Artigo

Como ingressar na Aeronáutica

Conheça as formas de ingressar na Aeronáutica e as possibilidades de concursos para se tornar um militar das Forças Armadas.

Olá, aluno(a)!

Esta é a terceira de uma série de três artigos que foram feitos para explicar a você todas as formas para ingressar na Marinha, no Exército e na Aeronáutica.

O primeiro tratou acerca da Marinha do Brasil e o segundo, do Exército Brasileiro. Vale a pena a leitura, pois também apresentam excelentes oportunidades para quem deseja seguir a carreira militar.

Assim, para finalizar a série, segue o último artigo, que se refere à Força Aérea Brasileira (FAB).

Ingressar na Aeronáutica - Fonte: CIAAR - Desfile em continência à Bandeira
Como ingressar na Aeronáutica – Fonte: CIAAR – Desfile em continência à Bandeira

Sobre as Forças Armadas

Já foi feita uma breve introdução acerca das Forças Armadas nos dois primeiros artigos, mas, se você quer mesmo fazer parte das FFAA, precisa ter estas informações “na ponta da língua”.

As Forças Armadas (FFAA) são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, sendo instituições nacionais permanentes e regulares. Sua organização é com base na hierarquia e na disciplina, possuindo como autoridade suprema o Presidente da República. Isso é o que prevê o art. 142, caput, da Constituição Federal de 1988.

Além disso, a Carta Magna define que as FFAA destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Assim, os membros das FFAA, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores da Pátria e são denominados militares.

A Força Aérea Brasileira foi criada em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, momento em que a FAB incorporou os equipamentos aéreos e pessoal da Marinha, do Exército e do então Departamento de Aviação Civil (DAC).

Sua missão constitucional é a de manter a soberania do espaço aéreo nacional, por meio da prevenção e do impedimento da prática de atos hostis ou contrários aos interesses do país.

Além disso, dentre as atribuições da FAB, incluem-se: o provimento da segurança da navegação aérea; a operação do Correio Aéreo Nacional; o apoio logístico, de inteligência, de comunicações e instrução na repressão a delitos que envolvam o uso do espaço aéreo e as áreas aeroportuárias; além do controle do espaço aéreo brasileiro em cooperação com os organismos de fiscalização competentes.

Formas de Ingressar na Aeronáutica

Inicialmente, importante esclarecer que há diversos meios para ingressar na Aeronáutica, assim como na Marinha e no Exército, não só pelo serviço militar obrigatório.

Outro relevante ponto é que essas oportunidades de ingressar na Aeronáutica são acessíveis aos diversos níveis de escolaridade, idade e sexo, conforme será explicado a seguir.

Aqui, as formas de ingresso na Aeronáutica serão organizadas por nível de escolaridade. Avante!

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: ENSINO SUPERIOR

Para ingressar na Aeronáutica por este meio de acesso, o candidato já deve ter concluído o ensino superior numa instituição civil e realizar concurso público de acordo com a sua área de formação.

A seguir, serão abordados os meios para ingressar na Aeronáutica para quem já possui uma graduação. Todas as modalidades citadas na sequência são realizadas pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR):

  • EAOAP (Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica);
  • CAMAR (Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica);
  • CAFAR (Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica);
  • EAOEAR (Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica);
  • CADAR (Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica); e
  • EIAC (Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães da Aeronáutica).

E, atenção, todos os Cursos e Estágios para Oficiais tiveram o edital para o ano 2021 publicados no último dia 5.

As inscrições estão abertas de hoje (10)
até o dia 27 de fevereiro.

A previsão é que as provas escritas ocorram no dia 17 de maio.

EAOAP – Estágio de Adaptação de Oficiais de Apoio da Aeronáutica

O Quadro de Oficiais de Apoio (QOAP), do Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, destina-se a suprir as necessidades de Oficiais de Apoio, para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções afetas aos profissionais das diferentes especialidades, nas Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica.

Requisitos

O candidato interessado deve possuir alguns requisitos para que seja possível o seu ingresso na Aeronáutica no Quadro de Oficiais de Apoio.

Aqui, assim como para qualquer outro estágio destinado a formar Oficiais, há necessidade de ser brasileiro nato por expressa disposição constitucional.

Ademais, há limitação de idade: possuir no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 32 (trinta e dois) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Já, com relação ao sexo, não há limitação, sendo o acesso permitido a homens e mulheres, desde que aptos, física e mentalmente, para assumirem as diversas funções inerentes à carreira militar. Além de que devem atender aos pré-requisitos, às condições e às normas estabelecidas nas Instruções Específicas do Exame de Admissão ao EAOAP.

Por fim, o candidato deve possuir formação de nível superior em alguma das áreas de interesse da Força, que seja compatível com as seguintes especialidades:

  • Administração;
  • Análise de Sistemas;
  • Biblioteconomia;
  • Ciências Contábeis;
  • Enfermagem;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Serviços Jurídicos; e
  • Serviço Social.

Vagas

Como dito, Exame de Admissão – EA EAOAP 2021 –está com inscrições abertas e disponibilizou 10 vagas assim distribuídas:

Como ingressar na Aeronáutica - vagas para o EAOAP 2021
Como ingressar na Aeronáutica – vagas para o EAOAP 2021

Etapas

O Exame de Admissão é composto por oito etapas:

  • Provas Escritas  de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação;
  • Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
  • Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares
  • da Aeronáutica;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  • Validação Documental.

Situação do militar durante e após o Estágio de Adaptação

No ato da matrícula no Estágio de Adaptação, o candidato será declarado Primeiro-Tenente Estagiário, já fazendo jus à remuneração devida ao respectivo posto.

Após a conclusão do Estágio, será nomeado Primeiro-Tenente, passando a fazer parte do Quadro de  Oficiais, na  especialidade para qual realizou o Exame.

Essa informação serve para todos os demais Quadros de Oficiais da Aeronáutica.

EAOEAR – Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica

O Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) é um estágio que tem a finalidade de adaptar, às peculiaridades da Força, engenheiros, já plenamente habilitados nas respectivas especialidades/engenharias, que ingressam no Comando da Aeronáutica para serem Oficiais de carreira.

Esses Engenheiros são capacitados para o desempenho das atividades técnicas específicas do Serviço de Engenharia da Aeronáutica, bem como para o exercício de funções administrativas e de chefia afetas aos profissionais de engenharia nas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica.

Requisitos

Os requisitos para que seja possível ao interessado ingressar na Aeronáutica no Quadro de Oficiais Engenheiros são: ser brasileiro nato; não completar 36 (trinta e seis) anos de idade no ano da matrícula e possuir formação na área de Engenharia de interesse da Força:

  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Metalúrgica;
  • Engenharia Química; e
  • Engenharia de Telecomunicações.

Com relação ao sexo, não há limitação, sendo o acesso permitido a homens e mulheres.

Vagas

O Exame de Admissão – EA EAOEAR 2021 –  que está com inscrições abertas, disponibilizou 20 vagas assim distribuídas:

Como ingressar na Aeronáutica - vagas para o EAOEAR 2021
Como ingressar na Aeronáutica – vagas para o EAOEAR 2021

Etapas

As etapas são iguais às do Exame de Admissão do Quadro de Apoio (EAOAP).

CAMAR – Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica

O Quadro de Oficiais Médicos, do Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, destina-se a suprir as necessidades de Oficiais Médicos de Carreira, para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções afetas aos profissionais de medicina, bem como a direção das atividades relativas à função logística de Saúde, nas Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica.

Requisitos

Os requisitos para que seja possível ao interessado ingressar na Aeronáutica no Quadro de Oficiais Médicos são: ser brasileiro nato; não completar 36 (trinta e seis) anos de idade no ano da matrícula e possuir formação na área de Medicina de interesse da Força, que são diversas:

Anestesiologia, Anatomia Patológica, Cancerologia Clínica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Hemoterapia, Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Nuclear, Neurocirurgia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologista e Urologia.

Também não há limitação com relação ao sexo, sendo o acesso permitido a homens e mulheres.

Vagas

O Exame de Admissão – EA CAMAR 2021,  que está com inscrições abertas, disponibilizou 102 vagas distribuídas entre as mais diversas especialidades, destacando-se: 16 vagas para Medicina de Família e de Comunidade, 8 para Anestesiologia, 6 para Otorrinolaringologia e 6 para Psiquiatria. A lista completa está no edital divulgado no site da FAB.

Etapas

O Exame de Admissão é composto por nove etapas:

  • Provas Escritas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Especializados e Redação;
  • Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
  • Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares
  • da Aeronáutica;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Prova Prático-Oral (PPO);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  • Validação Documental.
como ingressar na Aeronáutica - CIAAR realiza treinamento de saúde operacional e exercício de campanha - 5-4-19
CIAAR realiza treinamento de saúde operacional e exercício de campanha – Fonte: CIAAR

CADAR – Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica

O Quadro de Oficiais Dentistas, do Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, destina-se a suprir as necessidades de Oficiais Dentistas de Carreira, para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções afetas aos profissionais de odontologia, nas Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica.

Requisitos

Os requisitos para que seja possível ao interessado ingressar na Aeronáutica no Quadro de Oficiais Dentistas são: ser brasileiro nato; não completar 36 (trinta e seis) anos de idade no ano da matrícula e possuir formação na área de Odontologia de interesse da Força, que são diversas:

Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Dentística, Endodontia, Implantodontia, Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontopediatria e Periodontia.

Também não há limitação com relação ao sexo, sendo o acesso permitido a homens e mulheres.

Vagas

O Exame de Admissão – EA CADAR 2021, que está com inscrições abertas, disponibilizou 10 vagas assim distribuídas:

Como ingressar na Aeronáutica - vagas para o CADAR 2021
Como ingressar na Aeronáutica – vagas para o CADAR 2021

Etapas

As etapas do Exame de Admissão são iguais às do CAMAR, explicadas anteriormente.

CAFAR – Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica

O Quadro de Oficiais Farmacêuticos, do Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica, destina-se a suprir as necessidades de Oficiais Farmacêuticos de Carreira, para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções afetas aos profissionais de farmácia, nas Organizações Militares (OM) do Comando da Aeronáutica.

Requisitos

Os requisitos para que seja possível ao interessado ingressar na Aeronáutica no Quadro de Oficiais Dentistas são: ser brasileiro nato; não completar 36 (trinta e seis) anos de idade no ano da matrícula e possuir formação nas especialidades farmacêuticas de interesse da Força: Farmácia Bioquímica, Farmácia Hospitalar e Farmácia Industrial.

Também é permitido o acesso a ambos os sexos.

Vagas

O Exame de Admissão – EA CAFAR 2021, que está com inscrições abertas, disponibilizou 4 vagas assim distribuídas:

Como ingressar na Aeronáutica - vagas para o CAFAR 2021
Como ingressar na Aeronáutica – vagas para o CAFAR 2021

Etapas

As etapas do Exame de Admissão são iguais às do CAMAR, explicadas anteriormente.

NÍVEL DE ESCOLARIDADE: ENSINO MÉDIO (TÉCNICO)

A Aeronáutica também possui quadros que exigem apenas o nível médio técnico.

A Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) destina-se a formar Sargentos, possuindo dois cursos:

  • Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS); e
  • Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS).

Neste artigo, abordaremos apenas o primeiro – EAGS, pois o CFS está sob a responsabilidade do Estratégia Vestibulares.

Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS)

Como o próprio nome já diz, a EAGS forma Sargentos da Aeronáutica.

O Quadro de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica tem como objetivo suprir as necessidades de Graduados para o preenchimento de cargos e para o exercício de funções técnico-especializadas de interesse do Comando da Aeronáutica.

Requisitos

Os requisitos para que seja possível ao interessado ingressar na Aeronáutica no Quadro de Sargentos são: ser brasileiro nato ou naturalizado; não ter menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 25 (vinte e cinco) anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. Com relação ao sexo, não há limitação, sendo o acesso permitido a homens e mulheres.

Também é exigida formação técnica nas seguintes especialidades:

  • Especialista em Eletrônica (GBET): Responsável pela manutenção, instalação e inspeções de equipamentos eletrônicos, radares, microcomputadores e de telefonia.
  • Especialista em Administração (GSAD): Elabora e confecciona documentos de correspondência oficial e outros atos administrativos.
  • Especialista em Eletricidade (GSEL): Executa serviços de instalação e reparos de linhas elétricas de alta e baixa tensão e equipamentos elétricos, faz a manutenção de rede elétrica predial e instalações aeroportuárias.
  • Especialista em Enfermagem (GSEF): Trabalha em estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais lidando com pessoas, pacientes e equipamentos relacionados a saúde. Executa serviços laboratoriais e opera equipamentos de raios x.
  • Especialista em Música (GSMU): Integra Bandas de Música e Bandas Marciais, tocando instrumentos de sopro ou percussão, participa de treinamentos, formaturas e desfiles do Cerimonial Militar, ministra instrução teórica e prática de música e de canto. 
  • Especialista em Obras (GSOB): Executa serviços de apoio a engenharia civil e a arquitetura, analisa plantas, elabora relatórios gráficos, tabelas e possui conhecimento da legislação do código de obras, operacionaliza técnicas de pavimentação e efetua levantamentos topográficos.
  • Especialista em Informática (GSIN): Gerenciam os sistemas de informática e as soluções de web utilizados na Força Aérea, além de dar suportes em servidores, redes e equipamentos de hardware.

Vagas

O Exame de Admissão – EA EAGS 2021 está com inscrições abertas até o dia 12 de fevereiro.

São 125 vagas assim distribuídas:

Como ingressar na Aeronáutica - vagas para o EAGS 2021
Como ingressar na Aeronáutica – vagas para o EAGS 2021

Etapas

O Exame de Admissão é composto por sete etapas, quais sejam:

  • Provas Escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade a que concorre o candidato);
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Prova Prática da Especialidade (PPE);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC), para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos; e
  • Validação Documental.

Sobre o Estágio

O Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica (EAGS) é ministrado sob regime de internato militar na EEAR, em Guaratinguetá-SP, com duração aproximada de 1 (um) ano e abrange instruções nos Campos Militar e Técnico-Especializado

Situação do militar durante e após o Estágio de Adaptação

No ato da matrícula no Estágio de Adaptação, o candidato passará à situação de Aluno (Praça Especial), já fazendo jus à remuneração devida ao respectivo posto.

Após a conclusão do Estágio, será promovido a Terceiro-Sargento, passando a fazer parte do Quadro de  Praças, podendo fazer carreira até a graduação de Suboficial, a mais alta dos Graduados.

Como ingressar na aeronáutica - Formatura EEAR - Foto: Ten. Candiani
Como ingressar na aeronáutica – Formatura EEAR – Foto: Ten. Candiani

Benefícios

Assim como nas demais Forças, a Aeronáutica também confere muitos benefícios aos militares de suas carreiras.

Os cursos são totalmente gratuitos, incluindo alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar, odontológica, psicológica, social e religiosa. Além de que, ao longo do curso, os militares já recebem o soldo correspondente à graduação ou ao posto no qual entraram.

Outro ponto positivo é que a carreira é composta por diversos níveis hierárquicos, com possibilidade de ascensão contínua e com o respectivo aumento da remuneração. Você pode conferir a tabela de soldos no site da Força Aérea Brasileira.

Os militares também têm a oportunidade de realizarem cursos de aperfeiçoamento, especialização, o que inclui mestrados e até doutorados, no Brasil ou no exterior.

Deseja ingressar na Aeronáutica? Então, acompanhe as próximas informações acerca dos exames em andamento no site do CIAAR para Oficiais e EAGS para Praças.

Gostou dessa oportunidade e deseja começar a se preparar agora mesmo? Confira os nossos cursos exclusivos e inicie seus estudos!

Luana Vicente dos Santos Furlani
Coach do Estratégia Concursos
Instagram: @luvicentesantos

Cursos para Concursos Militares

Pacotes para Concursos Militares

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • É possível com 21 anos de idade, cursando o ensino superior, entrar na aeronáutica antes de completar o curso?
    Pimentel em 29/08/20 às 16:45
  • Tenho curso técnico em Logística e estou fazendo graduação também em logística, por ser um ramo da Administração, poderia eu me inscrever para os cargos de Administração? Muito interessante o artigo, parabéns!
    Roberto Carlos em 15/04/20 às 15:19