Artigo

Prisão de Temer: como tirar proveito de situações de grande repercussão para incrementar sua preparação.

Uma das melhores maneiras de se aprender um determinado conteúdo é utilizá-lo na prática, aplicá-lo em um caso concreto.

A partir do acontecimento da prisão do ex-presidente Michel Temer é possível consolidar alguns conteúdos que são cobrados em provas de concursos, notadamente naqueles concursos que exigem conhecimento de direito penal e direito processual penal, como é o caso dos concursos da PRF e da PF.

Por exemplo, se olharmos a decisão juiz Marcelo Bretas (lei aqui na íntegra), podemos verificar que foram expedidos mandados de prisão preventiva e também de prisão temporária.

A partir da decisão, o concurseiro mais avançado pode revisar o que estudou, por exemplo, recapitulando os seguintes pontos:

– Qual a diferença entre a prisão preventiva e a prisão temporária?

– A Justiça Federal era efetivamente a competente para processar esse caso?

– Quais são os possíveis crimes praticados aqui pelos envolvidos?

– Um eventual habeas corpus será julgado por qual juízo?

– Os dispositivos normativos invocados na decisão fundamentam adequadamente o que restou concluído?

Esse tipo de crítica ajuda bastante a quem está estudando!

Claro que se você está iniciando os estudos não adianta querer se aprofundar no caso, porque não tem ainda a bagagem mínima exigida para conseguir compreender o que restou decido.

Porém, quem já estava estudando há algum tempo e tem alguma familiaridade com essas matérias, é muito bom que leia essa decisão e faça esse tipo de crítica – claro, com vistas a aprender melhor conteúdo e a reverter esse conhecimento futuramente em pontos na prova do seu concurso.

CUIDADO para não aprofundar demais – leve em consideração sempre como o conteúdo é exigido em prova, senão você acabará perdendo seu precioso tempo.

Aproveitando, gostaria de apresentá-los o Passo Estratégico, nosso material de revisão, que busca ajudar a aprimorar a retenção do conteúdo, com base naquilo que é mais cobrado pela banca específica do concurso (saiba mais).

Temos Passo Estratégico lançado para os principais concursos, dentre eles, o da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o da Polícia Federal (PF).

Confira nossas aulas demonstrativas!

PRF – Passo Estratégico (quero conferir as aulas demonstrativas)

PF – Passo Estratégico (quero conferir as aulas demonstrativas)

Um grande abraço!

Prof. Túlio Lages

Passo Estratégico – coordenador

Instagram: @passoestrategico

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.