Artigo

Gabarito Extraoficial – Geografia – Colégio Naval

Olá pessoal,

Segue o gabarito extraoficial e breves comentários sobre as questões de Geografia da prova. Os comentários são breves mesmo, e focados na alternativa que considero como o gabarito de cada questão.

Posteriormente vamos fazer um comentário completo da prova e disponibilizar no curso de Geografia do Colégio Naval.

Grande Abraço,

Professor Leandro Signori

21. Observe a figura abaixo.

A urbanização brasileira desenvolveu-se de maneira acelerada e provocou grande concentração da população, sobretudo nas áreas metropolitanas. Tal crescimento não foi acompanhado por investimentos sociais, causando graves problemas socioespaciais, principalmente o da habitação, ilustrado pela charge.

De acordo com as condições de moradia nas cidades brasileiras, assinale a opção correta.

(A) As pessoas de baixo poder aquisitivo têm como alternativa de moradia ocupar os terrenos periféricos nas metrópoles, assim o direito à cidade depende da democratização.do uso e da ocupação do solo.

(B) A configuração das grandes cidades brasileiras deixou de ser excludente, principalmente pelo aumento dos investimentos do Estado em moradia de baixa renda, exemplificados nos condomínios populares construídos em áreas mais valorizadas.

(C) A locomoção diária em direção ao local de trabalho associada ao problema de moradia levou os governos estaduais a desenvolverem uma política eficiente de transportes coletivos integrados de trens, metrôs e ônibus, das zonas centrais às periferias.

(D) A ausência de movimentos sociais voltados à luta pela moradia nos espaços públicos das regiões metropolitanas brasileiras contribui para o aprofundamento das contradições entre o capital e o trabalho pelo direito à cidade.

(E) Os processos de intensa segregação socioespacial nas metrópoles brasileiras são minimizados pelo mercado imobiliário, que destina cada vez mais recursos para empreendimentos nas periferias, formando bairros dotados de luxo.

Gabarito: A

Comentário: Nos grandes centros urbanos brasileiros, as pessoas de baixo poder aquisitivo são impelidas a ocuparem as áreas periféricas, mais baratas e distantes, que apresentam piores condições de infraestrutura em relação às áreas centrais e as áreas abastadas das metrópoles. Com isso, não têm as mesmas condições de aproveitar a cidade da mesma maneira que as pessoas de maior poder aquisitivo, possuindo, assim, menos “direito à cidade”, termo esse que se tornou muito utilizado nas décadas recentes e que representa o acesso das pessoas aos recursos urbanos. Nesse contexto, uma das medidas apontadas para dar mais condições de acesso à cidade para as pessoas é democratizar o uso e ocupação do solo.

22. Observe a figura abaixo.

Nos últimos anos, a mídia brasileira tem veiculado propagandas que ressaltam a importância do setor agrário, principalmente o agroindustrial, na formação do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, o setor tem gerado críticas quanto a seus impactos no espaço brasileiro.

Em relação ao agronegócio brasileiro, assinale a opção correta.

(A) A ampliação dos créditos bancários tem beneficiado os grandes proprietários, responsáveis pelo sistema de policultura que articula os gêneros agrícolas para a exportação com aqueles voltados para o mercado interno.

(B) O agronegócio não está restrito ao campo, ele espacializa-se nas áreas urbanas por meio da dependência das atividades produtivas advindas da industrialização e dos setores de serviços, promovendo a subordinação do campo à cidade.

(C) O grande legado que vem sendo produzido pelo setor é o banimento do consumo de agrotóxicos na produção rural e o selo de segurança alimentar ao combater o desenvolvimento de transgênicos no país, por isso o slogan “o agro é tech, é pop, é tudo”.

(D) A modernização das atividades agrícolas modificou demasiadamente as relações de trabalho no campo. A mecanização das lavouras de exportação se desenvolveu associada à qualificação técnica dos trabalhadores, possibilitando a redução dos boias-frias.

(E) Enquanto o agronegócio sofre críticas contundentes em relação ao descompasso entre o econômico e o social, no campo ambiental o setor é referência ao promover a instalação de áreas verdes e a proteção aos mananciais no cerrado brasileiro.

Gabarito: B

Comentário: O agronegócio não está restrito ao campo. Ele está integrado às cidades que lhe fornecem as tecnologias, os insumos, os conhecimentos e parte da mão-de-obra utilizada na produção do agronegócio. O urbano determina o que vai ser produzido no rural.

No Brasil, esse cenário se verifica muito claramente na região Centro-Oeste, onde, nas últimas décadas, o agronegócio se expandiu muito, e, junto com ele, a região se urbanizou rapidamente, sendo atualmente a que mais produz grãos no Brasil e também a segunda mais urbanizada.

Devido a sua importância nos mercados internacionais, os produtos do agronegócio estão constantemente participando do jogo do mercado financeiro, comandado por empresas e instituições sediadas nas cidades.  Os interesses dos mercados internacionais influenciam na produção do agronegócio.

23. Leia o texto a seguir.

“Hoje, o Brasil está entre os países mais populosos do mundo, mas não foi sempre assim. Ao longo da sua evolução demográfica, o nosso país passou por momentos distintos em seu crescimento natural.”

ADÃO, E.; JUNIOR, L.F. Geografia em REDE. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013, pg.29.

Em relação ao crescimento natural brasileiro, com base no texto acima, é correto afirmar que:

(A) foi muito elevado, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, uma vez que a maioria da população residia na área rural e tinha muitos filhos, contribuindo assim para elevadas taxas de natalidades no país.

(B) diminuiu o seu ritmo na década de 1950, quando a taxa de crescimento caiu para 1% ao ano, período em que as taxas de mortalidades, especialmente as infantis, aumentaram como consequência de uma urbanização desorganizada.

(C) a partir dos anos 1980 cresceram rapidamente, motivado pelo crescente aumento das taxas de fecundidades nos centros urbanos, uma vez que a inserção feminina no mercado de trabalho possibilitou o aumento das proles entre os casais.

(D) tem crescido nas últimas décadas, ainda que as taxas de natalidades estejam diminuindo a partir dos anos 1960, imposições de uma urbanização que contribuiu para uma forte redução das taxas de mortalidade e aumento da expectativa de vida da população.

(E) se encontra em rápido processo de declínio, fenômeno que se iniciou nos anos 1950 e que ganhou maior projeção a partir dos anos 1990, quando as seguidas crises econômicas influenciaram o ritmo da natalidade junto às camadas mais pobres do país.

Gabarito: D

Comentário: A população brasileira segue crescendo, mesmo com a redução do seu ritmo nas últimas décadas. A partir dos anos 1960, as taxas de natalidade do Brasil começaram a apresentar contínuo declínio. São fatores da redução nas taxas de natalidade as imposições da urbanização, como o maior acesso das mulheres ao mercado de trabalho, as possibilidades de planejamento familiar e o custo de vida (ter filhos torna-se mais custoso no meio urbano do que no meio rural). A vida nas cidades possibilita um maior acesso aos serviços de saúde a aos avanços da medicina que tem levado a redução da taxa de mortalidade e ao aumento da expectativa de vida da população.

24. Leia o texto a seguir.

“Os limites dos Estados nacionais parecem tão exatos nos mapas políticos que fica difícil duvidar que não estiveram sempre ali. Suas demarcações são estabelecidas com base em posições calculadas por coordenadas geográficas; assim, os limites tornam-se concretos. As bacias hidrográficas têm um papel decisivo no estabelecimento de áreas fronteiriças entre os territórios: rios e divisores de água estão entre os elementos da superfície terrestre mais utilizados no estabelecimento de limites territoriais”.

SANTOS. Douglas. (Geografia das redes: o mundo e seus lugares). São Paulo: Editora do Brasil, 2016. Coleção Geografia das redes; v. 2, p. 136-140

Sobre o entorno geográfico da Bacia do Rio Paraná, com base no texto acima, analise as afirmativas abaixo.

I- A hidrovia do Rio Paraná possui um potencial quase esgotado em virtude do volume de carga transportada no comércio entre as economias brasileira, argentina e uruguaia.

II- A existência da hidrelétrica binacional de ltaipu, entre Brasil e Paraguai, reforça a dependência entre as duas economias que consomem igualitariamente a energia produzida.

III- O Sul do Brasil apresenta a maior quantidade de cidades gêmeas com grande dinâmica transfronteiriça e elevada integração econômica e cultural, exemplificada pelos fluxos comerciais entre Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este.

IV- A porosidade das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai tem facilitado o contrabando de produtos eletrônicos, cigarros, drogas, entre outros, realizado pelos rios devido à dificuldade de fiscalização.

Assinale a opção correta.

(A) Apenas as afirmativas I, II, III estão corretas.

(B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

(C) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

(D) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.

(E) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Gabarito: E

Comentário:

III – O sul do Brasil apresenta a maior quantidade de cidades gêmeas (que estão uma ao lado da outra, ou de frente, mas em países diferentes). Nessa região, as cidades gêmeas apresentam grande dinâmica transfronteiriça e elevada integração econômica e cultural. Um dos principais exemplos são as cidades gêmeas de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, no Brasil, e Ciudad Del Este, no Paraguai. Essas duas cidades possuem uma malha urbana contínua, separada apenas pela linha de fronteira entre os dois países.

IV – A porosidade, isto é, os espaços vazios existentes as fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai facilita o contrabando realizado pelos rios, onde há maior dificuldade de fiscalização.  Boa parte do contrabando entre o Brasil e seus países vizinhos é realizado por rios. Nas estradas e pelos ares, o controle de cargas é muito maior. Além disso, a rede hidrográfica da região Sul do Brasil é muito densa e interligada com os seus países vizinhos, o que dificulta ainda mais o controle.

25. O espaço geográfico tem cada vez mais despertado interesses de grupos, países e empresários pela disponibilidade dos recursos naturais dispostos nos territórios. Essa cobiça exige dos países detentores de grandes riquezas cada vez mais a implementação de políticas adequadas à proteção da soberania nacional. No Brasil é crescente o debate sobre a importância da Amazônia Azul, uma imensa área do litoral medindo quase 4,5 milhões de quilômetros quadrados, o que acrescentaria ao país uma área equivalente a mais de 50% de sua extensão territorial.

Sobre as potencialidades e desafios marítimos do Brasil, assinale a opção correta.

(A) O avanço do comércio exterior propiciou, nas últimas décadas, a diminuição da vulnerabilidade do país, visto que os fretes marítimos são transportados majoritariamente por navios de bandeira brasileira.

(B) Embora as descobertas das reservas de petróleo no pré-sal nas Bacias de Santos e Campos possibilitassem o aumento da extração pela via marítima, ainda o Brasil depende quase que exclusivamente da exploração nas áreas continentais.

(C) A implantação de Unidades de Conservação Costeiras e Marinhas no litoral brasileiro promoveu a conservação da biodiversidade e o aumento dos manejos de áreas abertas, portanto suprimiu os conflitos de múltiplos usos.

(D) A pesca artesanal está localizada em sua maioria nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, enquanto a pesca industrial se deslocou preferencialmente para as regiões Norte e Nordeste, onde as precárias condições de fiscalização e controle favorecem a exploração.

(E) A degradação dos ecossistemas costeiros provocada pela especulação imobiliária e dejetos produzidos pela poluição urbana e industrial é responsável pelas destruições dos manguezais e das dunas, acarretando o problema da erosão marinha.

Gabarito: E

Comentário: Devido à sua boa localização, as áreas próximas da costa são alvos de grandes empreendimentos imobiliários, que acabam por degradar os ecossistemas costeiros, como o dos manguezais e das praias. Soma-se à isso os dejetos produzidos pela poluição urbana e industrial. Esse é um sério problema ambiental brasileiro na atualidade que tem ampliado o seu debate em busca de soluções nos anos recentes.

26. Observe o gráfico abaixo.

O climograma destacado faz alusão a um tipo climático brasileiro. Sobre a realidade envolvendo esse climograma, é correto afirmar que está indicando o clima:

(A) Equatorial úmido, o qual abrange a Região Amazônica, o norte do estado do Mato Grosso e o oeste do Maranhão. No verão, a atuação da massa de ar Equatorial atlântica (mEa) provoca aquecimento e chuvas torrenciais.

(B) Equatorial subúmido, o qual abrange a porção norte do país e se estende de Roraima ao noroeste do Pará. É quente e com elevadas pluviosidades o ano todo, consequência da ação permanente da massa Equatorial continental (mEc).

(C) Litorâneo úmido, típico da faixa litorânea desde o estado do Rio Grande do Norte até o estado de São Paulo. A atuação da massa Tropical atlântica (mTa) ocorre durante o ano todo, com maior regularidade no período do outono e do inverno.

(D) Tropical de altitude, predominante nos planaltos e serras do Sudeste. Esse clima é controlado pela massa Tropical atlântica (mTa) e pela massa polar atlântica (mPa), tornando as suas áreas de abrangência úmidas o ano todo.

(E) Subtropical úmido, predominante na Região Sul. A ação da massa Tropical atlântica e da massa Polar atlântica, respectivamente, durante o verão e o inverno, tornam bem distribuídas as pluviosidades nas áreas abrangentes.

Gabarito: E

Comentário: O climograma faz alusão ao clima subtropical úmido, predominante na região Sul. As pluviosidades são bem distribuídas ao longo do ano, mas maiores no verão. O inverno é frio e o verão é quente, como a linha da temperatura nos mostra. Poder-se-ia ficar em dúvida entre a alternativa “E” e a “D”, que trata do clima tropical de altitude, mas o clima tropical de altitude apresenta médias pluviométricas muito baixas durante o inverno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Ola prefessor ! na sua opiniao tem alguma questão passivel de recurso ou anulação?
    fabio em 13/08/19 às 09:46
  • A questão 23 diz que o crescimento natural tem crescido, sendo que o próprio IBGE mostra o contrario. Dados do IBGE dizem que em 60 o crescimento foi 29, em 80 foi 19 e em 2000 foi 13. A questão DEVE ser anulada pois ocorreu um erro no enunciado quando era pra se referir a população e não ao crescimento vegetativo dela. Em relação ao crescimento natural brasileiro, com base no texto acima, é correto afirmar que: D) tem crescido nas ultimas décadas... ( Não pode ser o gabarito ) O crescimento natural é a taxa de natalidade menos a de mortalidade. A taxa de mortalidade decaiu em 1960 e desde então se mantém estável, enquanto a de natalidade continua decrescendo. Isso faz com que a cada década a conta TN - TM fique cada vez menor.
    Rgb_Gonça em 10/08/19 às 13:14
  • Olá, professor... Bom dia! Na questão 23, a meu ver, a alternativa A também está correta... O que o Sr. acha? Obrigado.
    Marcos em 07/08/19 às 06:37
  • DUAS questoes nao estao o gabarito como corretas, sao possiveis de anulação?
    Emanuel em 06/08/19 às 21:28