Artigo

DISCURSIVA ESCRITURÁRIO BRB – DICAS FINAIS

Olá, Pessoal. Tudo bem?

Meu nome é Marcio Damasceno, sou professor dos Cursos de Discursivas do Estratégia Concursos. Também sou servidor público federal. Atualmente, ocupo o cargo de Analista da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil. Nesse artigo passarei as dicas finais para você fazer uma excelente prova discursiva no domingo.

Como já falei em outras oportunidades, para a banca Iades, deve-se seguir a estrutura clássica, estruturada em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Outro ponto de partida é também o fato que o seu texto será DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO, aquele em que você deve persuadir ou convencer o examinador sobre o ponto definido pela sua tese.

Digo isso, porque considero MENOR A PROBABILIDADE de o seu tema ser DISSERTATIVO EXPOSITIVO, aquele que, em vez de uma TESE, você terá um PRESSUPOSTO ORIENTADOR. É exemplo de tema neste sentido:

Texto motivador :“A estabilização monetária propiciada pelo Plano Real afetou de modo profundo a….

Considerando que o texto acima tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo sobre o Sistema Financeiro Nacional, destacando a sua finalidade e estrutura.

Bem, voltemos ao texto DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO, nossa aposta para a sua prova. Com base no histórico de cobrança da sua banca, a sua questão poderá apresentar as seguintes configurações:

1. Texto motivador + comando da questão + tema SEM delimitação dos tópicos a serem abordados.

2. Texto motivador + comando da questão + tema COM delimitação dos tópicos a serem abordados.

Ok, professor. Mas como deverei me portar em relação a essas diferentes possibilidades?

Simples: no primeiro caso você escolherá os tópicos que consubstanciarão a sua tese. No segundo a banca já informou sobre o que você DEVE falar.

Em ambos os casos, VOCÊ ESCREVERÁ UM PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO, no qual você estabelecerá a sua tese. Você pode optar por mencionar os tópicos que formarão a sua argumentação no parágrafo introdutório, tomando, contudo, o cuidado para que ela não fique com um número muito grande de linhas. O foco do seu texto deve ser o desenvolvimento do texto, certo?

Vejamos um exemplo proposta de tema, com os tópicos a serem abordados. Em seguida, veja um estilo de introdução. Nela eu optei por mencionar os tópicos, embora isso não seja necessário.

“Tendo como base o texto motivador acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

OPEN BANKING: COMPETITIVIDADE NO SETOR FINANCEIRO E COMODIDADE PARA O CLIENTE

Introdução: O “Open Banking” [Tema] tem-se destacado mundialmente no contexto das inovações introduzidas no mercado financeiro [Assunto]. Trata-se do compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas, a critério de seus clientes, em se tratando de dados a eles relacionados. Por meio de abertura e integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação, esse modelo é capaz de proporcionar o aumento de competitividade no setor financeiro e maior comodidade para o cliente. [Tese]”

Perceba que, além de apresentar os outros elementos já mencionados, eu introduzi o conceito de “Open Banking”. Trata-se de uma entre muitas técnicas de introdução, todas elas explicadas nos nossos cursos.

Prossigamos…

Com base nos tópicos definidos, você pode escrever dois ou três (no máximo) parágrafos de desenvolvimento. É fundamental que você invista em argumentos sólidos, dados numéricos, exemplos e, se possível, citações.

Para o tema acima mencionado, os tópicos NECESSARIAMENTE ABORDADOS, serão: “competitividade no setor financeiro” e “comodidade para o cliente”. Veja como estruturei o desenvolvimento desse texto:

“O uso dessa tecnologia contribuirá fortemente para a competitividade no setor financeiro.  Atualmente, cada Instituição Financeira (IF) constrói e gerencia seus próprios sistemas e aplicativos. Como cada empresa só enxerga o relacionamento com os seus próprios clientes, há a dificuldade para que outra IF possa oferecer melhores serviços.  Com o “Open Banking”, a partir da permissão dada pelo correntista, os aplicativos se conectam diretamente às plataformas das IFs e acessam os dados do cliente, tornando o uso de aplicativos financeiros mais integrados e convergentes. Isso permitirá o oferecimento de produtos e serviços sob medida e com melhores condições para os clientes dos concorrentes, representando um claro aumento da competividade no setor, com claros ganhos ao cliente, que poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas. [Tópico I]

Também haverá o aumento da comodidade para o cliente. O uso de uma plataforma integrada torna possível que, em um único aplicativo, o usuário realize uma operação que outrora demandaria uma série de outras providências. Uma vez disponíveis as informações do cliente a todos os “players” do mercado, ele poderá ter acesso aos diferentes serviços das diversas instituições financeiras e escolher a que oferecer as melhores condições. Além disso, poderá gerir toda a sua vida financeira e seus relacionamentos com as diferentes entidades, por meio de uma única plataforma, outra clara contribuição para o aumento da comodidade para o cliente. [Tópico II]”

Por fim, na sua conclusão, você tem algumas opções. Normalmente, a nossa recomendação é que:

– Caso o texto apresente uma polêmica (ex: cotas em concurso públicos), você apresente um posicionamento;

– Caso o texto seja uma problemática (ex: violência contra a mulher) você deve apresentar a sua proposta de intervenção;

– Demais casos: podem ser apresentadas perspectivas, tendências futuras etc.

No caso da banca Iades, a nossa recomendação é sempre procurar “encaixar” uma proposta de intervenção, haja vista a menção normalmente feita nos seus editais. Vejam só:

“d) Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 2,5 (dois e meio) pontos: serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos. “

Considerando isso, vejam como ficou a nossa conclusão:Diante do exposto, percebe-se que essa iniciativa tem como objetivo aumentar a eficiência no mercado de crédito e de pagamentos no Brasil, mediante promoção de ambiente de negócio mais inclusivo e competitivo. Para que isso se torne possível, é necessário empenho das diversas IFs, principalmente, no que se refere a aspectos de tecnologia e de segurança [proposta de intervenção].”

Por fim, como prometido, seguem algumas sugestões de temas para a sua prática:

  1. Internet banking, mobile banking e o futuro das agências físicas;
  2. Redes sociais: aliado ou inimigo das empresas?
  3. Moedas virtuais: vantagens e desvantagens;
  4. Qualidade no atendimento como requisito para eficiência do marketing de relacionamento;
  5. Qualidade no atendimento e a satisfação do usuário;
  6. Open Banking: competitividade no setor financeiro e comodidade para o cliente;
  7. Bancos na era digital: desafios e características;
  8. Governança e “compliance”: semelhanças e benefícios da sua adoção nas empresas;
  9. A importância da inovação tecnológica no ramo bancário;
  10. Estrutura e finalidade do SFN;
  11. Crime de lavagem de dinheiro: papel desempenhado pelo Coaf e pelas instituições financeiras.
  12. As “Fintechs”, a competitividade no mercado e a inclusão financeira;
  13. Diversidade como vantagem no ambiente corporativo;
  14. Acessibilidade como promotora da cidadania e da diversidade;
  15. Cotas raciais para concursos públicos: avanço ou retrocesso?

Pessoal, espero que as coisas estejam mais claras para vocês! Esse é o objetivo deste artigo.

Esses temas, além de outros, encontram-se comentados nos nossos cursos. Para cada um deles, há uma abordagem teórica e uma proposta de solução, disponibilizadas na aula subsequente. Temos recebidos ótimos “feedbacks” e verificado a grande evolução dos nossos alunos.

Ah, hoje a noite (16/08) teremos a “Hora da Verdade”, 22h30min no canal do Estratégia. Aguardo todos vocês lá!

Grande abraço!

Prof. Marcio Damasceno. Insta: profmarciodamasceno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.