Artigo

Prova de capacidade física Edital PCDF: saiba quais são os testes

O edital PCDF está ai, já publicado com 300 vagas para Escrivão. Uma das etapas do concurso, depois da prova objetiva e da avaliação médica é a prova de capacidade física.

Esta etapa exige preparação, ou seja, você precisa praticar os exercícios regularmente, não adianta praticar um semana antes data do teste porque você não terá o condicionamento físico necessário para ser aprovado.

Portanto, pratique, reserve de 20 a 30 minutos para exercitar de maneira correta os exercícios do teste físico. Confira a seguir o resumo que preparamos de tudo o que vai rolar neste dia.

No dia do teste físico

No dia da prova de capacidade física, todos os candidato devem entregar o atestado médico específico para realizar os testes. O mesmo precisa ser emitido nos 30 dias anteriores á realização da prova.

A roupa deve estar apropriada para a prática de atividade física e o candidato receberá um número de identificação para ser colocado na camiseta.

Após os testes físicos, todos os candidatos, inclusive os que tenham desistido da prova de capacidade física e os que tenham sido eliminados, passarão pela coleta de urina para a realização de exame toxicológico.

Quais são os exercícios?

Teste Dinâmico de Barra – sexo masculino

Cada execução começa e termina com os cotovelos totalmente estendidos – somente após cumprir todas as etapas será contada como uma execução completa. A pontuação do teste será:

  • Abaixo de 3 flexões 0,0 – Eliminado
  • 3 flexões 50,00 pontos
  • 4 flexões 60,00 pontos
  • 5 flexões 70,00 pontos
  • 6 flexões 80,00 pontos
  • 7 flexões 90,00 pontos
  • 8 flexões 100,00 pontos

Teste Estático de Barra – sexo feminino

A largura da empunhadura deve ser aproximadamente a dos ombros. Para evitar que as candidatas mais altas toquem os pés no solo, será permitido, neste caso, a flexão dos joelhos. A pontuação seguirá os critérios abaixo.

  • Abaixo de 10 segundos 0,0 – Eliminado Igual ou superior a 10 segundos e abaixo de 15 segundos 50,00 pontos Igual ou superior a 15 segundos e abaixo de 20 segundos 60,00 pontos Igual ou superior a 20 segundos e abaixo de 25 segundos 70,00 pontos Igual ou superior a 25 segundos e abaixo de 30 segundos 80,00 pontos Igual ou superior a 30 segundos e abaixo de 35 segundos 90,00 pontos Igual ou superior a 35 segundos 100,00 pontos.

Flexão Abdominal sexo masculino e feminino

O teste terá a duração de um minuto e será iniciado e terminado com um silvo de apito. Acompanhe a pontuação do teste:

pontuação flexão abdominal edital pcdf

Teste Meio Sugado sexo masculino e feminino

Este teste também tem a duração de 1 minuto, exige bastante do candidato, pois ele precisará fazer agachamentos profundos, extensão e flexão completas dos membros inferiores e manutenção do corpo ereto na posição horizontal.

exercício meio sugado edital pcdf
Execução do exercício meio sugado cobrado na prova de capacidade física do edital PCDF.
Pontuação no teste meio sugado – edital PCDF

Teste de Corrida em 12 minutos

O objetivo do teste é correr o mais longe possível em 12 minutos. O candidato pode se deslocar em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir. Segue abaixo a tabela de pontuação.

pontuação corrida edital pcdf
Pontuação na corrida de 12 minutos exigida na prova de capacidade física do concurso PCDF.

Para ser aprovado na prova de capacidade física

Como vimos nas tabelas anteriores, cada teste físico valerá de zero a 100 pontos, devendo o candidato atingir um aproveitamento mínimo de 50% da pontuação para ser aprovado em cada teste específico.

O candidato precisa obter no somatório total das notas de todos os testes da prova de capacidade física 60% de aproveitamento, caso contrário será considerado inapto e eliminado do concurso PCDF.

Todos os testes de capacidade física serão gravados em sistema audiovisual exclusivamente pelo Cebraspe para fins de registro da avaliação. Será disponibilizado, para efeito de recurso, o registro da gravação do teste dinâmico de barra, estático de barra, flexão abdominal e meio-sugado.

Amanhã, 12 de dezembro, iremos comentar sobre a quantidade de cargos vagos na PCDF. Não perca!

Se você perdeu alguma publicação, confira aqui:

1 – Conheça a remuneração de Escrivão da PCDF

2 – Saiba tudo sobre a Prova Objetiva da PCDF

3 – Como funciona o cálculo da nota na prova objetiva da PCDF?

Saiba mais informações: Concurso PCDF

Quer estudar para Concurso PCDF?

PROMOÇÃO ESPECIAL: CURSO PCDF

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para o concurso PC DF:

CURSO PCDF

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.