Notícia

CNU 2: saíram novas nomeações; veja os órgãos

Portaria do CNU 2 contempla órgãos como MGI, Ministério da Fazenda, Ministério da Saúde, Funarte e Enap e mais

O Governo Federal publicou a portaria oficial de nomeação dos candidatos aprovados na segunda edição no CNU 2 (Concurso Nacional Unificado) .

O ato foi assinado pela Diretora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e oficializa o ingresso dos habilitados nos cargos públicos federais.

Com a publicação, os candidatos deixam de estar apenas classificados e passam a ser oficialmente convocados para a etapa de posse e entrada em exercício.

CNU 2: Órgãos contemplados

De acordo com a portaria, os aprovados serão lotados em diferentes órgãos e instituições federais, entre eles:

  • Ministério da Saúde, incluindo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
  • Ministério do Turismo;
  • Ministério das Cidades;
  • Comando da Aeronáutica;
  • Comando da Marinha;
  • Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
  • Fundação Nacional de Artes (Funarte);
  • Fundação Biblioteca Nacional;
  • Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e
  • Ministério da Fazenda.

Posse exige documentação e inspeção médica

Ainda segundo o documento, os nomeados deverão apresentar a documentação obrigatória por meio da plataforma SOUGOV.BR, conforme orientações disponíveis no Portal do Servidor.

Além disso, os candidatos precisarão realizar inspeção médica oficial, incluindo exames médicos custeados pelos próprios aprovados.

O procedimento tem como finalidade emitir o Atestado Declaratório de Aptidão ou Inaptidão Física e Mental, documento obrigatório para a posse.

Prazo para posse e reclassificação

A portaria estabelece que a nomeação será tornada sem efeito caso o candidato não tome posse no prazo legal de 30 dias contados da publicação do ato, isto é, até julho de 2026.

Também foi disponibilizada a possibilidade de solicitação de reclassificação para o final da fila de nomeação, desde que o pedido seja formalizado dentro do mesmo prazo de 30 dias.

Por fim, o Ministério informou que dúvidas poderão ser encaminhadas por meio do canal oficial de comunicação disponibilizado aos candidatos.

Para saber mais sobre as nomeações do CNU 2, acesse o link abaixo!

Saiba mais: CNU 2


Quer saber tudo sobre concursos previstos? Confira os nossos artigos!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos