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Quem não tem repertório sociocultural, se trumbica: ciências humanas para redação

Alô, alô concurseiro!

Quem não tem repertório sociocultural, se trumbica feio na redação!

Acho que já está mais do que claro que a nota da redação faz toda a diferença na aprovação, não é mesmo? Não acredita, né?! Tudo bem…Confira estes vídeos:

Como eu disse, as aprovações em concursos de alto nível estão sendo decididas com a nota de redação. Por quê? Simples, na parte objetiva os candidatos chegam com “sangue nos zói”, isto é, preparadíssimos. Porém, quando chegam na redação muitos deslizam porque não fizeram uma boa preparação. Por isso, se preparar bem para a prova discursiva também é essencial.

Há três coisas que você precisa combinar para buscar a nota máxima na redação: domínio da estrutura, ampliar o seu repertório sociocultural e treinar.

Na Programação Neurolinguística (PNL) há uma técnica muito interessante denominada “MODELAR”, que consiste em identificar padrões que dão certo, que funcionam. Nessa perspectiva, analisei minuciosamente as redações notas 10 de meus alunos nos anos de 2018 e 2019 (diversas bancas e concursos). Todas elas utilizaram na fundamentação argumentativa a seguinte combinação: desenvolvimento contextualizado de conceitos de pensadores renomados aplicados a exemplos da realidade social.

Confira estes dois exemplos de nota máxima na redação:

Ricardo Teixeira – Nota 10 no concurso TRF-4/Banca FCC
Anna Martins – Nota 100 no concurso da UFF/Banca Coseac

Com o objetivo de contribuir com a sua aprovação, lançamos o curso de Ciências Humanas para Redação 2020, no qual há a apresentação de dezenas de pensadores e o debate de vários temas de interesse geral. Dessa forma, o seu repertório sociocultural e o domínio da estrutura estão garantidos!

Confira o cronograma do curso e assista a aula demonstrativa, na qual eu apresento a metodologia, explico a filosofia de Gilles Lipovetsky e debato o tema mobilidade urbana:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/ciencias-humanas-para-redacao-2020/

Lembre-se: quem não usa repertório sociocultural, se trumbica na redação!

Estas alunas fizeram o curso de Ciências Humanas para Redação 2019 e compartilharam suas experiências:

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book 15 conceitos para mandar bem na redação da FCC.

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Veja os comentários
  • Olá, Wellington! O Curso de Ciências Humanas para Redação é montado a partir dessas disciplinas também, porém ele é direcionado às bancas de concursos. No caso do Cespe, há algumas especificidades, mas o conteúdo para você montar os parágrafos argumentativos rola sim.
    Raphael de Oliveira Reis em 01/03/20 às 15:23
  • Opá! Estou precisando desse curso pra ontem! Obrigado! Professor, eu tenho o seu curso de 2019 para o ENEM aqui pelo Estratégia. Eu gostaria de saber se o conteúdo de Filosofia, Sociologia serve como auxílio nesse Curso de Ciências Humanas para Redação. Eu posso usar também o conteúdo de Redação para o ENEM como base para a Banca CESPE?
    Wellington Xavier em 01/03/20 às 10:52