Artigo

SLU/DF – Conhecimentos sobre o Distrito Federal – Gabarito Extraoficial

Olá pessoal,

Segue o meu gabarito extraoficial das questões de Conhecimentos sobre o Distrito Federal da prova do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – SLU/DF.

Foram 10 questões da disciplina e quem estudou adequadamente pelo nosso curso foi muito bem na prova.

Confiram se a ordem das questões de vocês está de acordo com a ordem das questões da prova que comentei. Se não for, é só procurar pelos textos das questões e conferir com os meus comentários.

Vamos às questões:

26

Gabarito: Certo.

O DF não é um estado e nem um município, constitui-se em uma unidade da federação singular. É regido pela Lei Orgânica do Distrito Federal. O seu Poder Legislativo é a Câmara Legislativa, composta por deputados distritais. O Poder Executivo é exercido pelo Governador do Distrito Federal, auxiliado pelos Secretários de Estado do Distrito Federal.

27

Gabarito: Errado

Ainda hoje muitas regiões administrativas são popularmente conhecidas como cidades satélites, mas elas não possuem autonomia político-administrativa semelhante à do Distrito Federal. Não tem Poder Legislativo, não instituem tributos e os administradores regionais são de livre nomeação e exoneração e subordinados ao Governador do Distrito Federal.

28

Gabarito: Certo

A questão utilizou o termo “indicados”. Preliminarmente, entendo que o examinador quis se referir ao fato de caber ao Governador nomear os administradores regionais. Porém, até onde conheço, na lei seca que trata do assunto, não existe o termo “indicados”. Os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração pela autoridade competente. Não me surpreenderia se o gabarito vier como “errado”. Se vier como certo, caberá recurso solicitando a alteração do gabarito para “errado” ou a anulação da questão, com base na legislação do tema, como o Lei Complementar nº 840/2011.

29

Gabarito: Errado

A RIDE-DF é formada pelo Distrito Federal e por 33 municípios de Goiás e Minas Gerais. Na letra seca da lei é o “Distrito Federal” e não “pela capital administrativa e política do país”. O Distrito Federal e Brasília caracterizam-se pela predominância das atividades do setor terciário. O setor quaternário não existe, é uma invenção do examinador. No corredor Brasília-Anápolis-Goiânia predominam as atividades do setor terciário, porém, nem Anápolis, nem Goiânia estão na RIDE-DF.

30

Gabarito: Errado

A RIDE-DF não é considerada uma região metropolitana. Ela é uma região integrada de desenvolvimento, criada por lei complementar federal, formada pelo Distrito Federal e por 33 municípios, sendo 29 de Goiás e quatro de Minas Gerais. Municípios e o Distrito Federal possuem zonas urbanas e rurais, ou seja, ambas estão na área territorial da RIDE-DF, não somente os núcleos urbanos.

31

Gabarito: Certo

Qual a área territorial de Brasília? É sempre um tema ácido de discussão e há vários entendimentos sobre isso. Nesta questão, o examinador pode ter considerado que Brasília é todo o Distrito Federal. Mesmo que não considerasse, é correta a afirmação de que a organização territorial de Brasília e da RIDE-DF reflete as desigualdades socioespaciais características da urbanização brasileira. Foi uma urbanização rápida, não adequadamente planejada e espacialmente desigual. No geral, a população de alta renda vive em Brasília, nas regiões administrativas próximas do Plano Piloto ou nessa própria RA, com melhor qualidade de vida e oferta de serviços públicos e privados, onde o custo de vida é elevado. Na medida em que a renda vai diminuindo, a população vai vivendo mais longe do Plano Piloto e nos municípios do Entorno. Essa é a realidade predominante, pois pode ocorrer de termos população de alta renda vivendo em núcleos urbanos em municípios ou regiões onde predominam populações de menor renda e vice-versa.

32

Gabarito: Certo

Brasília é o centro polarizador da RIDE-DF e no estudo Regiões de Influência das Cidades (REGIC), do IBGE é classificada como metrópole nacional.

33

Gabarito: Certo

Bastava analisar a tabela para verificar que a maioria absoluta da população negra do DF concentrava-se no estrato de renda média baixa, conforme a PDAD-DF, 2015, da CODEPLAN.

34

Gabarito: Errado

Conforme os dados apresentados na tabela citada, a população não negra do DF é menor que a população negra, porém os padrões de distribuição das faixas de renda entre essas populações não são considerados equivalentes. Entre os não negros, a maioria está nas faixas de renda média alta e alta. Nos negros, a maioria está na faixa de renda média baixa.

35

Gabarito: Certo

A maioria da população brasileira é de negros (pretos e pardos), o que se reflete também na população do Distrito Federal, que cresceu rapidamente em poucas décadas, com expressiva contribuição de população imigrante. O brasileiro é um povo muito miscigenado. O Brasil possui um dos maiores contingentes de negros fora da África.

Era isto aí galera, agora vamos aguardar o gabarito preliminar do Cebraspe.

Sucesso no concurso!

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Cadê os comentários dos outros professores?
    giselle em 23/05/19 às 12:14
  • Caro Professor, Eu também não concordo com a correção da questão 33, pois o maior percentual conforme o gráfico se concentra na "baixa" , que corresponde a 71,05% .
    Jairo Amaral em 21/05/19 às 20:16
  • Questão 26 está errada por entendimento do STF. Interpretando o português da questão, a questão está colocando a LODF no mesmo nível da legislação dos municípios. Mas ela está em pé de igualdade com as constituições dos Estados.
    Salome em 21/05/19 às 11:55
  • Acho que na questão 33 cabe recurso, pois a banca não fala se é a população negra absoluta ou relativa. A população negra absoluta realmente se concentra na população de renda média baixa. Mas a população negra relativa se concentra na população negra de renda baixa.
    Micael em 20/05/19 às 18:20
  • acertei todas!! feliz
    Amanda em 20/05/19 às 17:33
  • Obrigada, professor!
    Valeria em 20/05/19 às 17:29
  • Eu não concordo com a correção da questão 33, pois o maior percentual é na baixa, 71,05%.
    May em 20/05/19 às 16:32
  • O meu muito obrigado, Professor Leandro, acertei as 10 questões. Gostei muito das suas aulas. Abraços
    Ronaldo Villar em 20/05/19 às 14:59
  • Olá Cristiano, pois está dúvida realmente existe. Veja que eu escrevi "preliminarmente". O examinador pode até dar o gabarito como errado. Aí você acertou. Se ele der como certo, cabe recurso solicitando a alteração de gabarito. O argumento você já tem. Na lei seca não existe a palavra indicado. Basta você pesquisar na legislação, no estatuto do funcionário público, etc. Mostrar a parte que diz que os cargos em comissão são de livre nomeação e exoneração do Governador e que o termo indicado não existe na legislação. Melhorei o comentário sobre esta questão. Veja novamente no artigo. Sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 20/05/19 às 12:17
  • Henrique, na prova que comentei a questão 32 não tinha nenhum percentual. Talvez você esteja falando da questão 33. Se for essa questão, veja a minha resposta ao comentário do Geraldo. Talvez ela esclareça a tua dúvida.
    Leandro Signori em 20/05/19 às 12:11
  • Geraldo, tem que prestar atenção no comando da questão e nos campos da tabela. Você caiu no pega ratão da banca. O campo do % ia somando cumulativamente os percentuais de cada estrato de renda. Não era ali que você tinha que analisar. Se você somar todos os percentuais vai dar mais de 100%, ou seja, não fecha. Você tinha que analisar o campo da população absoluta. O total da população negra é de 1.683.606 habitantes. Desses, 852.718 negros estão no estrato de média baixa renda. Assim, 1.683.606 - 852.718 = 830.888. Ou seja, os dados referidos na tabela indicam que a população negra no DF concentra-se principalmente no estrato de renda média baixa.
    Leandro Signori em 20/05/19 às 12:09
  • Suzana, quando o curso é excelente e os alunos estudam direito, as questões ficam fáceis. :) Professor e alunos ficam felizes! Hehehe
    Leandro Signori em 20/05/19 às 11:56
  • Valeu Wilson.
    Leandro Signori em 20/05/19 às 11:54
  • Olá Sidnei, Amém! Para você também. Grato pelo elogio. Sucesso nos concursos.
    Leandro Signori em 20/05/19 às 11:54
  • Parabéns pelo trabalho querido professor. Que todos os seus caminhos trilhados por Deus, sejam sempre abençoados e iluminados. Obrigado, pelas respostas e explicações, nota mil.
    Sidnei Aurélio em 20/05/19 às 11:30
  • Obrigado Leandro!
    Wilson Mendes Jr em 20/05/19 às 09:59
  • Bom esse gabarito extra oficial! Essa parte da prova estava realmente fácil !!
    Suzana em 20/05/19 às 09:58
  • Obrigada.
    Adriana em 20/05/19 às 09:48
  • Professor, na questão 32, os índices percentuais não anulam o item?
    Henrique em 20/05/19 às 09:30
  • Muito obrigado.
    Junior Mendes em 20/05/19 às 09:23
  • Bom dia Professor Leandro. Respeitosamente, me surgiu um questionamento referente ao gabarito do ítem 33 da sua prova. Esta afirmação não estaria "E", uma vez que 71,05% da população negra se concentra no Grupo de BAIXA RENDA, comparado aos 65,63% do Grupo de RENDA MEDIA BAIXA? Atenciosamente Geraldo Freire
    Geraldo Freire em 20/05/19 às 08:53
  • Obrigada professor!!!
    Mercês em 20/05/19 às 08:26
  • Oi professor, fiquei a prova toda _desde que encontrei esta questão do " indicado pelo governador"_ com a resposta em Branco. No fim, marquei errada pois sabia que na letra fria da lei não existe esta palavra indicado. Ate na prova eu escrevi em caixa alta NOMEADOS. Portanto, peço apoio para requerer a anulação desta questão- a única que ate o momento errei e que pode me tirar 2 preciosos pontos nesta prova super concorrida. Um forte abraço do seu aluno , Cristiano!!
    Cristiano em 20/05/19 às 02:00
  • Professor, grata pela agilidade, por ser o primeiro entre todos os cursinhos a postar o gabarito extraoficial. De fato, você repassou em suas aulas tudo que caiu! Obrigada!!!
    Cavalcante Rany em 20/05/19 às 01:20