Artigo

12 erros para evitar no dia da sua prova

E aí pessoal, como estão as coisas?

Um dos meus papéis como coach aqui no Estratégia é fazer com que os alunos cometam o menor número de erros possíveis nessa jornada de concurseiro(a), tanto durante os estudos, quanto no importantíssimo dia da prova.

Assim, vou listar para vocês 12 erros para evitar no dia da prova (já basta eu ter cometido vários deles). Acredito que sejam dicas boas para quem não teve muita experiência de prova ainda.

Muitos desses erros são básicos, porém, justamente por acharmos que são básicos, não damos a devida atenção e estamos mais sujeitos a cometê-los, o que aumenta as chances de nos distrairmos em um momento que devemos estar 100% focados.

Vou separá-los em duas partes: erros antes da prova e erros no decorrer da prova.

Erros antes da prova

Negligenciar a roupa que vai usar: você deve estar com a maior concentração possível na hora da prova, e estar usando roupas inapropriadas (como uma calça quente em dia de calor ou não levar uma blusa em dia de frio) pode prejudicar, e muito, sua atenção. Não esqueça de olhar no edital se há algum tipo de vestimenta vetado no dia da prova.

Levar materiais errados/proibidos: leia seu edital e veja o que deve e o que não deve ser levado na prova. Em relação a caneta, que não pode faltar, leve pelo menos duas, preferencialmente da cor azul, para dar maior destaque nas suas marcações.

Não se alimentar adequadamente: faça uma alimentação balanceada antes da prova, evitando comidas pesadas, e sempre leve água e alguma coisa para comer durante a prova, mesmo que você ache que não precisará.

Não sair de casa/hotel com muita antecedência: vou reforçar esse erro aqui, já que todo ano vemos os atrasados do ENEM nos noticiários. Sempre se planeje para chegar até o local de prova com tempo de sobra. Por mais que você faça o caminho até o local de prova um dia antes, ou veja no GPS que demora 20 minutos até lá, não dê chance ao azar, pois inúmeras coisas podem acontecer e fazer com que você chegue atrasado.

Já li um relato de uma pessoa que teve muita dificuldade para conseguir um táxi/carro por aplicativo na manhã da prova, ficando muito tensa por achar que não chegaria a tempo. Em outro caso que ouvi, a pessoa perdeu a prova por causa de uma maratona no domingo de manhã que fechou as principais vias.

Não ir ao banheiro antes de começar a prova: a vontade de ir ao banheiro durante a prova certamente prejudicará sua atenção por alguns minutos. Além disso, já ouvi casos de pessoas que enfrentaram uma longa demora na fila do banheiro no meio da prova, perdendo tempo que daria para resolver várias questões. Portanto, mesmo se estiver sem vontade de ir ao banheiro antes da prova, faça como se você estivesse indo assistir um filme no cinema, e tente.

No caso de você ter que ir no banheiro durante a prova, não espere para pedir para o fiscal de sala, pois pode ser que demore muito até que você seja autorizado a ir.

Sentar em uma cadeira com localização ruim na sala de aula: Quando a prova não vem com assentos definidos, prefira sentar na região central da sala. Evite ficar perto da porta, pois pode haver barulho vindo do corredor ou até uma corrente de vento gelada no frio. Evite também ficar perto da mesa do fiscal de prova, pois pode haver conversas entre fiscais durante a prova. Observe também se você irá ficar na linha do ventilador ou do ar-condicionado, e considere se o vento pode acabar prejudicando sua atenção.

Resumindo, fique ligado no ambiente para minimizar o risco de que algum fator externo tire sua concentração.

Em um concurso que fiz, sentei próximo ao ar-condicionado, que estava desligado no início da prova. No decorrer da manhã, o clima esquentou e pediram para que o ar fosse ligado. Como eu estava bem na direção do vento, acabei perdendo um pouco de atenção por causa do frio excessivo nas minhas costas. Em outro caso, fiz uma prova em uma sala sem cortinas e, lá para meio da tarde, o sol começou a torrar as costas de quem estava nas últimas cadeiras (aposto que atrapalhou muito a concentração).

Erros durante a prova

Ler o enunciado e as alternativas com muita pressa: pessoal, por favor, muita atenção nas questões! Leia com calma o enunciado e as alternativas para não deixar passar nenhuma informação e para não cair nas pegadinhas das bancas (como, por exemplo, questões que pedem para você assinalar a resposta incorreta). Eu garanto, por experiência própria, que aqueles poucos segundos economizados ao ler rapidamente não valem o risco de errar a questão.

Copiar números errados do enunciado para resolver a questão: esse erro eu já cometi mais de uma vez nas questões que envolvem cálculos, e está relacionado com a pressa mencionada acima. Para evitá-lo, circule os números, faça setas, copie com calma e confira. Novamente, muita atenção.

Não planejar o espaço que usará para fazer os cálculos: em casa, quando treinamos questões que envolvem fazer contas, temos bastante espaço no caderno para a resolução. Contudo, na prova, o espaço é muito limitado, muito mesmo. Para piorar, você estará fazendo a prova a caneta. Assim, qualquer erro que você cometer, além de fazer com que você perca tempo, fará com que você também perca espaço de resolução, já que não poderá apagar o que fizer errado.

Dessa forma, você pode acabar se complicando, como eu, que já quase errei questões por causa da bagunça que fiz na resolução, tendo que fazer contas onde não havia espaço razoável para tanto.

Portanto, sugiro que treinem fazer contas usando o menor espaço possível, com uma letra não muito grande e, na hora da prova, antes de sair escrevendo, pense em como utilizar os espaços disponíveis da melhor forma.

Passar a resposta errada/deixar resposta em branco no gabarito: erro clássico (e um dos piores, na minha opinião), que achamos que não vamos cometer até a tensão e a pressa atrapalharem e fazerem com que fiquemos inconformados depois da prova. Ao tentarmos economizar 5 segundos na hora de passar para o gabarito, podemos perder um ponto valioso de uma questão que passamos cinco minutos resolvendo.

Então, se ligue, a hora de passar suas respostas para o gabarito é sagrada! Reserve tempo suficiente para que possa passar tudo com muita calma e atenção.

Para saber quanto tempo mais ou menos você precisará, imprima uma folha de gabarito com o mesmo número de questões que haverá na sua prova e simule algumas vezes o movimento de folhear uma prova e passar as respostas para o gabarito, cronometrando o tempo e tentando melhorar sua agilidade (com precisão) ao máximo.

Além disso, não esqueça de conferir pelo menos duas vezes se não deixou nenhuma resposta em branco.

Ficar muito tempo tentando resolver uma questão: se você bater o olho na questão e achar que ela será muito demorada, pule para a próxima. Se no decorrer da resolução você estiver gastando muito tempo, não pense duas vezes e pule para a próxima. Somente depois de resolver o restante da prova, volte nas questões puladas.

Com a prática, conseguimos ter uma boa noção do tanto que devemos demorar nas questões. Assim, faça o maior número de questões que conseguir durante seus estudos.

Ainda, não perca tempo nas questões que você não sabe: tente eliminar rapidamente algumas alternativas e deixe para chutar (de acordo com o item seguinte) no final da prova.

Chutar de qualquer jeito: já deixei de ganhar uns pontinhos nas questões que não sabia a resposta por simplesmente chutar sem considerar as características da banca e o que eu havia marcado nas demais questões.

Para saber um pouco mais sobre como aumentar as chances de acertar uma questão que você não sabe, vou deixar o link para um artigo que fiz sobre o assunto (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-eu-chutava-nas-provas-da-fcc/)

Por hoje é isso galera. Ah, fiquem ligados no concurso do TCM-SP, que é uma ótima oportunidade (https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-tcm-sp/)

Continuem com o hábito diário dos estudos que uma hora o resultado vem,

Abraços.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.