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TCE RO- PROVA COMENTADA- PORTUGUÊS

 Olá, pessoal. Tudo tranquilo? Vamos à correção da prova do TCE RO, aplicada no último domingo pelo CESPE. A questão 4 é um pouco problemática, mas não acredito que caiba recurso realista nesta prova.

Texto CB1A1-I

É impressionante como, em nosso tempo, somos contraditórios no que diz respeito aos direitos humanos. Em comparação a eras passadas, chegamos a um máximo de racionalidade técnica e de domínio sobre a natureza, o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem, quem sabe, inclusive, o da alimentação.

No entanto, a irracionalidade do comportamento é também máxima, servida frequentemente pelos mesmos meios que deveriam realizar os desígnios da racionalidade. Assim, com a energia atômica, podemos, ao mesmo tempo, gerar força criadora e destruir a vida pela guerra; com incrível progresso industrial, aumentamos o conforto até alcançar níveis nunca sonhados, mas excluímos dele as grandes massas que condenamos à miséria; em muitos países, quanto mais cresce a riqueza, mais aumenta a péssima distribuição dos bens. Portanto, podemos dizer que os mesmos meios que permitem o progresso podem provocar a degradação da maioria.

Na Grécia antiga, por exemplo, teria sido impossível pensar em uma distribuição equitativa dos bens materiais, porque a técnica ainda não permitia superar as formas brutais de exploração do homem, nem criar abundância para todos. Em nosso tempo, é possível pensar nisso, mas o fazemos relativamente pouco. Essa insensibilidade nega uma das linhas mais promissoras da história do homem ocidental, aquela que se nutriu das ideias amadurecidas no correr dos séculos XVIII e XIX.

Essas ideias abriram perspectivas que pareciam levar à solução dos problemas dramáticos da vida em sociedade. E, de fato, durante muito tempo, acreditou-se que, removidos uns tantos obstáculos, como a ignorância e os sistemas despóticos de governo, as conquistas do progresso seriam canalizadas no rumo imaginado pelos utopistas, porque a instrução, o saber e a técnica levariam, necessariamente, à felicidade coletiva. Contudo, mesmo onde esses obstáculos foram removidos, a barbárie continuou entre os homens, embora não mais se ache normal o seu elogio, como se todos soubessem que ela é algo a ser ocultado e não proclamado.

Antonio Candido. Vários escritos. 3.a ed. rev. e ampl.

São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 169-70 (com adaptações).

Com base nas ideias do texto CB3A1-I, julgue os itens a seguir.

  1. (CESPE / TCE-RO / CONHECIMENTOS BÁSICOS / 2019)

Assinale a opção que apresenta o tema central do texto CB1A1-I.

A) “somos contraditórios no que diz respeito aos direitos humanos” (L. 1 e 2)

B) “chegamos a um máximo de racionalidade técnica e de domínio sobre a natureza” (L. 2 e 3)

C) “a irracionalidade do comportamento é também máxima” (L. 5)

D) “as conquistas do progresso seriam canalizadas no rumo imaginado pelos utopistas” (L. 20 e 21)

E) “a barbárie continuou entre os homens” (L. 23)

Comentários:

A questão central do texto é a contradição entre a máxima capacidade técnica e ao mesmo tempo a máxima irracionalidade. Em outras palavras, há contradição entre as possibilidades e recursos que o homem desenvolveu de melhorar a vida da humanidade como um todo e a desigualdade que na verdade ocorre a despeito dessa capacidade. Há mais riqueza, ao mesmo tempo, mais desigualdade. Esse tipo de paradoxo é o cerne do texto. Gabarito letra A.

  • (CESPE / TCE-RO / CONHECIMENTOS BÁSICOS / 2019)

No texto CB1A1-I, indica o momento da produção textual a expressão

A) “ao mesmo tempo” (L.7).

B) “séculos XVIII e XIX” (L.16-17).

C) “durante muito tempo” (L.19).

D) “em nosso tempo” (L.1).

E) “eras passadas” (L.2).

Comentários:

Ao dizer “nosso tempo”, o autor se inclui no tempo presente, indicando com esse recurso dêitico o momento de produção do texto. Gabarito letra D.

  • (CESPE / TCE-RO / CONHECIMENTOS BÁSICOS / 2019)

Conforme o texto CB1A1-I, a humanidade atingiu sua capacidade máxima de

A) racionalidade técnica.

B) resolução de todos os problemas materiais do homem.

C) padronização do comportamento.

D) produção de alimentos.

E) respeito aos direitos humanos.

Comentários:

Questão absolutamente literal: chegamos a um máximo de racionalidade técnica e de domínio sobre a natureza

Gabarito letra A.

  • (CESPE / TCE-RO / CONHECIMENTOS BÁSICOS / 2019)

De acordo com o texto CB1A1-I, o progresso

A) prolonga a barbárie entre os homens.

B) produz força criadora.

C) gera maior distribuição dos bens.

D) perpetua a felicidade coletiva.

E) causa a degradação da humanidade.

Comentários:

O progresso proporciona possibilidades de resolver problemas como fome, pobreza, guerras. Em outras palavras, permite a criação de soluções: produz força criadora. O texto literalmente menciona a energia nuclear quando fala disso, mas não deixa de ser um exemplo do progresso.

Gabarito letra B.

Vejamos o problema das demais:

a) Não é progresso que perpetua a barbárie, mas sim a irracionalidade.

c) A distribuição de bens é pior, mais desigual.

d) Não há essa felicidade coletiva.

e) Não causa necessariamente  a degradação da humanidade, pode até causar, mas não se pode afirmar categoricamente que causa:

Portanto, podemos dizer que os mesmos meios que permitem o progresso PODEM provocar a degradação da maioria.

  • (CESPE / TCE-RO / CONHECIMENTOS BÁSICOS / 2019)

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita que altera o seguinte trecho do texto CB1A1-I: “o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem, quem sabe, inclusive, o da alimentação” (L. 3 a 4). Assinale a opção em que a proposta apresentada mantém a correção e os sentidos originais do texto.

A) permitindo imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem; quem sabe, inclusive, o da alimentação

B) o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem — quem sabe, inclusive, o da alimentação

C) o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais, do homem quem sabe, inclusive, o da alimentação

D) permitindo imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem quem sabe, inclusive, o da alimentação

E) o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem: quem sabe, inclusive, o da alimentação

Comentários:

Nesse tipo de questão, parta sempre para uma análise gramatical, procure o erro e não se preocupe muito com análise semântica. Quase sempre, há erros evidentes que permitem eliminar as alternativas.

A redação adequada está em

o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem — quem sabe, inclusive, o da alimentação

Apenas houve uso de travessão para fazer o destaque do adendo feito pelo autor.

 Gabarito letra B.

Vejamos o problema das demais:

A) permitindo imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem; quem sabe, inclusive, o da alimentação

Não se faz isolamento com ponto e vírgula.

C) o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais, do homem quem sabe, inclusive, o da alimentação

Não se pode separar com vírgula o nome “problemas” de seu adjunto “do homem”. Além disso, “quem sabe” é uma oração interferente e deveria estar isolada entre vírgulas ou travessões.

D) permitindo imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem quem sabe, inclusive, o da alimentação

“quem sabe” é uma oração interferente e deveria estar isolada entre vírgulas ou travessões.

E) o que permite imaginar a possibilidade de resolver grande número de problemas materiais do homem: quem sabe, inclusive, o da alimentação

Não é o caso de uso do sinal de dois-pontos; “quem sabe” é uma oração interferente e deveria estar isolada entre vírgulas ou travessões.

  • (CESPE / TCE-RO / CONHECIMENTOS BÁSICOS / 2019)

No texto CB1A1-I, o trecho “quanto mais cresce a riqueza, mais aumenta a péssima distribuição dos bens” (L.10) expressa uma relação de

A) oposição.

B) proporcionalidade.

C) conformidade.

D) alternância.

E) comparação.

Comentários:

A correlação “quanto mais X, mais Y” indica proporção direta. Mais riqueza implica mais concentração de renda (distribuição ruim dos bens).

Gabarito letra B.

  • (CESPE / TCE-RO / CONHECIMENTOS BÁSICOS / 2019)

Sem alteração dos sentidos do texto CB1A1-I, o vocábulo “equitativa” (L.12) poderia ser substituído por

A) uniforme.

B) imediata.

C) ampla.

D) qualitativa.

E) divergente.

Comentários:

Equitativa significa “igualitária”, “isonômica”, “uniforme”. Gabarito letra A.

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