Artigo

Recursos e Comentários de Informática para o Colégio Pedro II

Fala pessoal!!!

Venho aqui comentar e sugerir recursos referentes a prova do Colégio Pedro Segundo realizada no último domingo (22/09/2019) onde a banca composta por professores da própria instituição trouxe questões inéditas e outras um tanto mal formuladas, onde o gabarito preliminar já traz uma anulação daquela que seria a questão mais tranquila da prova, esperamos outras, por isso sugiro recursos nas questões 32, 33 e 37 conforme abaixo:

Vamos discorrer um pouco pela prova:
31) Byte é um tipo de dados integrais em computação que especifica a capacidade de armazenamento de um dispositivo.
Considere a quantidade de 58 terabytes. Essa quantidade equivale a exatamente
a) 59.392 bytes
b) 0,58 kilobytes
c) 60.817.408 megabytes
d) 58.000 gigabytes

Essa, embora tenha sido uma pegadinha para muitos que marcaram a letra D era uma questão bem formulada pois quando o examinador cita exatamente no enunciado devemos lembrar que as potências de Byte são todas binárias, múltiplas de 1024, portanto corretamente o gabarito é a letra C (58x1024x1024 megabytes).

32) O Windows Explorer é um programa de gerenciamento e organização de arquivos.
Na guia classificar do Windows Explorer do Windows 7, NÃO é encontrada opção para
a) Tipo
b) Nome
c) Tamanho
d) Data de Criação

Aí já começa a escorregada da banca, primeiro que não há GUIA no Windows Explorer do Windows 7 prejudicado a questão. No Windows Explorer, há menus; no menu EXIBIR, comando CLASSIFICAR POR realmente não consta data de criação, apenas data de modificação, por isso o gabarito preliminar é letra D.
Entretanto o recurso deve ilustrar o seguinte fato: no modo de exibição DETALHES caso o usuário clique em MAIS há opção de data de criação o que invalidaria a questão. Vale a pena entrar com recurso e apontar tais alegações :)

33) o Bloco de Notas é um editor de texto simples que é incluído em todas as versões do Windows desde 1985.
Considere o aplicativo bloco de notas no Windows 7. Ele abre e salva textos somente no formato
a) ASCII
b) utf-8
c) Unicode
d) Unicode big endian

Outra escorregada, o examinador poderia ter colocado alternativas absurdas para não haver confusão, mas quis complicar. O gabarito letra A confere porque ASCII é a codificação padrão mais elementar para textos sem formatação, a questão é que as demais codificações são válidas no Bloco de Notas e podem ser definidas a partir da janela Salvar Como.
Outra questão portanto que merece recurso :)

Não há referência bibliográfica, mas podemos citar a WikiPédia em https://pt.wikipedia.org/wiki/Bloco_de_Notas

34) O powerpoint é um programa de criação e edição de apresentações gráficas que tem versões para Windows, Android, Mac OS X e Linux.
No Powerpoint 2013 no sistema Windows, o grupo Configurar está na guia
a) Design
b) Transições
c) Animações
d) Apresentação de Slides

Gabarito letra D, trata-se de um grupo da Guia Apresentação de Slides. Não era uma questão previsível, decoramos mais os grupos das guias do Word, neste caso seria mais interessante cobrar a localização dos botões deste grupo (ocultar, testar intervalos, gravar apresentação de slides) do que o grupo propriamente. Mas paciência, essa era uma questão um tanto imprevisível mas que não admite recurso.

35) O Word é um processador de textos criado para computadores IBM com versões posteriores para o Apple, SCO Unix e Windows. No Microsoft Word 2013 é disponibilizada a função de número de linhas.
Nessa função, NÃO HÁ a opção
a) contínuo
b) manter a cada seção
c) reiniciar a cada página
d) suprimir no parágrafo atual

Vamos lá: na guia Layout, em configurar página há números de linha, e ao invés de manter a cada seção o correto é reiniciar a cada questão. Não se culpe, é outra questão sem histórico por isso outra questão pouco previsível na prova mas que também não admite recurso.
Letra B.

36) O Microsoft Word 2013 permite a criação de índice específico para ilustrações (imagens) existentes em um documento.
Antes de gerar o índice, é necessário inserir, em cada ilustração que fará parte dele,
a) um hiperlink
b) uma legenda
c) uma indicação
d) uma referência

Essa é uma questão que aqueles acostumados a fazer trabalhos acadêmicos poderiam lembrar, o gabarito é letra B e também não admite recursos.

37) No Microsoft Word 2013 é possível incluir notas de rodapé.
Os locais possíveis para incluir notas de rodapé são
a) abaixo da página e no final do documento
b) no fim da página e no final do documento
c) abaixo da página e abaixo do texto
d) no fim da página e abaixo do texto

Essa é outra questão mal formulada. Existe nota de rodapé e nota de fim, podemos compreender que a melhor expressão para nota de rodapé é o fim da página, mas a nota de fim aparece no fim da seção ou fim do documento. O gabarito preliminar confere letra D mas a letra B é completamente aceitável, mais do que a letra D ao meu ver devido ao abaixo do texto ser muito vago. Segue link para sustentar recurso:

https://support.office.com/pt-br/article/adicionar-notas-de-rodap%C3%A9-e-notas-de-fim-no-word-2016-para-mac-ba7bc132-0408-4a30-951f-e9f91af67523

38) O programa Excel é um editor de planilhas criado para os sistemas Windows, Macintosh e para dispositivos móveis. No Microsoft Excel 2013 há a possibilidade de se incluir uma função em uma célula. A função DESC retorna a taxa de juros de desconto de um título.
Os argumentos dessa função são:
a) Liquidação; vencimento; pr; resgate; base.
b) vencimento; principal; pr; resgate; base
c) Liquidação; vencimento; pr; resgate; taxa
d) Liquidação; vencimento; principal; taxa; resgate

Questão de decoreba de sintaxe de uma função imprevisível, sem precedente em concurso… Sabemos que o Excel tem mais de 400 funções, o examinador pode sim criar estas dificuldades, mas não mede conhecimento desta forma, infelizmente.
Letra A.

39) ANULADA
deveria ser a mais fácil da prova, mas não trouxe correspondência correta…

40) 10) Considere a tabela a seguir elaborada no MS Excel 2013:

A célula B9 deve conter a contagem doa valores registrados nas células da coluna B entre as linhas 2 e 7, desde que na coluna B da respectiva linha o valor seja acima de R$ 1.250,00.
No Excel 2013, a fórmula correta para esse cálculo, na célula B9, deve ser:
a) =CONT.SE(2:B7;>1250)
b) =CONT.SE(2:B7;”>1250”)
c) =CONTAR.SE(2:B7;>1250)
d) =CONTAR.SE(2:B7;>1250)

Essa é batida na aula, a única que tem contAR é contar.vazio(), as demais são cont como cont.núm(), cont.valores(), cont.se(), eliminando a C e a D. A hipótese sem as aspas seria se o critério fosse exclusivamente numérico, o fato de ter o sinal de > implica o uso das aspas, portanto letra B.

Não foi uma prova fácil, não tinha questões típicas de concurso e as que deveriam ser mais fáceis o examinador acabou se complicando.

Lamentável, mas segue o jogo!!! Qualquer dúvida contem comigo e com o Professor Diego Carvalho, estamos juntos nessa jornada :)

Abraços,

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom meu caro, eu SABIA que não iria chorar sozinho, a prova realmente veio pesada e dúbia na parte de informatica. Forte abraços! P.R Pellegrini
    Paulo Ricardo em 24/09/19 às 11:21