Artigo

Concurso PCDF Escrivão: Tema de Redação 70

Oi, oi, oi! A mobilidade urbana sempre aparece como assunto de redação, mas vamos associar dois fatores: trânsito e qualidade de vida. Vamos para o tema de redação para o Concurso PCDF Escrivão!

Proposta de Redação 70

A carga horária de trabalho, a violência, a instabilidade financeira, os problemas familiares e de relacionamento, o rápido crescimento das cidades e da população e o trânsito são fatores que fazem aumentar o nível de estresse do ser humano, um elemento presente na vida moderna que cronicamente pode causar danos à saúde física e mental.

Quando falamos especificadamente do trânsito das grandes cidades, o assunto é de cunho econômico, ambiental, saúde pública e mobilidade urbana. O aumento na renda possibilitou que muita gente comprasse carro, mas o investimento em infraestrutura não acompanhou o ritmo, o que resultou em um número elevado de veículos e consequentemente em um trânsito caótico. O fato da pessoa perder horas do seu dia em um engarrafamento, pode afetar todo o seu dia e inclusive seu trabalho.

O problema estende também aos usuários do transporte público, sua precariedade e escassez de investimentos, número reduzido de linhas no trajeto, poucos veículos disponíveis, elevado tempo de espera, o fato de que certas vezes o usuário passa a viagem toda em pé, a necessidade de fazer conexões, e a possibilidade de assalto e assédio, tornam o seu uso difícil e demorado.

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/o-transito-como-influenciador-na-produtividade-do-trabalho/

Tendo o texto acima apenas como motivador, desenvolva uma dissertação sobre o tema:

Mobilidade urbana em crise: tráfego intenso e baixa qualidade de vida

Para o seu texto, aborde, obrigatoriamente, os seguintes aspectos:

  1. Comente sobre o crescente número de engarrafamentos no trânsito nos grandes centros urbanos[9,00]
  2. Discorra acerca dos reflexos na qualidade de vida dos habitantes em decorrência do transporte público nos grandes centros [10,00]
  3. Explane sobre algumas formas de amenizar e/ou solucionar os problemas no trânsito dos centros urbanos [10,00]

Venha conhecer nosso curso das discursivas para o Concurso PCDF Escrivão em https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/correcao-analitica-de-discursivas-p-pc-df-escrivao-3-correcoes-por-aluno-pos-edital/

Abraços,

Janaina Arruda (@profa.janaina.arruda)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.