Artigo

Boletim CACD #1: as principais notícias da semana relacionadas à Diplomacia (clipping)

Saudações, CACDistas!

Aqui é o professor Celso Natale, responsável pela cadeira de Economia e coordenador dos cursos da Diplomacia aqui do Estratégia Concursos.

Ciente da importância de estar informado sobre as principais notícias para sua preparação – tanto em política internacional (primeira fase), quanto nas redações da segunda fase – decidi preparar esse boletim semanal compilando os principais fatos do mundo que têm relação com o universo do CACD.

Espero que esse trabalho possa facilitar sua jornada e potencializar sua preparação, liberando o tempo que você levaria para levantar as notícias.

Se tiver qualquer sugestão, adorarei ler a respeito.

Então, vamos às principais notícias da semana!


(23/12/2019) Notícias Uol, por Hanrrikson de Andrade – Leia na íntegra

Governo brasileiro nega envolvimento em ataques a militares venezuelanos

O Itamaraty negou hoje a hipótese de envolvimento do governo brasileiro no ataque sofrido ontem por uma unidade militar da Venezuela na fronteira entre os dois países. O episódio foi relatado pelo ministro da Comunicação do país vizinho, Jorge Rodríguez, que responsabilizou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela ofensiva.

 “Atenção povo da Venezuela: na madrugada de hoje, um grupo de terroristas armados atacou uma unidade militar fronteiriça no sul da República. Estes criminosos foram treinados em campos paramilitares plenamente identificados na Colômbia e receberam a colaboração do governo de Jair Bolsonaro”, escreveu Rodríguez no Twitter.

Leia a notícia completa


(24/12/2019) Por DW – Leia na íntegra

UE insiste que países-membros acolham refugiados menores

A Comissão Europeia renovou nesta terça-feira (24/12) seu apelo à Alemanha e outros Estados-membros da União Europeia para demonstrarem solidariedade, acolhendo menores refugiados desacompanhados dos campos de recepção lotados na Grécia.

Na véspera, Berlim respondera negativamente ao pedido original do órgão sediado em Bruxelas: “Estamos procurando, para o futuro, uma solução europeia”, declarou a vice-porta-voz do governo, Ulrike Demmer. Diante da resistência de países como a Hungria e a Polônia, contudo, é improvável que vá haver uma “solução europeia” para a relocação das crianças e adolescentes.

Leia a notícia completa


(25/12/2019) O Globo, por Rafael Moraes Moura- Leia na íntegra

Afegãs temem perder conquistas com a volta do Talibã à política

Com a perspectiva de o Talibã voltar ao cenário político do Afeganistão em breve, as mulheres temem perder os direitos conquistados desde 2001, quando o grupo foi tirado do poder. Os extremistas proibiam as afegãs de estudar, exigiam o uso de burca e as tratavam como propriedade dos homens. 

Chegar a Shinkai Karokhail, uma ex-deputada do Parlamento afegão e autora de uma lei que pune homens que agridem mulheres nesse país profundamente patriarcal, não é tarefa fácil. Sua casa fica na chamada Área Verde de Cabul, um conjunto de bairros e ruas que contam com os mais elevados protocolos de segurança em uma cidade demarcada cotidianamente pelo terror. Só alguns carros e motoristas têm autorização para cruzar pontos de controle fortemente armados com soldados e blindados. Só entra aqui quem tem autorização prévia. 

A Casa de Shinkai fica em uma rua sem saída, com barreiras anti bomba colocadas estrategicamente para forçar os carros a reduzir a velocidade em um obrigatório zigue-zague. Na frente dos portões de aço e dos muros altos, soldados armados com rifles AK-47 montam guarda, 24 horas, sete dias por semana. Por rádio, informam que os visitantes chegaram. 

Leia a notícia completa


(25/12/2019) Folha de S.Paulo – Leia na íntegra

Netanyahu é retirado de evento após alerta de lançamento de mísseis

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu foi retirado nesta quarta-feira (25) de um comício em Ashkelon, sul de Israel, após o anúncio de um lançamento de mísseis procedentes de Gaza.

Um vídeo divulgado pela emissora de televisão pública Kan 11 mostra um agente de segurança se aproximando de Netanyahu e avisando-o sobre um “alerta vermelho”.

O premiê então sauda os militantes do Likud reunidos no ato —ele concorre nas primárias do partido— e, depois, é retirado do local com sua mulher, Sara.

“Um projétil foi lançado da faixa de Gaza para o território israelense e interceptado pelo sistema de defesa Cúpula de Ferro”, indicou o Exército em comunicado, acrescentando que sirenes de alerta soaram em Ashkelon.

O líder do Likud já havia sido retirado, por motivo semelhante, de um comício no mesmo lugar em setembro, em meio à campanha das segundas eleições legislativas convocadas em 2019.

Leia a notícia completa


(26/12/2019) Agência Brasil, por André Richter – Leia na íntegra

CNJ cria grupo para avaliar criação do juiz das garantias

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou hoje (26) a criação de um grupo de trabalho para avaliar a aplicação do mecanismo de juiz das garantias, previsto no projeto anticrime sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (24).

Com a medida, o CNJ deverá apresentar formas de regulamentação da questão até meados de janeiro de 2020. Pela lei sancionada, a atuação do juiz das garantias começará a valer no dia 23 de janeiro, 30 dias após o ato de sanção da norma.

Leia a notícia completa


(28/12/2019)  Agência Brasil, por Pedro Ivo de Oliveira – Leia na íntegra

Brasil e Israel assinam acordo de combate ao crime organizado

O Brasil vai ratificar um acordo que cria mais uma parceria com Israel, aliado prioritário do governo desde o início de 2019. Desta vez, o foco é o combate à corrupção e ao crime organizado. O acordo será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (30), e prevê pontos importantes de cooperação internacional e troca de conhecimentos.

De acordo com nota publicada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), órgãos de segurança pública dos dois países farão intercâmbio de experiências sobre crimes internacionais que, para serem combatidos de maneira eficaz, necessitam de mecanismos modernos de troca de informações. Tráfico de pessoas, tráfico de armas de fogo, munição e explosivos, terrorismo e maneiras de financiar atividades terroristas entram na lista de áreas de conhecimento que devem ser exploradas na parceria.

Leia a notícia completa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa iniciativa professor. Sugestão: além de publicar aqui no blog (para ser acessado pelo público em geral), poderia abrir uma "disciplina" no pacote chamada "boletim semanal CACD" (Ou algo do gênero) com essas notícias (talvez até com algum comentário rápido).
    Paulo Costa em 16/01/20 às 19:06