Artigo

FGV PMSP Oficial – Dicas de Geografia e questões comentadas da nova banca

FGV PMSP Oficial – Veja as tendências para a prova de Geografia.

FGV PMSP Oficial é uma parceria que dará certo. A nova Banca escolhida para realizar o certame do cargo de oficial da PMSP é a Fundação Getúlio Vargas.

A banca faz poucos concursos com a disciplina de Geografia, então busquei questões em vários exames aplicados pela Fundação Getúlio Vargas, e adaptei à realidade dos concursos policiais. A carreia de Oficial é prestigiada e muito disputada, então a exigência nos conteúdos de ciências humanas será alta.

A Fundação Getúlio Vargas tracidionalmente cobra bastantes conceitos clássicos da geografia nos exames que aplica, e são questões inteligentes e interpretativas, que exigem a leitura de textos, mapas e gráficos. A FGV PMSP Oficial será certamente um exame muito conceitual e atual, com questões sobre economia, demografia e aspectos naturais do Brasil, bem como os principais conceitos da Geografia Geral e das Atualidades.

Conheça nossos pacotes completos para a PMSP

Temas muito recorrentes na FGV e apostas para FGV PMSP Oficial

Conheça meu curso de Geografia para PMSP

FGV PMSP Oficial Aposta 1: A desconcentração industrial no Brasil e no Mundo. Esse tema envolve a compreensão de alguns aspectos da Globalizção e da Guerra Fiscal entre os estados e municípios brasileiros, que disputam investimentos oferecendo vantagens fiscais e infraestrutura para as industrias se instalarem em seus territórios. Como hoje predomina o Toyotismo, ou capitalismo flexível, e a tecnologia da descentralização da produção, a região nordeste, Centro Oeste e Sul passaram a receber maiores investimentos. 

FGV PMSP Oficial Aposta 1.1 Relacionar a Globalização, o Toyotismo e a industrialização em escala global, pois é a Ásia, especialmente a China, que é  fabrica do mundo atualmente, pois a industria se deslocou dos países desenvolvidos para os países emergentes. Os paises desenvolvidos tem tido cada vez menos fábricas, ao ponto de alguns autores sugerirem uma desindustrializção dos países desenvolvidos, que hoje se caracterizam por serem “sociedades do conhecimento” ou “sociedades pós industriais”, e a origem dos capitais e tecnologias. Esse tema é quente pois explica por exemplo, as medidas protecionistas de Donald Trump, que quer atrair novamente as fábricas para o território dos EUA.

FGV PMSP Oficial Aposta 2: Agropecuária e agronegócio. O Brasil é um dos grandes exportadores mundiais de commodities, e entre os principais produtos brasileiros, os que são mais incidentes nas provas de concurso, são a cana de açucar, o café, a soja e a fruticultura irrigada, principalmente no vale do Rio São Francisco. O maior rebanho nacional é de gado para corte e os dois maiores rebanhos nacionais estão no MT e no RS. A soja transgênica foi liberada em 2005 através da lei de Biossegurança, e foi o principal produto responsável pelo avanço da fronteira agrícola, que hoje avança sobre as bordas da floresta amazônica. Neste avanço o cerrado foi o principal bioma desmatado, ao ponto de tornar-se um hostspot

FGV PMSP Oficial Aposta 3: Aspectos naturais. Este assunto é muito amplo, então é importante que você domine os principais conceitos geográficos ligados ao clima, relevo, vegetação e hidrografia. São muitos conteúdos é é importante que você conheça os principais mecanismos de funcionamento da natureza. 

FGV PMSP Oficial Aposta 3.1 O candidato deve conhecer o conjunto das caracteristicas naturais do Brasil e seus “Domínios morfoclimáticos”, que são o conjunto da paisagem natural. Por exemplo, São Paulo está localizado no domínio dos Mares de Morros, ou seja, planaltos levemente ondulados, de origem cristalina, cobertos por Mata Alântica. São nas áreas favelizadas em SP, MG e RJ, que ocorrem maiores deslizametos, pois além de tudo, o clima é tropical possui o verão muito úmido, o que explica a ocorrência de tragédias -deslizamentos- em janeiro.

FGV PMSP Oficial Aposta 4 Os principais impactos ambientais devido à ação antrópica (ação do homem sobre a superfície), como a erosão e a perda de solo, que é um dos grandes probleemas ambientais do século, também a contaminação dos recursos hídricos por agrotóxicos, e os principais problemas ambientais urbanos, como as ilhas e calor as enchentes.

FGV PMSP Questões comentadas da banca

1. (FGV PMSP Oficial 2020 Simulado) Basta um peteleco para causar um efeito dominó em sua biodiversidade. E além do Brasil, a região cobre mais oito países. Esse bioma agora está sob ameaça de seis barragens que podem ser construídas nos Andes por nossos vizinhos, o que pode gerar consequências trágicas. A região andina abrange somente 11% desta bacia, mas fornece 93% dos sedimentos e a maior parte dos nutrientes levados por seus rios.

(www.umagotanooceano.org. Adaptado)

O excerto refere-se à biodiversidade
a) do Cerrado.
b) da Mata Atlântica.
c) da Caatinga.
d) da Amazônia.
e) do Pantanal.

ANA Agencia nacional de águas

O rio Amazonas é o maior do mundo, tanto em volume de água, quanto em comprimento, que é estimado em 6.900 km e a cada segundo escoa uma média de 210.000 metros cúbicos de água e 31 toneladas de sedimentos no Oceano Atlântico, vindos principalmente de sua nascente e seu alto curso nos altiplanos andinos. A bacia banha oito países e a maior parte, em torno de 64% estão em território brasileiro, e comporta 80% do volume de água do Brasil. Desde sua nascente, na Cordilheira dos Andes, no Peru, o rio Amazonas recebe vários nomes, como Apurimac, Ucayali, Marañon e Solimões.
[D]

2. (FGV PMSP Oficial 2020 Simulado)

Avaliando conhecimentos acerca da produção rural no Brasil, é correto afirmar que as diferenças entre a faixa litorânea nordestina e o oeste paulista residem
a) nos programas de qualificação profissional, reflexo da maior produtividade no sul do país.
b) na dimensão dos mercados consumidores, restrito no Nordeste brasileiro.
c) na adoção de zonas francas, sobretaxando a produção realizada no Nordeste.
d) na instituição de parcerias público-privadas, potencializando os cultivos em São Paulo.
e) nos diferentes modelos de exploração, intensiva na porção centro-sul do país.

A cana de açúcar foi o primeiro produto a ser cultivado no país. No século XVI, os portugueses implantaram o modelo de plantation, ou seja, grandes latifúndios, monocultores, com a produção voltada para a exportação. Até hoje a zona da mata nordestina tem a cana como principal produto, mas apesar da modernização, ainda há muitos cultivos que usam técnicas tradicionais da produção.
Nos últimos 15 anos o etanol combustível tornou-se cada vez mais usado nos automóveis, e a produção de álcool recebeu grandes incentivos do Estado. O maior polo produtor de cana de açúcar do país é a cidade de Ribeirão Preto, no nordeste de São Paulo. O Centro Sul como um todo aumentou expressivamente a produção, o que está diretamente ligado ao agronegócio mais moderno do país, com lavouras mecanizadas, alto consumo de agrotóxicos e alta produtividade. Basicamente para respondermos a questão, era somente identificar que o agronegócio desenvolvido no centro sul é mais moderno.
A maior produtividade é devido à modernização constante do agronegócio (não devido programas de qualificação profissional). A produção do plantations , via de regra é voltada para a exportação, mas a cana é para abastecer o mercado interno de combustível, e exportamos açúcar. O mercado consumidor é grande em todas as faixas litorâneas do pais, que são mais urbanizadas, desenvolvidas e possuem a maior frota de automóveis (do norte até o sul).

[E]

3. (FGV PMSP Oficial 2020 Simulado)

Fala-se muito hoje sobre a disputa de estados e municípios pela busca por empresas para se instalarem lucrativamente. A realidade é que, do ponto de vista das empresas, o mais importante é que nos pontos onde desejam se instalar haja um conjunto de circunstâncias vantajosas. Trata-se, na verdade, de uma busca por municípios produtivos.
(Milton Santos e Maria L. Silveira. O Brasil, 2006. Adaptado)

A disputa entre estados e municípios descrita no excerto corresponde
a) à especulação fundiária, na qual um dos benefícios é o alto valor da terra.
b) à guerra fiscal, na qual um dos benefícios é a isenção de impostos.
c) à desregulamentação econômica, na qual um dos benefícios é a livre iniciativa das empresas.
d) à guerra regional, na qual um dos benefícios é a flexibilização da produção.
e) à economia de mercado, na qual um dos benefícios é o mercado consumidor.

O nome que damos à competição entre estados e municípios para atrair investimentos através do oferecimento de vantagens locacionais, tais como isenções fiscais e infraestrutura, é Guerra Fiscal.
A Guerra Fiscal tornou-se cada vez maior após os anos 90, quando o Brasil passou por uma abertura do mercado aos investidores internacionais, e foi integrado na economia global. A busca de menores custos de produção associados com as novas tecnologias Toyotistas, que permitem a produção descentralizada, permitiu a desconcentração industrial.
O caso mais emblemático do país é a desconcentração industrial da indústria automobilística, que até a década de 90 ficava concentrada no Sudeste e hoje se desconcentrou para o Sul (Paraná) , Centro Oeste em Goiás (devido à proximidade da Hidrovia Tietê-Paraná, que permite escoar a produção para o Mercosul) e no Nordeste.
Exemplos:
• FCA (FIAT + Crysley) em Goiana em Pernambuco, na região metropolitana de Recife.
• Ford em Camaçari na Bahia, na região metropolitana de Salvador.
• Hyndai em Catalão, em Goiás.
A produção automobilística brasileira vende principalmente seus produtos para o Mercosul. O Brasil exporta automóveis de passeio e importa automóveis de carga e autopeças.
[B]

4. (FGV PMSP Oficial 2020 Simulado)

Leia o excerto e analise a imagem.

O experimento constitui-se por lâminas ou placas de metal galvanizado que fecham três lados de um retângulo com um quarto lado posicionado na parte mais baixa da área de amostragem, na qual se instala uma calha coletora, também construída por lâmina de ferro. A calha, por sua vez, é conectada a tambores por saídas laterais. O trabalho do pesquisador é coletar, a cada chuva, o volume de água e sedimentos armazenados na calha e nos tambores, medindo-os, secando-os e pesando-os em balança de precisão.

A partir de conhecimentos sobre técnicas de conservação dos solos, é correto afirmar que no experimento
a) o escoamento superficial será menor no solo sem vegetação.
b) o tambor do solo sem vegetação apresentará maior quantidade de sedimentos.
c) o processo erosivo será interrompido no solo com vegetação.
d) o escoamento superficial será maior no solo com vegetação.
e) o tambor do solo com vegetação apresentará maior quantidade de sedimentos.

Esta questão é simples e exige que identifique o conceito de erosão e perda de solo, numa experiência apresentda no enunciado. As raízes da vegetação são essenciais para dar sustentação ao solo, como por exemplo as matas ciliares (às margens dos grandes e médios rios), que impedem que as margens desbarranquem, ou seja, a vegetação é essencial para controlar a erosão. O solo exposto será mais rapidamente degradado, pois a ausência de vegetação, cujas raízes se entremeiam ao solo, faz o impacto das chuvas ser maior, pois a água bate diretamente na superfície do solo exposto, e acelera o processo erosivo.
Na prova FGV PMSP Oficial pode aparecer uma questão sobre o processo erosivo nas grandes cidades, por exemplo, nas tragédias de desabamentos de casas nos morros.

Podemos eliminar as alternativas a seguir pois: [A], porque o escoamento superficial será maior; [C], porque a erosão ainda ocorrerá em solo com vegetação, contudo, em menor quantidade; [D], porque ocorrerá maior infiltração da água no solo com vegetação; [E], porque o solo com vegetação resultará em menor quantidade de sedimentos.

[B]

É isso aí pessoal, ficamos por aqui. Qualquer dúvida, me siga no instagram e entre em contato comigo.

Um grande abraço, bons estudos e foco no sucesso !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.