefa do banco ajudar a Itália no mercado de títulos. O comentário provocou a maior queda sofrida em uma década pelos títulos do governo italiano no período de um dia.
Tais erros prematuros podem explicar a urgência com a qual líderes da UE, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estão agindo. Após fortes críticas ao fracasso do bloco em coordenar uma resposta financeira, Von der Leyen deixou claro na semana passada que a UE está pronta para financiar um maciço fundo de resgate financeiro. “Não estamos falando de bilhões, estamos falando de trilhões”, disse ela à mídia, em referência ao fundo de resgate após uma reunião de líderes da UE na quinta-feira.

Leia a notícia completa


Futuro fundo de recuperação da UE chegará a € 1,5 bi

(30/04/2020) AFP.com – Leia na íntegra

O fundo de recuperação da União Europeia (UE), com o qual se deseja responder nos próximos anos à crise econômica devido ao coronavírus, deve atingir 1,5 trilhão de euros, estimou quarta-feira Paolo Gentiloni, comissário europeu para a Economia.

“Precisamos de um fundo de pelo menos 10% do nosso PIB, ou seja, cerca de 1,5 trilhão de euros”, disse Gentiloni em entrevista ao jornal francês Echos.

Leia a notícia completa


COVID-19: Refugiados sírios se adaptam ao isolamento em campos da Jordânia

(30/04/2020) ONU Brasil – Leia na íntegra

Em uma tarde ensolarada, a principal e habitualmente movimentada rua comercial do campo de Zaatari, na Jordânia – o maior campo de refugiados do Oriente Médio – fica estranhamente quieta. Um punhado de pessoas passa rapidamente carregando suprimentos, enquanto a maioria das centenas de lojas, que os moradores chamam ironicamente de Champs-Élysées, permanecem fechadas.

Como o restante da população de 10 milhões de habitantes do Reino, os quase 120 mil sírios que vivem em Zaatari e no outro campo principal da Jordânia, em Azraq, estão isolados desde 21 de março em resposta à ameaça da COVID-19. Porém, com tantas pessoas vivendo tão próximas e com acesso apenas às instalações básicas de saúde e saneamento, muitos temem o que acontecerá se o vírus chegar aos campos.

Ahmad Harb, refugiado de 35 anos, da província de Daraa no sul da Síria, que vive em Zaatari, contou por telefone que tudo está completamente quieto. “Não ouço mais vozes no meu bairro. Apenas silêncio. O mercado é diferente, tudo é diferente. As pessoas estão aterrorizadas, porque é uma coisa nova sobre a qual não sabem muito e esta é uma doença que pode se espalhar muito rapidamente”, comentou Harb.

Leia a notícia completa


COVID-19: ONU lidera proposta para ajudar 135 países a conseguir kits médicos vitais

(30/04/2020) ONU Brasil – Leia na íntegra

Uma grande iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU) está em curso para garantir suprimentos para equipamentos médicos fundamentais para 135 países de renda média que enfrentam a pandemia da COVID-19. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa da força-tarefa da COVID-19 segue um pedido direto do secretário-gera da ONU, António Guterres, para que a OMS coordene a resposta da Organização ao novo coronavírus.

Demanda 200 vezes maior do que o normal – O chefe de Apoio de Operações e Logísticas do Programa de Emergências em Saúde da OMS, Paul Molinaro, afirma que a iniciativa acontece em meio a falta global e sem precedentes de suprimentos críticos, preços estratosféricos e proibição de exportações.

Leia a notícia completa


FMI pede recuperação “verde” após crise do coronavírus

(30/04/2020) AFP.com– Leia na íntegra

 diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, defendeu nesta quarta-feira que a recuperação da crise do coronavírus seja respeitosa ao meio ambiente, em discurso durante uma conferência climática virtual.

“Se queremos que essa recuperação seja sustentável, se nosso mundo precisa se transformar para ser mais resiliente, temos que fazer o possível para promover uma ‘recuperação verde'”, disse Georgieva.

O fórum de Diálogo Climático de Petersberg, que abre o caminho para a Conferência Mundial do Clima, foi realizado virtualmente pela pandemia de coronavírus, que matou pelo menos 217.439 pessoas em todo o mundo.

Leia a notícia completa


Trump diz que Brasil vive ‘momento difícil’ com gráfico de coronavírus ‘muito alto, quase vertical’

(01/05/2020) BBC, por Mariana Sanches – Leia na íntegra

“Eu odeio dizer, mas o Brasil está muito alto, o gráfico está muito, muito alto. Lá em cima, quase vertical”, afirmou o americano, que seguiu: “O presidente do Brasil é realmente um bom amigo meu, um ótimo homem, mas eles estão vivendo um momento muito difícil”.

Trump mencionou a situação brasileira enquanto comentava o caso da Suécia, que segundo ele também tem tido números negativos na pandemia de coronavírus.

Leia a notícia completa


Espionagem contra jornalistas e políticos abala o Exército da Colômbia

(02/04/2020) El País – Leia na íntegra

Uma trama de espionagem contra jornalistas, correspondentes estrangeiros, políticos e advogados de direitos humanos. O Exército da Colômbia realizou entre fevereiro e dezembro de 2019 a vigilância de mais de 130 pessoas com o apoio logístico e econômico de uma agência de inteligência norte-americana, como denuncia um dos militares envolvidos. Os relatórios, publicados pela revista Semana, traçam os perfis de profissionais que, pela natureza de seu próprio trabalho, costumam ter acesso à informação confidencial. Essas pastas possuem números de telefone, “endereços de residência e trabalho, e-mails, amigos, familiares, filhos, colegas, contatos, infrações de trânsito e até locais de votação”, detalha a publicação.

Leia a notícia completa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.