Artigo

Raciocínio Lógico – O que estudar para a prova do TRF-3?

Neste artigo, faremos uma análise completa do conteúdo de Raciocínio Lógico e um raio X sobre a última prova do TRF-3 (Raciocínio Lógico-Matemático).

Fala, pessoal! Tudo bem?

Aqui é o professor Guilherme Neves.

Saiu o edital do concurso para o TRF-3 e mais uma vez a FCC cobrará o seu conteúdo programático padrão de Raciocínio Lógico-Matemático.

É importante frisar que o conteúdo é exatamente o mesmo do concurso do TRF-4, que foi realizado no início de agosto de 2019.

Conteúdo Programático

Quem não conhece a FCC dirá que os conteúdos para Analista e Técnico são diferentes. Observe:

ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA – sem especialidade (01)

Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

CARGOS DE TÉCNICO JUDICIÁRIO – PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO:

Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

É como se o conteúdo para Analista estivesse contido no conteúdo para Técnico Judiciário, mas afirmo que os dois conteúdos acima são idênticos!!

Apesar de o conteúdo para Técnico ser mais detalhado, todos os assuntos acima podem ser cobrados dentro de “Raciocínio Matemático” para Analista Judiciário. Essa é uma prática muito comum na FCC.

É crucial saber que a FCC cobra vários assuntos implicitamente no tópico “Raciocínio Matemático”.

Os assuntos mais cobrados em Raciocínio Matemático pela FCC são:

  • Problemas envolvendo equações e sistemas do primeiro grau.
  • Regra de três.
  • Porcentagem.
  • Razão e Proporção.
  • Análise Combinatória.
  • Princípio da Casa dos Pombos.
  • Conjuntos Numéricos e expressões numéricas.
  • Problemas com frações.
  • Problemas com conjuntos
  • Progressão Aritmética
  • Problemas envolvendo equações do segundo grau

Por exemplo, no concurso para AJAJ do TRF-4, realizado em agosto de 2019, houve apenas 1 (UMA) questão sobre Lógica Proposicional e de Argumentação. Todas as outras questões foram de Matemática (sem que os assuntos de Matemática estivessem explícitos no edital, assim como no edital do TRF-3).

Clique aqui para acessar a prova resolvida de RL para AJAJ do TRF-4.

Clique aqui para acessar a prova resolvida de RL para TJAA do TRF-4.

Nível da Prova e Quantidade de Questões

As provas do TRF-3, realizadas em 2016 pela FCC, contemplaram 10 questões de Raciocínio Lógico para cada cargo (Analista e Técnico).

Já as provas de Raciocínio Lógico do TRF-4, realizadas em Agosto de 2019 pela FCC, contemplaram entre 4 e 5 questões de Raciocínio Lógico em cada cargo.

Ademais, as questões do último concurso do TRF-3 (2016) foram muito mais difíceis do que as questões do TRF-4 (2019).

Especificamente, as questões 27 e 33 da prova de Analista do TRF-3 estão em um nível muito acima do que normalmente a FCC cobra. Eu poderia até dizer que a questão 27 foi a questão mais difícil sobre diagramas lógicos de toda a história da FCC.

O que estudar para o TRF-3?

A última prova do TRF-3 ocorreu há 3 anos e a FCC deu certa ênfase ao Raciocínio Lógico propriamente dito (conectivos, equivalências lógicas, diagramas lógicos, argumentação). Logo, é óbvio que você não pode deixar esses assuntos de lado.

Inclusive, conforme mencionei anteriormente, a questão mais difícil da FCC sobre Diagramas Lógicos ocorreu justamente na última prova do TRF-3.

Ainda dentro de Raciocínio Lógico, outro assunto bastante cobrado pela FCC (e que não está explícito no edital) na última prova do TRF-3 foram os problemas de Associação Lógica (questões 18 e 20 – Técnico). Esse é um assunto muito recorrente nas provas da FCC.

Entretanto, diante do exposto nos parágrafos anteriores, eu sugiro que você foque bastante os seus esforços em Matemática.

Pelo que venho percebendo, além dos assuntos básicos de Matemática como Porcentagem, Regra de Três, Frações e Proporções, a FCC vem dando um destaque especial a problemas envolvendo equações e sistemas de equações do primeiro grau. Pasmem: equações do primeiro grau foram abordadas em 75% das provas do TRF-4.

Também é comum haver questões envolvendo Análise Combinatória ou Princípio da Casa dos Pombos. Sugiro uma ênfase maior ao Princípio da Casa dos Pombos, pois foi um assunto bastante cobrado pela FCC em 2018.

Um forte abraço,

Guilherme Neves

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.