Artigo

Boletim CACD #9: as principais notícias da semana relacionadas à Diplomacia (clipping)

Após acordo com EUA, Talibã anuncia que voltará a atacar tropas do governo afegão

Brasil condena ataque à Embaixada dos EUA na Tunísia

Coronavírus: imagens da Nasa mostram queda da poluição na China em meio ao surto

Brasil tem 433 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19

Como a tensão com o Congresso pode prejudicar planos do governo Bolsonaro

Anúncio de formação de governo de transição no Sudão do Sul

Brasil e Angola definem prioridades nas relações bilaterais

Lobby religioso ameaça direitos da mulher, alerta relator da ONU

Novo embaixador do Brasil nas Nações Unidas fala à ONU News

Por que os EUA cortaram sua taxa de juros em resposta ao coronavírus

Grupo parlamentar vai discutir relação entre Brasil e Argentina

Brasil retira diplomatas da Venezuela

Ação militar na Venezuela e ceticismo climático: o que defendem os senadores que Bolsonaro vai encontrar nos EUA

Bolsonaro chega aos Estados Unidos para encontro com Trump

Empresas adotam home-office por conta do coronavirus

Itamaraty remove 15 diplomatas e funcionários da Chancelaria da Venezuela


Após acordo com EUA, Talibã anuncia que voltará a atacar tropas do governo afegão

(02/03/2020) G1 – Leia na íntegra

Dois dias após a assinatura de um acordo histórico com os Estados Unidos, o Talibã anunciou nesta segunda-feira (2) o fim da trégua parcial de nove dias e a retomada dos ataques às forças de segurança afegãs.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, declarou que trégua, estabelecida em 22 de fevereiro, terminou e que as operações do grupo “voltarão ao normal”, de acordo com a agência France Presse.

“Nossos combatentes não atacarão as forças estrangeiras, mas nossas operações contra as forças do governo de Cabul continuarão”, declarou o porta-voz.

Leia a notícia completa


Brasil condena ataque à Embaixada dos EUA na Tunísia

(06/03/2020) Agência Brasil

O governo brasileiro condenou o ataque realizado hoje (6) à Embaixada dos Estados Unidos na Tunísia. A ação terminou na morte de um policial e deixou outros oito feridos. A posição foi expressa em nota oficial divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores no início da noite de hoje.

O episódio ocorreu na capital do país, Túnis. Dois homens-bomba teriam sido os responsáveis pelo ataque e que gerou explosões no local. Os dois autores morreram. A polícia tunisiana isolou o local, que ficou repleto de destroços.


Coronavírus: imagens da Nasa mostram queda da poluição na China em meio ao surto

(01/03/2020) BBC – Leia na íntegra

Os mapas da Nasa mostram níveis decrescentes de dióxido de nitrogênio este ano.

Isso ocorre em meio a um declínio recorde na atividade industrial da China, uma vez que as fábricas interrompem suas atividades numa tentativa de conter o coronavírus.

A China registrou quase 80 mil casos do vírus desde o início do surto.

Ele se espalhou para mais de 50 países, mas a grande maioria das infecções e mortes ocorre na China, onde o vírus surgiu no final do ano passado.

Leia a notícia completa


Brasil tem 433 casos suspeitos de infecção pelo Covid-19

(02/03/2020) Agência Brasil, por Marcelo Brandão – Leia na íntegra

O Brasil tem, atualmente, 433 casos suspeitos de coronavírus. O número de casos confirmados continua sendo dois, ambos em São Paulo. Todas as regiões do país têm casos suspeitos, sendo São Paulo o estado com o maior número de casos suspeitos, com 163. Até o momento, são 162 casos descartados, sendo que a maioria tinha Influenza A e Influenza B.

Ontem eram 252 casos suspeitos. O aumento do número de suspeitos tem relação com a mudança de metodologia do Ministério da Saúde para considerar um paciente suspeito. Desde o final de fevereiro, o ministério decidiu não fazer reanálise dos casos notificados como suspeitos pelas secretarias estaduais de saúde. Assim, a avaliação local é considerada pelo governo federal.

Leia a notícia completa


Como a tensão com o Congresso pode prejudicar planos do governo Bolsonaro

(02/03/2020) BBC, por André Shalders – Leia na íntegra

O alerta vem dos relatores de algumas dessas propostas na Câmara e no Senado — temas que vão desde o pacote de reformas do ministro da Economia, Paulo Guedes, até as mudanças no Código de Trânsito, assunto caro a Bolsonaro.

Parlamentares dizem que pretendem manter o calendário de votações dos projetos relatados por eles — mas repetem que a situação pode se complicar caso Bolsonaro insista em atacar o Legislativo.

Leia a notícia completa


Anúncio de formação de governo de transição no Sudão do Sul

(03/03/2020) Itamaraty.gov.br  – Leia na íntegra

O governo brasileiro saúda o estabelecimento, no último dia 22 de fevereiro, do Governo de Transição no Sudão do Sul, com base no Acordo Revitalizado sobre a Resolução do Conflito no país, assinado em 2018. O Brasil espera que os anseios de reconciliação e diálogo manifestados pelas partes continuem a pautar a transição política no país, a fim de que o processo que ora se inicia possa conduzir à formação de um governo democrático e representativo dos interesses e das aspirações do povo sul-sudanês.

Ao congratular a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) e a União Africana pela bem sucedida mediação no processo de paz sul-sudanês, o governo brasileiro reitera seu apoio aos esforços voltados à estabilidade e ao desenvolvimento do Sudão do Sul.

Leia a notícia completa


Brasil e Angola definem prioridades nas relações bilaterais

(03/03/2020) Agência Brasil, por Karine Melo  – Leia na íntegra

Reunião entre os chanceleres do Brasil, Ernesto Araújo e de Angola, Manuel Domingos Augusto, definiu nesta segunda-feira (2), em Brasília, as prioridades nas relações dos dois países. 

Com o governo angolano preocupado com a própria produção agrícola e também com a segurança alimentar, o Brasil vê em uma cooperação com o país africano na área de agricultura e agronegócio uma oportunidade de retomar parcerias entre os dois países. “Cada vez mais identificamos que essa é uma área-chave para uma renovação de um novo capítulo na parceria entre Brasil e Angola”, avaliou Araújo. Por muitos anos a cooperação entre Brasil e Angola foi marcada por obras de infraestrutura realizadas por empreiteiras brasileiras que saíram do país africano após denúncias de corrupção com Operação Lava Jato.

Leia a notícia completa


Lobby religioso ameaça direitos da mulher, alerta relator da ONU

(03/03/2020) UOL, por Jamil Chade  – Leia na íntegra

O Brasil é citado em um relatório submetido ao Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) entre países onde a religião é usada como justificativa para impedir que meninas e mulheres tenham acesso à educação sexual, assim como direitos reprodutivos e acesso à saúde sexual. Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, o país modificou sua política externa e de direitos humanos para levar em conta valores religiosos, conforme destacado pela ministra Damares Alves em visita recente a Genebra, na Suíça.

Leia a notícia completa


Novo embaixador do Brasil nas Nações Unidas fala à ONU News

(04/03/2020) ONU – Leia na íntegra

Neste Destaque ONU News Especial, Monica Grayley conversa com o novo embaixador do Brasil nas Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho. O diplomata, que já atuou em Bruxelas, Genebra, Quito e Nova Iorque, explica as prioridades para 2020.

E o sr. volta depois de 25 anos para as Nações Unidas. Como está sendo esse retorno? Mudou muita coisa?

Olha, muita coisa mudou. E muita coisa continua igual. Isso que me espanta um pouco porque muitos debates ainda se arrastam e são lentos, os procedimentos são parecidos.  Agora, em compensação, a agenda se intensificou de uma maneira extraordinária. Há 25 anos, tínhamos um ritmo muito pouco menos intenso do que se tem hoje.

Leia a notícia completa


Por que os EUA cortaram sua taxa de juros em resposta ao coronavírus

(04/03/2020) UOL – Leia na íntegra

As grandes economias do Ocidente têm colocado em marcha medidas para mitigar o impacto econômico do surto de novo coronavírus, à medida que o número de pessoas infectadas continua a avançar e desencadear quarentenas, fechamento de fábricas (sobretudo na China), rupturas em cadeias produtivas e restrições de viagens. A medida mais recente foi tomada pelo Banco Central dos EUA (Federal Reserve, o Fed), que, em caráter emergencial, cortou nesta terça-feira (03/03) suas taxas básicas de juros em meio ponto percentual, para uma faixa entre 1% e 1,25%.

Leia a notícia completa


Grupo parlamentar vai discutir relação entre Brasil e Argentina

(04/03/2020) Câmara dos Deputados – Leia na íntegra

O Grupo Parlamentar Brasil – Argentina recebe hoje o presidente da Câmara de Deputados da Argentina, Sérgio Massa, para debater o papel da diplomacia parlamentar no aprofundamento da relação entre os dois países.

Os parlamentares vão discutir também a tramitação do projeto de lei que cria a Comissão Bicameral Permanente de Integração e Cooperação entre Brasil e Argentina; estratégias de fortalecimento do Mercosul; e a relação entre os dois países como vetor de promoção da democracia na América do Sul.

Leia a notícia completa


Brasil retira diplomatas da Venezuela

(05/03/2020) UOL, por Jamil Chade – Leia na íntegra

Se recusando a dar explicações, o Itamaraty remove quatro funcionários de postos diplomáticos na Venezuela, num sinal que começa a ser interpretado dentro do próprio Ministério das Relações Exteriores como uma eventual preparação do Brasil para diminuir de forma drástica as atividades da embaixada e consulado no país vizinho. O movimento, segundo fontes no Itamaraty indicaram, ocorreria de forma sincronizada. A ideia era de que, em Brasília, houvesse uma retirada de diplomatas que representam Nícolas Maduro no Brasil. Não há, porém, fechamento de postos por enquanto.

Leia a notícia completa


Ação militar na Venezuela e ceticismo climático: o que defendem os senadores que Bolsonaro vai encontrar nos EUA

(06/03/2020) BBC, Julia Gragnani – Leia na íntegra

Apesar da confirmação de que o presidente dos EUA, Donald Trump, e Bolsonaro irão jantar na residência do americano em Mar-a-Lago, os anfitriões iniciais de Bolsonaro no país eram esses políticos locais da Flórida, além do prefeito de Miami, Francis Suarez.

Na viagem, que se estenderá de sábado, quando o presidente deve chegar a Palm Beach à tarde, até terça, Bolsonaro visitará instalações militares em Miami, participará de seminário empresarial e encontrará a comunidade brasileira e um grupo de pastores na Flórida. Também irá visitar uma fábrica da Embraer na cidade de Jacksonville. Uma comitiva ministerial vai acompanhá-lo.

Leia a notícia completa


Bolsonaro chega aos Estados Unidos para encontro com Trump

(07/03/2020) G1 – Leia na íntegra

O presidente Jair Bolsonaro chegou na tarde deste sábado (7), por volta das 17h40, aos Estados Unidos para uma viagem de quatro dias ao estado da Flórida, onde terá um novo encontro com o presidente norte-americano Donald Trump.

Os dois presidentes devem jantar neste sábado no resort de Trump em Mar-a-Lago. O próprio Trump confirmou a informação, que era tratada como “possibilidade” no Palácio do Planalto.

Leia a notícia completa


Empresas adotam home-office por conta do coronavirus

(07/03/2020) Agência Brasil, por Alana Gandra

Empresas nacionais como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já começaram a adotar medidas internas em razão da epidemia do novo coronavírus. O banco recomendou que todos os funcionários que voltarem de viagem de férias ou de trabalho deverão ficar em quarentena obrigatória de 14 dias corridos.

Os empregados que estiverem bem de saúde adotarão o sistema de trabalho remoto, ou seja, trabalharão em suas casas, pelo mesmo período de tempo. Já os funcionários que apresentarem algum sintoma do vírus, como tosse, dificuldade respiratória, falta de ar ou febre, deverão procurar a assistência médica, antes do retorno ao trabalho.


Itamaraty remove 15 diplomatas e funcionários da Chancelaria da Venezuela

(05/03/2020) ÉPOCA – Leia na íntegra

O governo brasileiro removeu quatro diplomatas e outros 11 oficiais e assistentes de chancelaria na Venezuela. As medidas foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira.

Dois diplomatas foram removidos da embaixada brasileira em Caracas, um do consolado-geral do Brasil na cidade e outro do consulado brasileiro em Ciudad Guayana.

Leia a notícia completa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.