Artigo

Como ingressar no Exército Brasileiro

Fique por dentro das formas de ingressar no Exército e as possibilidades de concursos para se tornar um militar das Forças Armadas.

Olá alunos(as)!

Este é o segundo de uma série de três artigos que serão feitos para explicar a você acerca das formas de ingressar na Marinha, no Exército e na Aeronáutica.

O primeiro, Como ingressar na Marinha do Brasil, já foi publicado e vale a pena conferir!

Assim, como já foi dito no primeiro, seguiremos a ordem de antiguidade das Forças. Portanto, este segundo artigo será referente ao Exército Brasileiro.

Sobre as Forças Armadas

Novamente, importante fazer uma breve introdução acerca das Forças Armadas (FFAA), afinal, você fará parte delas.

As FFAA são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, sendo instituições nacionais permanentes e regulares. Sua organização é com base na hierarquia e na disciplina, possuindo como autoridade suprema o Presidente da República. Isso é o que prevê o art. 142, caput, da Constituição Federal de 1988.

Além disso, a Carta Magna define que as FFAA destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

Assim, os membros das FFAA, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores da Pátria e são denominados militares.

O Exército Brasileiro nasceu em 1648, tendo como patrono o Duque de Caxias, que lutou pela consolidação da independência, pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata.

 Como ingressar no Exército: EsFCEx 
 Fonte: Exército Brasileiro
Como ingressar no Exército: EsFCEx
Fonte: Exército Brasileiro

Sua missão constitucional, assim como a das outras duas Forças, é contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Ao Exército cabe preparar a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão.

Sabe-se que a Força sempre foi muito presente na história do Brasil, já que atuou em diversas batalhas ao longo do tempo, a começar pela Independência do Brasil.

O Exército na Atualidade

Contudo, as guerras atuais são diferentes, exigindo da Força um constante processo de mudança e adaptação. E esse ajuste demanda projetos estratégicos robustos, novos materiais, nova doutrina, capacitação em defesa cibernética e busca de poder dissuasório.

Enfim, por ser a Força mais próxima de toda a sociedade, já que historicamente foi utilizada com mais frequência para as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o Exército está ciente da transformação que precisa ocorrer para que se adeque à realidade atual, o que já vem ocorrendo:

“Em síntese, estamos receptivos às mudanças, incorporando novos processos, valorizando a ousadia, a criatividade, o questionamento e a coragem – tudo com foco na missão da Força e no futuro do Brasil – prontos para enfrentar o amanhã, assim que ele se tornar hoje.” (Trecho da Ordem do Dia do aniversário de 366 anos do Exército – 2014)

Formas de Ingressar no Exército

Diversamente do que muitos sabem, existem variadas formas de ingressar no Exército, assim como na Marinha e na Aeronáutica.

Ou seja, existem opções para os diferentes níveis de escolaridade, idade e sexo. Porém, este artigo abordará apenas a forma de ingresso pela Escola de Formação Complementar do Exército Brasileiro – EsFCEx.

Escola de Formação Complementar do Exército Brasileiro – EsFCEx

  Como ingressar no Exército: EsFCEx 
 Cerimônia de Compromisso à Bandeira dos Alunos da EsFCEx 
 Fonte: Exército Brasileiro
Como ingressar no Exército: EsFCEx
Cerimônia de Compromisso à Bandeira dos Alunos da EsPCEx
Fonte: Exército Brasileiro

A EsFCEx forma militares que optaram por ingressar no Exército no Quadro Complementar de Oficiais.

O Quadro Complementar de Oficiais é formado por profissionais com curso superior, realizado em Instituições de Ensino Superior civis, em diferentes áreas do conhecimento e especializações técnicas necessárias ao Exército, para emprego em atividades de natureza administrativa e complementar, incrementando, significativamente, a eficiência da atividade-meio e favorecendo a operacionalidade da Força Terrestre[1].

Requisitos

Como dito, para ingressar no Exército por meio da EsFCEx, o candidato já deve possuir nível superior. Ou seja, deve colar grau em uma instituição de ensino civil e, posteriormente, realizar o concurso de âmbito nacional para ingresso na Força.

A Escola de Formação aceita a participação de ambos os sexos – o Exército permitiu a inclusão do sexo feminino em 1992.

Quanto à altura, é exigida a altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 para mulheres. Além disso, por determinação constitucional, somente brasileiros natos podem ser Oficiais; já as Praças podem ser brasileiros natos ou naturalizados.

No que se refere à idade, há o limite de idade máxima de 35 anos.

Com relação à área de formação, o interessado deve possuir formação em uma das áreas divulgadas no edital do concurso público, que, em 2019, foram as seguintes:

  • Administração;
  • Ciências Contábeis;
  • Comunicação Social;
  • Direito;
  • Enfermagem;
  • Informática;
  • Magistério (Matemática);
  • Magistério (Português); e
  • Veterinária.

Em outros anos, também houve provas para as áreas de Biblioteconomia, Estatística, Magistério Alemão, Magistério Biologia, Magistério Francês, Magistério História e Pedagogia.

Concurso

O concurso público para ingressar no Exército, no Quadro Complementar, é feito em 2 etapas, compostas por diversas provas, exames e avaliações:

  • 1º Primeira etapa: Exame Intelectual (EI), de caráter eliminatório e classificatório.
  • 2º Segunda etapa, composta das seguintes fases:

a) verificação documental preliminar: não possui caráter eliminatório nem

classificatório;

b) Prova de Títulos (PvT): de caráter voluntário e classificatório;

c) Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório;

d) Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório;

e) Avaliação Psicológica (Avl Psc), de caráter eliminatório; e

f) comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório.

O Exame Intelectual (EI) constitui-se de uma prova escrita, contendo 70 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 40 de Específicos, as quais variam conforme a área de formação do candidato.

Curso de Formação

Os aprovados no concurso público passam pelo Curso de Formação de Oficiais – o CFO/QC, para desempenharem e assumirem as responsabilidades e funções de oficial do Exército, de acordo com as suas especialidades.

O curso, que possui duração média de 37 semanas, é realizado na própria EsFCEx, que está sediada em Salvador/BA, exceto os das áreas de enfermagem e veterinária, que são realizados no Rio de Janeiro/RJ.

Vagas no último certame

O último concurso, que foi realizado foi no ano de 2019 (em andamento), contemplou as seguintes vagas:

Como ingressar no Exército  - vagas 2019 Salvador/BA
Como ingressar no Exército  - vagas 2019 RJ

Importante observar que, embora os cursos sejam ministrados em apenas duas cidades – Salvador e Rio de Janeiro, as provas foram realizadas em trinta localidades diferentes espalhadas pelo território nacional, garantindo a isonomia aos candidatos.

Carreira

O candidato, ao ingressar no Curso de Formação, é designado, para efeitos administrativos, Primeiro-Tenente Aluno do CFO/QC. Quando do término do curso, se aprovado, é nomeado ao posto de Primeiro-Tenente.

Mas a carreira do Oficial do Exército abrange muitos níveis hierárquicos, de modo que, caso cumpridos os requisitos, o militar do Quadro Complementar pode progredir até o posto de Coronel, um dos mais altos da carreira.

No que se refere às atividades exercidas por esses militares, atualmente, estão contribuindo com o seu conhecimento técnico nos mais variados setores administrativos do Exército, seja no assessoramento direto ao escalão superior, seja no trabalho específico nas Organizações Militares[2].

Próximos concursos

Ainda não foi divulgada a data do próximo concurso.

Entretanto, em regra, o concurso é realizado anualmente.

Conforme mencionado anteriormente, o último concurso ocorreu no ano de 2019, cujo período de inscrição foi de 19 de junho a 9 de agosto, com provas aplicadas no dia 15 de setembro do mesmo ano.

Mas, se você deseja ingressar no Exército como Oficial do Quadro Complementar, deve começar a se preparar desde já, pois a concorrência costuma ser bastante acirrada.

Como exemplo, cita-se o último certame, que contou com mais de 10 mil inscritos, gerando uma concorrência média de 459 candidatos por vaga. Esse número foi ainda maior para Enfermagem, Administração e Direito, com 1.276, 700 e 616 candidatos por vaga respectivamente.

Benefícios

A carreira militar é peculiar e exige extrema dedicação e comprometimento dos seus membros. No entanto, também possui muitos benefícios, que se iniciam já no curso de formação.

Os cursos são totalmente gratuitos, incluindo alojamento, alimentação, ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar, odontológica, psicológica, social e religiosa. Além de que, ao longo do curso, os militares já recebem o soldo correspondente ao posto.

Além disso, como já foi mencionado, a carreira é composta por diversos níveis hierárquicos, com possibilidade de ascensão contínua e com o respectivo aumento da remuneração.

Como estímulo, se é que é necessário, você pode conferir a tabela de soldos no site do Centro de Pagamento do Exército.

Ainda, os militares têm a oportunidade de realizarem cursos de aperfeiçoamento e especialização, o que inclui mestrados e até doutorados, no Brasil ou no exterior.

Enfim, como você deve ter percebido, a carreira do Oficial do Quadro Complementar do Exército é algo a ser considerado pelos pretendentes a uma vaga na carreira militar das Forças Armadas.

Para mais informações, acesse ao site do Exército Brasileiro e veja todos os detalhes acerca de todas as demais formas de ingressar no Exército.

Gostou dessa oportunidade? Acompanhe os lançamentos dos nossos cursos exclusivos que serão lançados em breve!

Luana Vicente dos Santos Furlani
Coach do Estratégia Concursos
Instagram: @luvicentesantos

Cursos para Concursos Militares

Pacotes para Concursos Militares


[1] http://www.esfcex.eb.mil.br/index.php/semanaqco

[2] http://www.esfcex.eb.mil.br/index.php/historico

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Fernando, agradecemos o comentário. A informação foi retificada.
    Luana Vicente dos Santos Furlani em 28/04/20 às 09:21
  • Olá, Vitor, agradecemos o comentário. A informação foi retificada.
    Luana Vicente dos Santos Furlani em 28/04/20 às 09:21
  • A foto apresentada é da EsPCEx ( Escola Preparatória de Cadetes do Exército) sediada em Campinas-SP e não da EsFCEx ( Escola de Formação Complementar do Exército) com sede em Salvador. Esta última era denominada de Escola de Administração do Exército. Realmente, as siglas são muito parecidas.
    Fernando A N DAmico em 07/02/20 às 21:09
  • Olá. A foto da cerimônia de compromisso à Bandeira é da EsPCEx (Campinas-SP), e não da EsFCEx (Salvador-BA).
    Vitor em 06/02/20 às 21:32