Artigo

Insucesso e Recomeço

“Se faceias algum insucesso em tua vida, admite o fracasso e recomeça.

Não te demores na lamentação.

Não inventaries em excesso os teus prejuízos.

Refaze as energias, traça novos planos e coloca-os logo em execução.

Não raro, um obstáculo na estrada vem acompanhado de uma placa de sinalização indicando desvio.

Certos atalhos nos levam de encontro a certos compromissos que não cumpriríamos, caso insistíssemos na trajetória retilínea.

Quem absorve o insucesso de hoje já começa a trabalhar pelo êxito do amanhã.

Não percas tempo, contemplando os escombros. Começa agora a reconstruir.” Fonte: Vigiai e Orai.

Quem observa minhas vitórias e minhas aprovações, muito provavelmente, desconhece meus inúmeros fracassos e minhas incontáveis reprovações. Quantas vezes não tive que recomeçar?

Para cada conquista, pelo menos três reveses. Entretanto, de uma coisa tenho certeza: as coisas aconteceram exatamente como deveriam, para que eu estivesse aqui escrevendo a vocês. Meus fracassos forjaram meu caráter e a minha personalidade. Com efeito, posso afirmar que sem eles não seria quem sou hoje. Por isso, sou devedor dessas ocasiões de dificuldades, com as quais aprendi bastante.

Na verdade, qualquer pessoa que se proponha a percorrer caminhos inexplorados se expõe ao insucesso. O que não deve ser motivo de vergonha ou tristeza. Se expor ao insucesso e enfrentar a vida de peito aberto pressupõe muita coragem e determinação. Vou além: aqueles que riem, debocham ou se comprazem com nossas derrotas, muitas das vezes não passam de invejosos, que por não terem a coragem de se expor ou de pagar o preço que tem que ser pago para alcançar um grande objetivo, querem nos desacreditar.

Somos desbravadores dos nossos destinos. E por meio dos nossos recomeços conduzimos nossas vidas a lugares nunca antes imaginados.

Certa vez, li uma frase da qual nunca me esqueci: “O insucesso faz parte da vida de quem se dispõe a fazer acontecer e realizar.” Portanto, acredite, se você pretende realizar algo grandioso em sua vida, em algum momento você irá fracassar. Quem nunca ouviu falar das histórias de sucesso, ou melhor, de “insucesso” das seguintes personalidade?

Fonte: Época Negócios
Walt Disney (FOTO: GETTY IMAGES)

1) Muito antes de criar o Mickey Mouse, Walt Disney foi demitido de seu trabalho por falta de imaginação e boas ideias.1

Fonte: Época Negócios
Steve Jobs (FOTO: GETTY IMAGES)

2) Steve Jobs, fundador da Apple, foi demitido da companhia que ele próprio criou e, anos mais tarde, além de ser o responsável pela popularização do smartphone criaria um dos maiores estúdios de computação gráfica – a Pixar.1

Fonte: Época Negócios
J. K. Rowling (FOTO: GETTY IMAGES)

3) Joanne Rowling, ou J. K. Rowling, era mãe solteira e estava desempregada quando começou a escrever sobre Harry Potter. Teve seu livro recusado por oito editoras diferentes antes de conseguir publicá-lo.1

Ayrton Senna

4) Nosso tricampeão mundial de F1, Ayrton Senna, apesar de ter ganhado 41 grandes prêmios, em 120 deles saiu derrotado. Ou seja, para cada vitória, foi preciso três derrotas.2

Michael Jordan

5) Por fim, o maior jogador de basquete de todos os tempos Michael Jordan nos legou a seguinte frase: “Eu errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 oportunidades, confiaram em mim para fazer o arremesso da vitória e eu errei. Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso.”

Portanto, está mais que provado empiricamente que os insucessos, longe de nos derrubarem, nos trazem conquistas intangíveis de personalidade e caráter. Além de fortalecerem nosso “espírito”, nos mostram as qualidades que precisamos desenvolver ou adquirir.

Ademais, esses insucessos nos servem de baliza, a nos conduzir aos locais onde devemos chegar.

E de que forma isso é feito? 

Essas balizas impedem que nos desvirtuemos de nossos caminhos ou nos preparam para algo grandioso. O problema é que só nos damos conta disso quando chegamos ao fim da jornada.  

“Só é possível juntar os pontos, quando olhamos para trás”, já dizia Steve Jobs no seu memorável discurso aos formandos da universidade de Stanford3, quando contou sobre sua trajetória de sucesso, ou melhor, sua trajetória com “fracassos”. KKK

Portanto, não desanime! Os “fracassos” ou as desaprovações podem ser os desvios do caminho que te levarão aonde você deve chegar!

Aproveito a oportunidade, ainda, para deixar algumas dicas de filmes motivacionais:

1) À procura da felicidade 

2) Desafiando Gigantes

3) 2 filhos de Francisco

4) Invictus

5) Um homem entre gigantes

Fonte: Revista Época Negócios (acesso em 07/08/19)

https://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Carreira/noticia/2013/06/nove-historias-que-provam-o-sucesso-vem-com-sacrificios.html

Fonte: https://www.ayrtonsenna.com.br/pt/ (acesso em 07/08/19)

Veja o discurso completo e legendado do Steve Jobs no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=s9E6XfJPAMM

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Professor Dihego!! Parabéns pelo artigo, extremamente inspirador e demonstra que determinação é a chave.
    KAREN em 09/08/19 às 08:44
  • Obrigado, é tudo que eu precisava ouvir hoje!! Boa mensagem. fez bem,muito bem.
    cleo em 08/08/19 às 09:44
  • Olá professor, belo artigo, fiz o Concurso para o TRF4 para Técnico Judiciário/Segurança e Transporte, e acho que faltará 2 ou 3 questões para a aprovação, estou vivendo o momento discorrido no artigo. Assim pergunto se por acaso o sr. trabalha como coaching ou mentor para me indicar o melhor caminho para alcançar os objetivos. Pretendo ser aprovado no concurso para policial legislativo da Câmara ou do Senado.
    Edy Cardoso em 08/08/19 às 09:25