Artigo

APPGG – Prova de Português comentada.

Prova de Português comentada – APPGG

Olá, caros alunos!!! Como estão? Felizes com a prova do concurso APPGG? Vamos conversar um pouco sobre as questões que a Vunesp elaborou, ok! Vou comentar uma por uma! Vamos juntos!

Leia a tira para responder às questões de números 01 e 02.

 Foto 1

(Dik Browne. Hagar, o Horrível. Folha de S.Paulo, 27.09.2015)

01. A fala da mulher permite inferir que, ao treinar o cão, ela pretendeu
(A) reproduzir as ordens do marido.
(B) mostrar-se preocupada com o marido.
(C) contestar a autoridade do marido.
(D) tornar-se superior ao marido.
(E) manter-se submissa ao marido.

Comentário: a opção correta aqui é a letra C, o que pode ser confirmado no último quadrinho da tira, quando a esposa declara que ensinou o cão a questionar o marido, dando a ideia de que ela deseja contestar a autoridade dele. Algum candidato poderia ficar com dúvida com relação à letra D, mas ela está contida na C, uma vez que contestar a autoridade do marido ensinando isso ao cachorro, faz com que a mulher se coloque como superior a ele. As demais alternativas não condizem com o contexto.
Gabarito: C

02. Em norma-padrão da língua portuguesa e em conformidade com os sentidos da tira, a resposta da mulher à pergunta “O que ensinou a ele?” poderia ser:
(A) Eu ensinei-lhe que questionasse a autoridade.
(B) Eu ensinei ele a questionar a autoridade.
(C) Lhe ensinei a questionar a autoridade.
(D) Eu o ensinei que questionasse a autoridade.
(E) Ensinei-o o questionamento da autoridade.

Comentário: A opção correta aqui é a letra A. A C está grosseiramente errada segundo a norma-padrão, é errado o uso de pronome oblíquo em início de oração; além disso o verbo “ensinar” pede dois complementos, um sem preposição e o outro preposicionado, o “lhe” e a frase “a questionar a autoridade” têm a mesma função, ambas estão funcionando como objeto indireto, o que é incorreto porque não é possível existir dois objetos indiretos para o mesmo verbo. A letra B seria aceita se fosse de acordo com a linguagem falada. Já nas opções D e E, o pronome oblíquo “o” só pode exercer a função de objeto direto, o que não acontece aí.
Gabarito: A

Leia o texto para responder às questões de números 03 e 04.

A atual falta de água em São Paulo já virou motivo de piada. Charges, montagens e até samba (“Saudade dos tempos de enchente”) foram criados para chamar a atenção sobre o tema. É, “a coisa tá feia… mas, se você quer chorar, chora lá na Cantareira”, brincam os autores do samba. Você sabia que, já no início do século 20, o humor também foi usado para retratar o mesmo problema? O choque da urbanização da cidade, o aumento da população com a vinda dos imigrantes, o crescimento desordenado e a falta de estrutura local ____________em uma grande crise hídrica. A Cantareira, ____________recursos ficam cada vez mais escassos, não deu conta de abastecer parte da população naquela época.
(Bruna S. Cruz. UOL educação. http://goo.gl/4GqxXD. 26.01.15. Adaptado)

03. De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) resultou … que os
(B) resultou … cujo os
(C) resultaram … aonde os
(D) resultaram … cujos
(E) resultou … onde os

Comentário: no trecho “O choque da urbanização da cidade, o aumento da população com a vinda dos imigrantes, o crescimento desordenado e a falta de estrutura local … em uma grande crise hídrica.”, constatamos que há uma sequência de acontecimentos que resultaram na citada crise hídrica, portanto, as opções A, B e E não estão corretas, já que trazem o verbo no singular. A alternativa que completa adequadamente as lacunas do texto é a letra D, com verbo no plural e pronome relativo “cujos” em concordância perfeita com o termo subsequente “recursos”. O erro da C está no uso do relativo “aonde” (usado apenas com verbo que indica movimento).
Gabarito: D

04. Na voz ativa, a passagem – Charges, montagens e até samba […] foram criados para chamar a atenção sobre o tema. – assume a seguinte redação:
(A) A chamada de atenção sobre o tema fez-se com criação de charges, montagens e até samba.
(B) Criou-se charges, montagens e até samba para chamar-se a atenção sobre o tema.
(C) Criaram-se charges, montagens e até samba para chamar a atenção sobre o tema.
(D) A atenção sobre o tema foi chamada com a criação de charges, montagens e até samba.
(E) Para chamar a atenção sobre o tema, criaram charges, montagens e até samba.

Comentário: a opção correta para essa questão é a letra E, pois é a única que não apresenta voz passiva, mas sim voz ativa. Na letra B, as expressões “chamar-se” e “criou-se” (falta de concordância no plural) estão incorretas. Em C, o termo “criaram-se” e, em A, o termo “foi-se” indicam voz passiva analítica. Na alternativa D ocorre voz passiva também, porém sintética pela formação “foi chamada”.
Gabarito: E

Leia o texto para responder às questões de números 05 a 11.

Para avaliar a importância da diversidade nas cidades, é preciso entender a extensão de sua conceituação. Seu significado vai desde a mistura de usos e atividades até a existência de uma grande variedade de estruturas urbanas e a garantia do direito à cidade pelos mais diversos grupos sociais.
Esse conceito contraria o modelo de planejamento voltado à segregação de áreas homogêneas no tecido urbano. O encorajamento do pluralismo, em busca da diversidade, pode, de fato, ser mais um ativo importante do que uma ameaça.
Estabelecer mecanismos que permitam às pessoas dos mais variados grupos étnicos e sociais terem direitos iguais aos espaços da cidade vai além da eficiência urbana e equidade. Conduz à urbanidade. A diversidade tem sido apontada como fator essencial para o funcionamento, o crescimento econômico e a atratividade das cidades.
Para alguns pesquisadores, a diversidade deve ser focada nos espaços públicos, tornando cada área residencial um microcosmo da cidade, enfatizando-se a importância de prover espaços que ofereçam elevados níveis de interação entre as pessoas dos mais diferentes espectros sociais.
Todavia, outras formas de diversidade são igualmente importantes no desenvolvimento urbano.
As metrópoles de hoje estão se desenvolvendo rapidamente em cidades criativas, principalmente no que diz respeito às suas funções e ao capital humano. Elas são socialmente diversificadas como resultado da intensificação da migração e das diferenças socioeconômicas, revelando, ainda, múltiplas dimensões da identidade individual.
A convivência com a diversidade, que toca em várias áreas da vida urbana, embora se constitua em um enorme desafio, ao mesmo tempo pode ser um recurso significativo das cidades contemporâneas.
Portanto, embora seja importante descobrir caminhos para planejar a cidade plural, não menos importante é encontrar ferramentas que possam medir essa diversidade, de tal forma que ela possa ser avaliada e comparada em suas várias regiões.
(Claudio Bernardes. Opinião. Folha de S.Paulo, 03.08.2015)

05. As informações do texto mostram que a diversidade é um tema
(A) de interesse para as políticas públicas, pensando-se nas possibilidades de uso dos espaços públicos na promoção de interação entre as pessoas.
(B) de amplitude para as políticas públicas, efetivando-se na análise dos diferentes grupos sociais de modo a promover a homogeneização cultural.
(C) de pouco interesse para as políticas públicas, avaliando-se que a migração e as diferenças socioeconômicas atrapalham ações voltadas para os espaços públicos.
(D) de questionável validade para as políticas públicas, considerando-se que elas dificilmente podem romper com a desigualdade social vigente.
(E) de expressivo valor para as políticas públicas, propondo-se ações que visem minimizar o impacto social das subjetividades dos cidadãos nos espaços públicos.

Comentário: o texto nos leva a pensar que a diversidade é de interesse das política públicas, como percebemos no trecho “Estabelecer mecanismos que permitam às pessoas dos mais variados grupos étnicos e sociais terem direitos iguais aos espaços da cidade vai além da eficiência urbana e equidade. Conduz à urbanidade. A diversidade tem sido apontada como fator essencial para o funcionamento, o crescimento econômico e a atratividade das cidades“.
GABARITO: A

06. A conceituação de “diversidade” apresentada no primeiro parágrafo do texto harmoniza-se com a ideia de que ela pode
(A) recrudescer as diferenças econômicas e sociais nas cidades.
(B) constituir-se em ameaça à organização das cidades.
(C) sustentar a segregação de áreas homogêneas das cidades.
(D) tornar-se um diferencial na organização das cidades.
(E) minimizar a intensificação da migração nas cidades.

Comentário: de acordo com o que se afirma no primeiro parágrafo: “Seu significado vai desde a mistura de usos e atividades até a existência de uma grande variedade de estruturas urbanas e a garantia do direito à cidade pelos mais diversos grupos sociais”, a “diversidade” é um diferencial na organização das cidades. Não irá intensificar nem minimizar migração, mas garantir o acesso à cidade por diversos grupos.
GABARITO: D

07. Nas passagens “vai além da eficiência urbana e equidade” (3º parágrafo), “tornando cada área residencial um microcosmo da cidade” (4º parágrafo) e “pode ser um recurso significativo” (7º parágrafo), os termos em destaque significam, respectivamente,
(A) imparcialidade, pequena sociedade e expressivo.
(B) contraposição, novo mundo e vivaz.
(C) equilíbrio, mundo interior e relevante.
(D) retidão, individualidade e interessante.
(E) injustiça, espaço ampliado e imprescindível.

Comentário: a alternativa A traz os melhores significados para os termos em destaque, de acordo com o contexto.
(A) imparcialidade = EQUIDADE. Pequena sociedade = MICROCOSMO. Expressivo = SIGNIFICATIVO
GABARITO: A

08. Assinale a alternativa em que as informações se organizam em relação de causa e consequência.
(A) Seu significado vai desde a mistura de usos e atividades até a existência de uma grande variedade de estruturas urbanas e a garantia do direito à cidade pelos mais diversos grupos sociais.
(B) Elas são socialmente diversificadas como resultado da intensificação da migração e das diferenças socioeconômicas, revelando, ainda, múltiplas dimensões da identidade individual.
(C) As metrópoles de hoje estão se desenvolvendo rapidamente em cidades criativas, principalmente no que diz respeito às suas funções e ao capital humano.
(D) Todavia, outras formas de diversidade são igualmente importantes no desenvolvimento urbano.
(E) O encorajamento do pluralismo, em busca da diversidade, pode, de fato, ser mais um ativo importante do que uma ameaça.

Comentário: a alternativa B revela ideia de causa e consequência, sendo “elas são socialmente diversificadas” a consequência, e “como resultado da intensificação…” a causa.
GABARITO: B

09. Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.
(A) O encorajamento do pluralismo, pode em busca da diversidade de fato, ser mais um ativo importante do que uma ameaça.
(B) De fato, o encorajamento do pluralismo pode, ser mais um ativo importante do que uma ameaça, em busca da diversidade.
(C) Em busca da diversidade, o encorajamento do pluralismo pode ser, de fato, mais um ativo importante do que uma ameaça.
(D) O encorajamento do pluralismo, pode, em busca da diversidade, ser de fato, mais um ativo importante do que uma ameaça.
(E) Em busca da diversidade, pode, de fato, o encorajamento do pluralismo, ser mais um ativo importante do que uma ameaça.

Comentário: vamos ver cada caso:
(A) O encorajamento do pluralismo, (1) pode (2) em busca da diversidade de fato, ser mais um ativo importante do que uma ameaça.
(1) não devemos colocar vírgula entre sujeito e verbo.
(2) deveria ter sido colocada uma vírgula para isolar o termo “em busca da diversidade de fato”.

(B) De fato, o encorajamento do pluralismo pode, (1) ser mais um ativo importante do que uma ameaça, (2) em busca da diversidade.
(1) não devemos colocar vírgula o verbo e o seu complemento.
(2) não devemos separar elementos sintaticamente vinculados.

(C) Em busca da diversidade, o encorajamento do pluralismo pode ser, de fato, mais um ativo importante do que uma ameaça.
NÃO HÁ ERRO! GABARITO!

(D) O encorajamento do pluralismo, (1) pode, em busca da diversidade, ser de fato, (2) mais um ativo importante do que uma ameaça.
(1) não devemos colocar vírgula entre sujeito e verbo.
(2) não devemos separar elementos sintaticamente vinculados.
(E) Em busca da diversidade, pode, de fato, o encorajamento do pluralismo, (1) ser mais um ativo importante do que uma ameaça.
(1) não devemos colocar vírgula entre sujeito e verbo.

GABARITO: C

10. Considerando o sentido do texto, na oração “Conduz à urbanidade.” (3º será mantido se o verbo for substituído por
(A) Leva.
(B) Transmite.
(C) Implica.
(D) Rege.
(E) Exerce.

Comentário: o verbo “levar” exige preposição a, portanto, se comporta como o verbo “conduz”, que consta no enunciado, podendo, inclusive substituí-lo sem desvio de sentido.
GABARITO: A

11. Assinale a alternativa correta quanto aos aspectos de colocação pronominal, concordância verbal e concordância nominal.
(A) Tem apontado-se a diversidade como fator essencial para o funcionamento, o crescimento econômico e a atratividade das cidades. Além disso, outras formas de diversidade têm sido apontada como importantes no desenvolvimento urbano.
(B) Têm apontado-se a diversidade como fator essencial para o funcionamento, o crescimento econômico e a atratividade das cidades. Além disso, outras formas de diversidade tem sido apontados como importante no desenvolvimento urbano.
(C) Tem-se apontado a diversidade como fator essencial para o funcionamento, o crescimento econômico e a atratividade das cidades. Além disso, outras formas de diversidade têm sido apontadas como importantes no desenvolvimento urbano.
(D) Têm-se apontado a diversidade como fator essencial para o funcionamento, o crescimento econômico e a atratividade das cidades. Além disso, outras formas de diversidade tem sido apontado como importante no desenvolvimento urbano.
(E) Tem-se apontado a diversidade como fator essencial para o funcionamento, o crescimento econômico e a atratividade das cidades. Além disso, outras formas de diversidade têm sido apontadas como importante no desenvolvimento urbano.

Comentário: a alternativa A está errada a começar pela locução verbal no início do período, a colocação do pronome “se” está incorreta, pois, quando o verbo principal de uma locução for um particípio, o pronome virá depois do verbo auxiliar, “tem-se apontado”; também a palavra “apontada” está incorreta por não concordar em número com o seu sujeito “outras formas de diversidade”. Na alternativa B ocorre o mesmo erro de colocação pronominal apontado acima e o verbo auxiliar está no plural equivocadamente, pois temos sujeito indeterminado seguido da partícula “se” como índice de indeterminação do sujeito, sendo assim, o verbo fica na terceira pessoa do singular. A opção D apresenta o mesmo problema apontado anteriormente com o verbo auxiliar, além disso, há outra ocorrência do verbo “ter” que está errada por não concordar em número com o sujeito “outras formas de diversidade”, também há erro de concordância nas palavras “apontado” e “importante”. Já em E, ocorre erro de concordância apenas na palavra “importante”. A alternativa correta, portanto, é a letra C.
GABARITO: C

12. Leia a charge.

Foto 4

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
(A) Caso fores … de que
(B) Se for … de que
(C) Embora vá … que
(D) Quando ir … de que
(E) Porquanto vai … que

Comentário: a opção B completa adequadamente as lacunas da charge. A ideia é de condição, preenchida perfeitamente pelo “se for”. A expressão “Embora vá”, da C, dá uma ideia de concessão que não se encaixa no contexto, bem como o “Quando” temporal da D; o verbo reflexivo “certificar-se” pede preposição “de”, o que está presente na B, tornando-a completamente correta. A alternativa A deve ser eliminada pelo uso da segunda pessoa da forma verbal “fores”.
GABARITO: B

Leia o poema para responder às questões de números 13 a 15.

foto 3

13. Para o eu lírico, São Paulo é uma cidade
(A) simples e envolvente, levando bem-estar a todos a qualquer hora.
(B) obscura por natureza, vendo ele a real beleza dela na tristeza.
(C) sem atrativos naturais, estando ele cada vez mais distante dela.
(D) bastante complexa, afastando os cidadãos com suas ambiguidades.
(E) marcada pelas multifaces, sendo ele seduzido pelas suas noites.

Comentário: a banca deu como correta a alternativa E para a análise do poema de Vinícius de Moraes. Como a linguagem é literária, temos que ler e interpretar cada palavra, pois aparecem o tempo inteiro em sentido figurado.
Os versos:
“Que à noite, quando te repousas morta
Lenta e cruel te envolve uma agonia
Não te amo à luz plácida do dia
Amo-te quando a neblina te transporta
Nesse momento, amante, abres-me a porta
E eu te possuo nua e frígida.”
Confirmam a E como o gabarito.
GABARITO: E

14. Ao descrever a cidade, o eu lírico vale-se de termos e expressões em sentido
(A) figurado, por meio dos quais desdenha de São Paulo.
(B) figurado, por meio dos quais questiona as belezas de São Paulo.
(C) próprio, por meio dos quais desqualifica São Paulo.
(D) figurado, por meio dos quais personifica São Paulo.
(E) próprio, por meio dos quais idealiza São Paulo.

Comentário: em todo o poema, o eu-lírico é seduzido pelas belezas de São Paulo, personificando a cidade.
GABARITO: D

15. Nos versos “Mercenária, que importa – basta! – importa” e “Não te amo à luz plácida do dia”, os termos em destaque têm como antônimos, respectivamente,
(A) Desinteressada e agitada.
(B) Abnegada e serena.
(C) Altruísta e pacífica.
(D) Ambiciosa e cruel.
(E) Interesseira e violenta.

Comentário: a única opção que indica antônimos de ambas as expressões em destaque é a letra A. Lembrando que antônimos são vocábulos com significados opostos.
GABARITO: A

Estou aqui para qualquer dúvida, ok!

Forte abraço!

Rafaela Freitas

[email protected]

https://www.facebook.com/prof.rafaelafreitas

Facebook: Rafaela Freitas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.