Artigo

INGLÊS – ENUNCIADOS DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada…não sei a hora que você está me “lendo”, mas o importante é que você está me “lendo”.

Temos aqui mais um artigo de suma importância para nossa preparação. Então, vamos continuar a desvendar os segredos de uma prova de inglês.

Em uma prova de concursos, você encontrará uma série de questões. Independentemente da banca organizadora, você encontrará alguns desses tipos de perguntas. Veja o que te esperam.
Vamos lá.

ENUNCIADOS DE PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS

Note as traduções dos seguintes enunciados e depois leia os comentários. Descubra como você pode economizar tempo na hora da prova. Acostume-se ao “jeitão” de como as perguntas são elaboradas em provas oficiais.

(A) Concerning the Brazilian economy, the year 2001 has been,… (No que tange à economia brasileira, o ano de 2001 tem sido…)
(B) According to the last section of the text, taxation will only be reduced if… (De acordo com a última seção do texto, a tributação somente será reduzida se…)
(C) The text suggests that businessmen,… (o texto sugere que homens de negócios…)
(D) Which aspect is not mentioned in the text? (Que aspecto não é mencionado no texto?)
(E) The headline of the article states that “The world’s three largest economies are limping”, which means they are,… (O título do artigo afirma que “as três maiores economias do mundo estão perdendo a força”, que significa que elas estão…)
(F) According to paragraph 1 of the text, in Latin America there is a revolution in….(De acordo com o parágrafo 1 do texto, na América Latina há uma revolução na…)
(G) The so-called “fiscal refugees” are the… (Os chamados “refugiados fiscais” são os…)
(H) Which of the items below is negatively referred to in the text? (Quais dos itens abaixo são negativamente mencionados no texto?)
(I) According to the text, evaluate the items below. (De acordo com o texto, avalie os itens abaixo.)
(J) The author says that the US economic expansion continues to stride ahead, which means it continues to… (O autor diz que a expansão econômica dos EUA continua a progredir, que significa que ela continua a…)

Leia as questões antes de ler o texto!
Você pode descobrir onde está a resposta para muitas das questões.
Observe:
• Os exemplos b), e), f), g) sinalizam em que parte do texto estão as respostas. Sugestão: leia o enunciado e as alternativas e depois vá para o trecho sinalizado (parágrafo, título do texto ou até uma palavra ou expressão específica).
• O exemplo a) mostra uma típica questão em que você pode responder baseando-se em seu conhecimento geral. A tradução da questão é “No que tange à economia brasileira, o ano 2001 tem sido,…”. Ora, fica claro que se você estiver inteirado da situação econômica brasileira do ano solicitado, você tem muito mais subsídios para responder à questão. Esse enunciado foi retirado de uma prova para o Banco Central em 2001. Bastava o(a) candidato(a) estar “antenado(a)” na situação econômica do país no ano da prova. > Sugestão: esteja atento a fatos da atualidade, bem como de conhecimento em geral (ciência, ecologia etc.).
• O exemplo j) é uma típica pergunta para testar seu conhecimento de sinônimos. O autor questiona se você sabe o significado do verbo “to stride ahead”. No texto da referida questão, era muito difícil deduzir seu significado. > Sugestão: aqui não tem jeito: você tem de possuir um bom vocabulário ou torcer para que consiga deduzir o significado da palavra (todavia, leva muito mais tempo).
• Os exemplos d) e h) pedem para você dizer o que NÃO foi mencionado no texto ou o que foi NEGATIVAMENTE mencionado. Você provavelmente passa a maior parte do tempo procurando o que foi citado em textos e de repente aquela pergunta “malandra” pede algo que você não leu. Você tem de inverter todo o raciocínio para responder tal pergunta.  Sugestão: antes de ler as alternativas, observe se esse tipo de pergunta está sendo feita. Se estiver, assinale visivelmente a palavra “NÃO” para lembrar que você está procurando uma resposta errada.
• Os exemplos c) e i) são as questões mais difíceis, já que você precisa ler o texto inteiro para poder responder. A boa notícia é que, na maioria dos concursos, a incidência desse tipo de questão é muito baixa. > Sugestão: deixe esse tipo de pergunta para o final. Livre-se das perguntas mais fáceis e depois se preocupe com tais questões, caso sejam solicitadas.
• O exemplo i) traz um tipo muito comum de questão: julgar se as alternativas são verdadeiras ou falsas. Aqui não há outro jeito de julgá-las a não ser lendo o texto todo. Questão típica da Cespe/Cebraspe: ou você lê o texto, ou não responde nenhuma pergunta porque nas provas da Cespe/Cebraspe uma resposta errada anula uma resposta certa. Você decide!
…conte conosco…
…sem nunca perder a noção da realidade.

Prof. Roberto Witte e Profa Ena Smith

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.