Artigo

Minha trajetória até a aprovação.

Olá, pessoal!!!!

Meu nome é André Massa e atualmente ocupo o cargo de Auditor Fiscal da Receita do Estado do Maranhão. Eu consegui alcançar meu objetivo de carreira, esse é um cargo com o qual estou muito satisfeito. Faço o que gosto, então, é fácil me manter focado nos resultados e motivado a ir além e superar as expectativas. Realmente fico cada vez mais feliz e empolgado com o meu trabalho.

Mas nenhum ponto positivo que falei veio sem muito estudo, dedicação, foco, organização e persistência. Enfrentei inúmeros problemas como todo concurseiro (a) enfrenta. Mas sempre que surgia um desafio tinha que buscar a melhor solução para que isso não me atrapalhasse nos estudos e meu rendimento aumentasse a cada dia. Vou passar um pouco sobre minha experiência nos estudos… Quem sabe você não sinta algo parecido e, assim, eu possa te ajudar.

O COMEÇO

Antes de começar a estudar para concursos, eu trabalhei por 8 anos como Engenheiro de Automação na iniciativa privada. Trabalhava muito, várias horas extras raramente recebidas ou folgadas para compensar, muitas reuniões intermináveis e, o pior de tudo, a sensação de insegurança.

Como era o começo da atual crise no Brasil, a empresa que eu trabalhava teve o projeto cancelado e fomos todos demitidos coletivamente e de uma única vez. Chamaram os 450 funcionários e fizeram o anúncio no salão do prédio onde trabalhávamos. Foi uma das piores sensações da minha vida. Não importava se você era bom ou ruim. Simplesmente seria demitido.

Depois, tive cerca de um mês para terminar uma pós-graduação e apresentar o TCC, então aproveitei esse tempo para repensar a vida. Iria procurar emprego em uma empresa e ter a mesma vida de volta, ou procurar algo que realmente pudesse me satisfazer profissionalmente e pessoalmente. Que me desse condições de qualidade de vida e mais garantia de estabilidade pra desenvolver meu trabalho com tranquilidade e sem preocupações.

Então refleti junto à minha família e à minha noiva na época e resolvemos estudar. Digo resolvemos por que não decidi sozinho e, muito menos, estive nessa batalha sozinho. Se não fosse por eles, principalmente minha noiva (atual esposa) eu não teria conseguido alcançar meus objetivos.

A PREPARAÇÃO

Como todo concurseiro (a) que se aventura e não conta com a ajuda necessária de especialistas, cometi inúmeros erros na minha preparação. Mas, que de alguma forma, ajudaram a aprimorar meus estudos em busca de eficiência e resultados.

Fiz aulas telepresenciais, aulas por vídeos, livros, pdf’s, resumos a mão, mapas mentais, enfim, posso, por experiência própria, falar sobre os pontos positivos e negativos de cada método de estudo desses.

Posso afirmar que, sem dúvidas, o melhor custo benefício é o estudo por pdf’s aliado com ciclos de estudos e revisões.

Na minha jornada, também como todo bom concurseiro (a), tive resultados positivos e negativos. Tive altos e baixos e momentos que tive de repensar na estratégia.

Como exemplos de resultados positivos posso citar ICMS-RS (Fundatec), ICMS-PE (FCC), TCU (Cespe), que estive nos cadastros de reserva, e ICMS-MA (FCC), cargo no qual fui nomeado e atualmente exerço.

Mas meus estudos e rendimentos melhoraram drasticamente quando conheci o sistema de Coaching e sua metodologia de revisões e exercícios.

E também nunca posso deixar de citar ajudas externas aos estudos como minha esposa, amigos, acompanhamento de psicóloga e a prática de esportes. Além disso, trabalhei o espírito para nunca deixar me abalar por piadinhas, ou comentários, que poderiam me levar para baixo.

O RESULTADO

A espera pela nomeação foi algo surreal. Fiquei acompanhando o Diário Oficial sair e sempre procurando meu nome. Ligava no órgão e avisavam que ia sair a qualquer dia, que estava tudo certo. Foi uma fase tensa pra mim e pra minha família.

 Mas quando meu nome apareceu no Diário, foi uma sensação indescritível. Fui da angústia e dúvida para a felicidade plena em fração de segundos. Essa sensação é contagiante, principalmente se comemorada junto com a família e amigos.

Nesse momento passa na cabeça toda sua jornada. Cada vez que abriu mão das coisas. Cada vez que privou sua família de algo. Cada vez que dormiu pouco e passou incontáveis horas sentado. E posso garantir, tudo isso fica pra trás, e você percebe que vale a pena cada esforço.

Então, caro concurseiro (a), estou aqui entrando para a equipe do Estratégia para ser seu parceiro e te auxiliar nessa jornada, utilizando minha experiência para para encurtar suas etapas nessa busca e fazer com que possa sentir essa sensação indescritível o mais rápido possível.

Obrigado e vamos juntos!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns André pela sua superação e da sua família que esteve ao seu lado!
    Mariane em 25/09/19 às 12:39