Artigo

Como fui aprovada no ICMS/SP – Minha trajetória

Olá futuros colegas servidores públicos!!!

Eu sou Silvana Diniz, auditora fiscal do Estado de São Paulo (Fiscal do ICMS) e coach do Estratégia Concursos.

Quando decidi escrever um artigo para me apresentar, vários assuntos me vieram à cabeça: contar sobre minha rotina de trabalho no Estado, falar sobre técnicas de estudo, confessar se estou satisfeita profissionalmente no “pós-concurso”, enfim… Mas percebi que a melhor forma de começar, seria contando minha trajetória desde quando decidi me aventurar no universo dos concursos públicos.

Como isso não faz muito tempo – passei no concurso de 2013 – lembro perfeitamente o quanto achava incrível ouvir as histórias das pessoas que já tinham conseguido a aprovação. Ouvi-las tornava “a coisa” mais real, mais tangível… Eu percebia que eram pessoas normais que estavam lá, na lista de aprovados!!!

Então, cá estou eu pra dividir um pouquinho da minha vida com vocês…

Eu tenho pai fiscal, mas – antes que todo mundo pense que já fui induzida e preparada ao serviço público desde o berço – isso causou um efeito avesso em mim. Considerava – e considero ainda, viu papito! ;) –  meu pai uma pessoa muito inteligente e, por isso, sempre achei que concurso público não era pra mim (uma moça “normal”).

E assim, segui minha vida… Fiz Ciências Contábeis e comecei a trabalhar na iniciativa privada. Sou daquelas pessoas que vive o presente já pensando em como estarão as coisas daqui a 10 anos, sabe?! E comecei a perceber que não seria feliz naquela realidade em que me encontrava. A carga-horária era desumana, o salário medíocre, os colegas de trabalho insatisfeitos, cortes aconteciam do nada… Não dava!! Eu sofria todas as manhãs ao ouvir o despertador tocar!  (Alguém aí passa ou passou por isso?! Imagino que sim!).

Até que um belo dia meu pai – que estava acompanhando meu sofrimento – disse: “Parece que este ano abrirá concurso pro ICMS SP!”. Era começo de 2009. Nossa! Aquilo soou como uma luz no fim do túnel pra mim. Cresci vendo meu pai trabalhar bastante, mas ele era motivado, o salário era bom, tinha estabilidade… ou seja, outro contexto, outra vida!!

Confesso que resisti por um tempo à ideia de começar a estudar… “E se não desse certo? E se eu saísse do trabalho e nunca passasse? E se…? E se…?”. Decidi então me matricular naqueles cursinhos “pacotão” e conciliar os estudos com o trabalho. Não deu certo! Mais faltava do que ia e não conseguia me dedicar aos estudos.

Fiz a prova em 2009 e – obviamente – não passei. Mas esse meu primeiro contato com o mundo dos concursos foi muito importante, pois percebi uma coisa: aquilo era possível!!  Concurso público não era o monstro que pensei ser a vida toda. E então, com o apoio da minha família, decidi sair do meu trabalho e me dedicar integralmente aos estudos.

Foram 3 anos de estudo!! Desse tempo, tenho absoluta convicção de que, pelo menos, 1 ano e meio foi “perdido”. Era tudo novo pra mim, eu precisava aprender a ser concurseira! Levei tempo pra “pegar o jeito”… Pesquisar aulas, cursos, melhores professores, maneiras de estudar, montar o planejamento, calendário… Nesta época, não sei se já existia o serviço de coaching. É provável que sim, mas eu desconhecia e enfrentei essa fase de “conhecer o território” sozinha. Hoje vejo o quanto teria poupado tempo e energia se tivesse com um coach desde o início.

Bom, mesmo tendo sido do jeito mais difícil – através de tentativa e erro – uma hora peguei a manha!rs. Percebi que o estudo para passar em um concurso era muito diferente de um estudo qualquer. Mudei completamente minha maneira de estudar. Entendi que eu não precisaria ser “expert” em cada disciplina, tendo que me aprofundar na matéria somente até o ponto necessário cobrado pela banca. Percebi que havia “porquês” que, ao invés de ajudar, só atrapalhavam. (Tive um professor que falava: “isso que você esta perguntando não cai na prova, portanto, você não precisa saber!”).

Foquei! Seguia meu planejamento religiosamente, cronometrava o tempo de estudo, comia exercícios e mais exercícios, respirava o concurso!  

Hoje falo que foram os piores e melhores anos da minha vida!

Piores anos…

Se vai doer? Você não tem ideia. Vai doer fisicamente – e essa é a melhor das dores, pois um analgésico qualquer dá jeito; mas vai doer mentalmente também, pois todos os dias, você terá que lutar contra uma parte da sua mente que quer te sabotar, que quer te convencer de que você não é bom o suficiente! Nosso maior inimigo é esse monstro que mora dentro da nossa cabeça.

Se vai dar vontade de desistir? Depende do quanto de atenção você dará ao seu monstro. O meu se manifestou algumas vezes durante minha preparação. A mais marcante foi um choro incontrolável, compulsivo e interminável que me dominou quando fui derrotada por um exercício de economia. Naquele momento, eu quis desistir! Naquele momento, eu não acreditei mais em mim! “Assim como aquela maldita questão, a prova também me derrotaria”, foi meu pensamento.

Respirei! Refleti! Respirei mais uma vez… Eu tinha 2 caminhos a escolher, certo?! O que eu fiz? Acertei 17 das 20 questões da prova de Economia e mostrei, tanto para o meu monstro interno, quanto para a prova, quem mandava ali!!!! ;)

Melhores anos…

Vocês não fazem ideia do tanto de coisa que abri mão… Carnavais, viagens, festas, formaturas, baladas… Ahhh, mas tem outra coisa que vocês não fazem ideia também: eu jamais me arrependi de ter perdido tudo isso! Sabe por quê?! Porque valeu – e vale – muito a pena!!!

Por mais árduo que tenha sido o caminho, não houve um dia sequer que eu tivesse me arrependido de ter pedido demissão e ter embarcado nessa “loucura” (sim, a maioria das pessoas nos vê como loucos!). Mesmo exausta, com o corpo doendo, olhos pesados, sonhando fórmulas – nós não desligamos nem na hora de dormir né –, eu sabia que era questão de tempo… Bastava disciplina, determinação, milhares de horas de estudo, estudar de maneira correta e pronto:

07/05/2013: meu nome estava publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. 

Paro por aqui…

Primeiro porque não existem palavras que consigam descrever a sensação que senti daquele momento!!

Segundo porque não há motivos para que eu descreva… O que eu quero é que vocês sintam, quero que vocês se embriaguem com aquela sensação, quero que vocês cheguem logo ao lado de cá! 

E é por isso que fiquei encantada com a ideia de ser coach. Auxiliar guerreiros a usarem as melhores armas, andarem pelos melhores caminhos, acharem atalhos e vencerem a batalha, é muito mais que um trabalho… é uma missão!!

VAMOS JUNTOS?! 

Bons Estudos e ARREBENTEM!!!

Abraços!!

Silvana Diniz

Agente Fiscal de Rendas do Estado de SP

Coach Estratégia Concursos

PS.: O que achou do artigo? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários! :)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns Silvana.Muito bom seu relatório! Incentivador... obrigada ???
    Cilézia Silva em 21/02/19 às 13:25
  • Muitíssimo motivador. Maravilhosa!!!! Parabéns!!!
    Alessandra em 29/01/19 às 22:01
  • Estou acompanhando seus depoimentos também pelo yotube, excelentes e motivadores!!
    Luciana em 30/10/17 às 20:29
  • Excelente depoimento. Parabéns pela trajetória. Adoro conhecer histórias de pessoas "normais", gente como a gente!
    Jesana Alves em 05/10/17 às 07:49
  • Mto obrigada, Aleson!!!
    Silvana Diniz em 26/09/17 às 16:04
  • Olá! Silvana! me motivou bastante! muito legal. Faz a gente acreditar mais no nosso potencial!!! No início (comecei em janeiro deste ano), surgiu uma animação que veio com toda a força. comprei material, montei um cantinho de estudos e fui... Depois, as adversidades do cotidiano (ter que trabalhar e estudar, acordar as 5 para chegar no trabalho as 08 e chegar em casa as 21:00 por conta to trajeto longo ) me faz desanimar em alguns momentos. Consegui resultados interessantes, principalmente com raciocínio lógico que era meu ponto fraco (hoje estou melhor e os professores do estratégia me ajudaram muito, as aulas são de muita qualidade). Mas sinto que falta algo. A ansiedade também me atrapalha, e me faz atirar para todos os lados no intuito de ser servidora o mais rápido possível. Sei que meu caminho não vai ser fácil, principalmente por ter iniciando agora, mas espero um dia poder ser mais umas dessas pessoas que superaram seus medos e tropeços. Muito obrigada!!!
    Cristiane em 14/09/17 às 11:01
  • Nooosssaa!!! Guerreira!!! Na medida em que fui lendo seu artigo, fui imaginado como foi a sua vida de concurseira! Foi muito forte e espetacular na parte em que vc contou que não acreditava mais em si mesma e mesmo assim continuou na batalha... Ao ler esse artigo, eu pude perceber que de fé e fato o nosso maior inimigo é a nossa própria mente, que quer sempre nos fazer desistir, isso se chama auto sabotagem, como vc mencionou. Devemos sempre acreditar na beleza dos nossos sonhos, como vc mesma acreditou, Silvana! Está de parabéns guerreira!
    Aleson em 25/08/17 às 21:30
  • Oi, Silvana, boa tarde... Você não deve se lembrar de mim. Temos um amigo em comum, Alexandre Nascimento, ICMS-PA e sai algumas vezes com ele e encontrei um de bando de concurseiros no Happy Hour em São Paulo. Lembro-me do meu amigo ter comentando, esse passou naquele concurso, o outro, naquele., e você estava dentre os aprovados, acho que aguardando a nomeação no ICMS-SP ou ela saiu naquele dia. Vivi a magia de estar perto de pessoas normais que estavam em busca de um objetivo comum, que era meu sonho, mas não tinha coragem pra tentar realizá-lo. Sei que aquela atmosfera, e também a aprovação do meu amigo de trabalho, o Alexandre, me ajudaram a tomar a decisão mais importante da minha vida. No final de 2015, pedi demissão e me tornei um concurseiro e um futuro auditor fiscal, em busca dessa sensação indescritivel que você menciona no seu texto.
    Marcelo Henrique da Silva em 27/06/17 às 14:28
  • Olá Silvana, parabéns pela sua estória! Me identifiquei um pouco não pelo tempo, pois já estou estudando há 4 anos, comecei a aparecer nas listas, mas ainda não dentro das vagas, o que deixa a gente ansioso. Enfim, sempre fui um cara determinado e muito motivado, consigo dizer não , mas acredito que não fechei um método de estudo sólido ainda, tô no ensaio e erro mesmo. Obrigado pelas dicas e com todo respeito você é muito linda, além de inteligente, grande abraço e continue ajudando os guerreiros e guerreiras, boa noite!
    Hamilton Júnior em 01/11/16 às 18:27
  • Olá Marcelo! Que bom saber que minha trajetória te motivou!! Temos que manter nossa motivação sempre em alta!!! Para ter mais informações sobre o serviço de coaching, complete seus dados no espaço que tem neste link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/coaching-382/ A equipe do Estratégia entrará em contato com você! Seria um prazer te auxiliar!! Abs
    Silvana Diniz em 15/08/16 às 15:26
  • Obrigada a você!!! Com certeza será aprovada!!! Pelo visto, já esta no caminho certo!!! Boa sorte! Força! E bons estudos! Bjs
    Silvana Diniz em 15/08/16 às 15:20
  • Parabéns Querida... Inspiradora a sua matéria! Vou sonhar com ela.... Beijos
    Graziela Bruning em 15/08/16 às 13:16
  • Obrigada, Rai!!! Bjossss
    Silvana Diniz em 14/08/16 às 10:15
  • Ola, Silvana! Me motivou muito a sua trajetoria como concurseira, eu iniciei a pouco tempo os estudos para área fiscal, e estou meio perdido ainda, patinando no mesmo lugar precisando de uma orientação! Gostaria de saber mais em detalhes como seria fazer coaching com você, poderia me mandar um email descrevendo sobre o servico e valores que você cobra. No aguardo, obrigado. Marcelo
    Marcelo em 14/08/16 às 01:33
  • Parabéns Silvana! Eu também acho incrível ler histórias de aprovados e quando é assim como a sua, é mais incrível ainda! Estudar durante 3 anos não é fácil. Mas acredito que o primeiro 1 ano e meio seu não foi perdido, é necessário mesmo um tempo para organizar as coisas. Claro que quando encontramos quem nos oriente no início é bem melhor. Considero perdido o tempo que estudei por outros materiais antes de conhecer o Estratégia. Hoje vejo o quanto eu não tinha a menor chance de passar se seguisse com aqueles materiais de origem duvidosa. Meu foco não é a área fiscal, mas serei aprovada e já sonho com dia que a Taís irá me entrevistar! ;) Grande abraço pra você e obrigada pela motivação!
    Mis em 13/08/16 às 21:47
  • Que belo testemunho e que texto saboroso! Parabéns, Silvana!
    rai oliveira em 13/08/16 às 20:16
  • Rafael, obrigada! Sobre a previsão do próximo concurso, ainda não há! Portanto agora é o momento ideal para rachar de estudar!! Retome o foco! Esteja preparado para a próxima prova! Sobre as negociações, ainda estamos na luta! Tivemos uma boa notícia semana passada, uma proposta do Governo que agradou a classe. Mas as coisas ainda estão muito recentes, não sei exatamente como serão todas as mudanças. Mas sabe, todas as categorias passam, passaram e passarão por momentos conturbados. Faz parte do jogo. Não deixe que isso tire seu ânimo e foco! Abraços
    Silvana Diniz em 13/08/16 às 19:15
  • Leandro, comece tentando conciliar seu trabalho com os estudos. Milhares e milhares de pessoas (a maioria, eu diria), não conseguem sair do trabalho para se dedicar integralmente aos estudos. Mas acredite: é possível ser aprovado da mesma forma! Não deixe de lado sonhos de uma vida... Pense nisso! Abraços
    Silvana Diniz em 13/08/16 às 19:04
  • Obrigada, Ronaldo!!! :)
    Silvana Diniz em 13/08/16 às 18:57
  • E fará!! Lembre-se: só depende de você!! ;) Abraços!
    Silvana Diniz em 13/08/16 às 18:54
  • É isso aí! Com esses pontos que você mencionou, é questão de tempo para que você venha pro lado de cá! Boa sorte!!! Abraços
    Silvana Diniz em 13/08/16 às 18:52
  • Exatamente, Rafael!!! Cada minuto de sofrimento e luta vale a pena!!! Boa sorte!!! Abraços
    Silvana Diniz em 13/08/16 às 18:49
  • Muito obrigada! A ideia é essa mesmo... Motivar quem ainda está na luta! Não, meu pai é outro Diniz!rs. Abraços!
    Silvana Diniz em 13/08/16 às 18:43
  • Obrigada, Oscar!
    Silvana Diniz em 13/08/16 às 18:42
  • Parabéns, Silvana. Pessoas comuns precisam de depoimentos comuns, não de conto de fadas, afirmando que tudo será fácil. O esforço é temporário e o resultado será para sempre!!!
    Rafael Abraão em 13/08/16 às 12:34
  • Parabéns! Obrigado por compartilhar.
    Oscar Lima em 13/08/16 às 11:21
  • Parabéns Silvana,uma história de superacao..comecei a estudar p área fiscal menos de 6meses,algumas disciplinas são novas,mas vou vencer esse Leão,como vc disse concurso público não é mostro. Acredito que foco,disciplina,perseverancia,determinação são pontos fundamentais p tão sonhada Aprovação. Avante!
    Martins em 13/08/16 às 09:27
  • Parabéns, Silvana você tornou seu sonho realidade , estou desde 2002, quando comecei a fazer ciências contábeis trabalhando em indiretos e um pouco de diretos, já pensei várias veses em fazer concurso, e realmente o monstro que mora dentro da mente é o pior dos inimigos ele atrapalha sonhos e estratégias de uma vida toda.Hoje não sei se conseguiria largar o trabalho para estudar, e tão difícil por ter uma família e não ter de onde tirar rendas para princípios básicos , talvez um dia uma luz acenda, para min também , eu ainda procuro está luz , estou 06 anos como analista sênior de tax, e não sei como sair desta fase.
    Leandro em 13/08/16 às 06:20
  • Muito legal sua história Silvana! Parabéns pelo texto!
    Ronaldo em 12/08/16 às 18:56
  • Parabéns Silvana, seu depoimento é muito motivador. Você traduziu a maioria dos sentimentos dos concurseiros que ainda não estão do seu lado. Ah, seu pai é o Prof. de Legislação Tributária Pedro Diniz? Cara top!
    damaniel em 12/08/16 às 18:53
  • Parabéns pelo depoimento Silvana, nosso sonho é poder fazer uma relato como esse algum dia. Obrigado por compartilhar! :)
    Remam em 12/08/16 às 18:35
  • Oi, Silvana, tudo bem! Primeiramente, parabéns pela conquista. Chegar em casa cansado depois de um dia de trabalho e abrir a página do EC e ler seu depoimento, não tem preço. Também estou nesta batalha de me tornar AFR SP. Me formei o ano passado e, desde o começo do ano, venho estudando, ou melhor, tentando estudar para esse certame. Confesso que estou um pouco largado com os estudos (tive alguns contratempos),mas pretendo voltar o mais rápido possível. Só queria que vc me esclarecesse sobre a previsão do concurso. Outra coisa, se puder esclarecer, também, como tá as negociações dos AFR SP com o Governador SP? Tenho visto nos noticiários que o Governador não tá nem aí para classe, que não quer negociar de jeito nenhum, isso procede? Se não quiser falar por aqui, pode me mandar um email, segue: [email protected] At, Rafael.
    Rafael Alves em 12/08/16 às 18:14