Artigo

História Soldado – PM-SP / 2019 prova comentada

Não houve recursos em História na prova aplicada para o concurso de admissão do cargo de Soldado – PM-SP / 2019. Como é de praxe o exame foi muito bem formulado e seguiu os padrões tradicionais de temas exigidos. Avaliação excelente na seleção dos temas e na abordagem.  Ditamos as questões aplicadas em nossa revisão, pois todos os assuntos cobrados foram analisados pormenorizadamente em nosso curso e revisados cada um na véspera, e nossos alunos tem relatado um excelente desempenho na disciplina. Venha comigo conferir a prova Soldado – PM-SP / 2019.

35. (VUNESP – Soldado – PM-SP / 2019) Uma das metas mais importantes do tratado era […] controlar a Alemanha (segundo uma expressão usada naquela época), isto é, destruir sua força militar no presente e no futuro. […] ficou decidido que o exército alemão ficaria limitado a 100 mil homens, recrutados com base em um compromisso voluntário de doze anos para os soldados e suboficiais.
(Jean-Jacques Becker. O Tratado de Versalhes, 2011)

O Tratado de Versalhes, assinado após a Primeira Guerra Mundial, contribuiu para
A) a adoção de planos internacionais de ajuda financeira aos países economicamente destruídos pelo conflito bélico.
B) a constituição, pelas nações asiáticas e europeias derrotadas na guerra, de um bloco militar contrário ao imperialismo na África e na Ásia.
C) o fortalecimento de ideologias antidemocráticas habilmente exploradas por partidos políticos nacionalistas.
D) o desenvolvimento duradouro da economia internacional como resultado da redução de gastos públicos com equipamentos militares.
E) a emergência de relações estáveis, baseadas nos princípios de reciprocidade, entre as potências industrializadas europeias.
Gabarito: c

O Tratado de Versalhes puniu severamente a Alemanha impondo pesadas indenizações de guerra, devolução de territórios conquistados e a desmilitarização (limitaram o exército e proibiram a produção de armas). O tratado provocou uma grande crise econômica que foi agravada com a eclosão da crise de 1929, que criou condições sociais de revolta e revanchismo, desilusão com o liberalismo (econômico e político) e emergiram partidos ultranacionalistas, xenófobos e intervencionistas: O partido fascista na Itália e o nazista na Alemanha. Hitler desobedeceu o tratado de Versalhes e anexou territórios militarmente, o que levou provocou a Segunda Guerra Mundial.
36. (VUNESP – Soldado – PM-SP / 2019) Até finais dos anos sessenta, o enfrentamento com o comunismo definiu a política exterior. […] houve períodos de grande tensão internacional […]. O êxito soviético ao lançar o satélite não tripulado, Sputnik, em outubro de 1957, demonstrava aparentemente a superioridade dos soviéticos tanto em tecnologia espacial como na capacidade para atacar o hemisfério ocidental por meio de mísseis orbitais.
(Philip Jenkins. Breve história dos Estados Unidos, 2017.)

Pode-se acrescentar às condições das relações internacionais referidas pelo texto
A) o emprego de armas convencionais no confronto direto entre as potências.
B) a ausência de movimentos sociais nas áreas controladas pelas potências.
C) a reduzida influência política das potências nos países do Terceiro Mundo.
D) o acordo entre potências favorável à manutenção da democracia em escala global.
E) o aumento constante do arsenal nuclear nas potências rivais.
Gabarito: E

O Período corresponde a Guerra Fria, em que ocorreu uma grande corrida armamentista e a proliferação de armamentos nucleares e armas cada vez mais poderosas, e o momento é caracterizado pela bipolaridade das relações internacionais entre capitalismo e socialismo. Chamamos de fria, pois nunca ocorreu um combate direto entre EUA e URSS. Na América Latina (área de influência dos EUA) surgiram muitos movimentos sociais e revolucionários como a Revolução Cubana. Nos países subdesenvolvidos surgiu o movimento dos países não alinhados, também conhecido como movimento terceiro mundista, mas apesar da pretensão de autonomia e não alinhamento, eram países pobres e com a economia totalmente dependente das potências.
37. (VUNESP – Soldado – PM-SP / 2019) Observe o cartaz.

CARTAZ REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 32 (SP contra Vargas).

Considerando a imagem e conhecimentos sobre a história do Brasil republicano, é correto afirmar que o cartaz trata de
A) uma convocação de reservistas para o alistamento militar no auge da Guerra Mundial.
B) um apelo à sociedade para sua mobilização em benefício das populações mais carentes do país.
C) uma denúncia das intenções antidemocráticas de alguns setores das forças armadas brasileiras.
D) um chamado à participação efetiva da população na resistência militar a um governo federal centralizador.
E) uma arma de mobilização do operariado das grandes cidades contrário às reformas sociais de governos populistas.
Gabarito: D

O cartaz é de convocação dos paulistas para aderia a “Revolução Constitucionalista de 1932” contra Getúlio Vargas. Exigiam um interventor (governador indicado) paulista e uma nova constituição, dado que Vargas a dissolveu quando chegou ao poder através da Revolução de 30 e desde então centralizou o poder político e entre 30-34 governou por decretos.
38. (VUNESP – Soldado – PM-SP / 2019) Ao receberem menos dinheiro por suas vendas ao exterior, os exportadores e produtores ligados à exportação reduzem suas compras. Os produtores internos afetados por essa redução também reduzem as suas, e assim por diante.
(Celso Furtado. Formação econômica do Brasil, 1989)

O autor refere-se aos desdobramentos da queda no preço e no volume da exportação do café brasileiro decorrente da Crise de 1929. Tendo em vista o cenário econômico descrito pelo texto, o governo Getúlio Vargas decidiu, entre 1931 e 1939,
A) extinguir em curto prazo a dependência do país à economia cafeeira, abandonando os empresários do setor.
B) equilibrar a oferta e a procura do produto, comprando e destruindo os excedentes das colheitas.
C) adquirir empréstimos no exterior, visando à manutenção da política de valorização do preço do café.
D) limitar a venda do produto ao mercado interno, considerando os prejuízos que a exportação de café causava ao país.
E) substituir os latifúndios cafeeiros por pequenas propriedades, desapropriando terras e concedendo incentivos fiscais a agricultores.
Gabarito: B

Desde o convênio de Taubaté em 1906 o Estado adotava a política de valorização do café, que consistia em comprar café e queimar em momentos de queda nas exportações, para diminuir a oferta e manter os preços altos. Vargas assumiu a presidência num contexto de crise econômica, a grande depressao provocada pela crise de 1929, e para manter os preços do café, continuou com a política de valorização, comprando e queimando o produto. Apesar disso incentivou a policultura para diminuir a dependência das exportações do café. 
39. (VUNESP – Soldado – PM-SP / 2019) Em 18 de setembro de 1946 foi promulgada a quinta Constituição brasileira, a quarta republicana. Com 218 artigos, manteve a denominação Estados Unidos do Brasil. O Congresso foi dividido em duas casas. O mandato do Presidente da República foi estabelecido em cinco anos. A eleição do Presidente e Vice seria simultânea, ou seja, não formariam uma chapa, seriam escolhidos separadamente pelo eleitor.
(Marco Antonio Villa. A história das Constituições brasileiras, 2011)

A experiência política brasileira derivada da Constituição citada pode ser exemplificada pela
A) concentração das decisões políticas no poder executivo em prejuízo dos poderes legislativos e judiciários.
B) alternância no poder central de políticos apoiados pelos governadores do conjunto dos estados da Federação.
C) predominância eleitoral de partidos políticos representantes das classes de assalariados rurais.
D) mudança, no governo federal, de um candidato eleito por um partido conservador para um político ligado a sindicatos de trabalhadores.
E) censura regular às manifestações de industriais que se opunham aos governos federal e estaduais.
Gabarito: D

A constituição de 1946 previa a votação separada para presidente e para vice, que foi o fator fundamental para a crise institucional que passou o Brasil após a renúncia de Jânio Quadros (político do Partido Democrata Cristão, apoiado pela UDN), e então a presidência passaria para o vice João Goulart (do PTB e ligado aos movimentos de trabalhadores e sindicatos). Para impedir a posse de Jango foi implementado o parlamentarismo para que tomasse posse mas não possuísse poderes de fato. Este quadro de crise institucional levou a intervenção militar e a Ditadura entre 64-85.
40. (VUNESP – Soldado – PM-SP / 2019)
Brasil Eu Fico
Minas Gerais, uai, uai
São Paulo, sai da frente!
Guanabara, como é que é?
Bahia, oxente!
E os meus irmãozinhos lá do norte?
Este é o meu Brasil
Cheio de riquezas mil
Este é o meu Brasil
Futuro e progresso do ano 2000
Quem não gostar e for do contra
Que vá prá…
[…]
(https://www.letras.mus.br/wilson-simonal/1803895/brasil-eu-fico-print.html)

A canção foi composta por Jorge Ben e gravada pelo cantor Wilson Simonal em dezembro de 1970. A música expressava
A) a conjuntura histórica de agitações sociais, derivada da crise do milagre econômico patrocinado pelo Estado.
B) a visão de uma nação com graves desigualdades regionais, caracterizada pelo crescimento desigual da economia.
C) a oposição dos artistas ao regime militar, expressa em uma linguagem de fácil entendimento popular.
D) a oposição à falsa liberdade democrática do momento, propagandeada pelos slogans governamentais.
E) a ideologia do desenvolvimentismo econômico do governo, mesclada de um otimismo nacionalista.
Gabarito:E

Muitos artistas produziram musicas com conteúdo político crítico à ditadura como o caso de Chico Buarque e Caetano Veloso, enquanto outros produziam músicas de adesão ao regime, como é o caso da música composta por Ben Jor e interpretada por Wilson Simonal, considerado na época um “adesista” (aderiu aos militares). Brasil eu fico é uma visão otimista, nacionalista e uma resposta direta ao slogan do período Médici “Brasil ame-o ou deixe-o”. O início dos anos 70 foram o auge do milagre econômico e neste período crescemos 10% ao ano. 

É isso aí pessoal. Bons estudos e foco no sucesso !!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.