Aprovada em 1° lugar no concurso Prefeitura de Manaus para o cargo de Analista Municipal - Assistente Social
Concursos Públicos
“[…] saibam que pode ser rápido, mas também pode demorar. No entanto, quando vocês conseguirem, vão sentir que valeu a pena todo o esforço.”
Confira nossa entrevista com Evellyn Patrícia de Lima Monteiro, aprovada em 1° lugar no concurso Prefeitura de Manaus para o cargo de Analista Municipal – Assistente Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Evellyn Patrícia de Lima Monteiro: Olá! Meu nome é Evellyn Patrícia, tenho 30 anos e sou formada em Serviço Social. Sou natural de Belém do Pará, mas moro em Manaus desde criança.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Evellyn: Foi por incentivo da minha mãe. Desde a minha adolescência ela me dizia que eu tinha que ser concursada, mas naquela época eu não entendia muito bem o que isso significava.
Ainda no ensino médio ela me inscreveu em alguns concursos, os quais eu fiz a prova, mas não passei. Eu não tinha noção do quanto de dedicação que um concurso exigia. Até porque, naquela época, eu estava focada em passar no vestibular.
Então eu terminei o ensino médio, passei no vestibular da UFAM, concluí a graduação e só depois eu comecei a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Evellyn: Eu só estudava. Até cheguei a trabalhar por um tempo, mas logo meu esposo e eu fizemos um acordo no qual ele seguraria as “pontas” para que eu só estudasse e conseguisse passar mais rápido. Entretanto, foram longos anos de estudos até conseguir passar dentro das vagas, pois até então eu achava que estudava de verdade, mas eu estava errando em vários pontos.
O meu maior erro foi não focar na minha área desde o início. Mesmo eu tendo terminado a graduação, eu comecei fazendo concursos de nível médio, achando que seria mais fácil passar e acabava não me aprofundando nos assuntos básicos da minha área de formação. Até que eu identifiquei esse erro e comecei a focar só nos concursos para assistente social.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Evellyn: Já fui aprovada no concurso da Câmara Municipal de Manaus, em 12º lugar, para o cargo de assistente social. Porém, mesmo parecendo ser uma boa colocação para mim que só ficava no final das listas, não foi o suficiente para ficar dentro das vagas imediatas. E logo depois o concurso foi anulado. Então eu segui estudando…
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Evellyn: Eu sempre fui muito caseira, então minha vida social não sofreu muitas mudanças durante a minha preparação para concursos. Mas o pouco que eu saía eu acabei reduzindo, pois sentia que eu deveria estar estudando na maior parte do meu tempo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Evellyn: Sim, minha família sempre me apoiou e isso fez toda a diferença na minha jornada de concurseira. A forma que eles me ajudavam era sempre acreditando que um dia eu iria conseguir.
Mesmo quando eu falava que não tinha sido daquela vez, eles sempre me incentivavam a continuar até passar…
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Evellyn: Estudei por dois meses, pois foi o tempo que tive do edital até a prova. Antes disso eu já estava estudando focada na minha área de formação, então quando saiu o edital eu só acrescentei as matérias específicas dele.
O que me fez manter a disciplina, foi o fato de querer muito ser aprovada em um concurso público para ter estabilidade financeira e poder ajudar a minha família.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Evellyn: Os materiais que eu utilizei foram as videoaulas, as questões comentadas dos PDFs, as fichas esquematizadas que eu fazia, um site de questões e a leitura da lei seca.
As principais vantagens foram dispor do tempo que eu tinha de “só estudar” na maior parte da minha jornada e ter um bom material, como o do Estratégia.
E uma desvantagem foi a cobrança interna que eu tinha comigo mesma, pois o fato de “só estudar” também me trazia um peso muito grande, que era o de ter que passar logo já que eu “só estudava”.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Evellyn: Através do Instagram. Eu seguia algumas pessoas que postavam a sua rotina de estudos e a maioria delas estudava pelo material do Estratégia. E também através dos anúncios do YouTube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Evellyn: Sim. E o que mais me incomodou foi o fato de serem muito resumidos. Então eu comecei a sentir que faltava algo, principalmente na hora de resolver questões, pois elas cobravam coisas a mais, que não estavam no material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Evellyn: Sim. O diferencial que eu encontrei nos materiais do Estratégia foi o fato de serem bem completos e ainda disporem de uma versão simplificada e outra mais completa.
Uma ferramenta que me ajudou muito foram as videoaulas com professores qualificados, que explicam muito bem os assuntos, e as questões comentadas dos PDFs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Evellyn: Eu separava três matérias por dia, sendo duas horas para cada matéria. Sendo assim, eu estudava até 6 horas por dia. No entanto, tinha dias que poderia ser mais ou até menos se acontecesse algum imprevisto.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Evellyn: Eu fazia por meio de fichas, nas quais eu costumava fazer esquemas com setas e grifos. Para algumas matérias eu fazia resumos, como por exemplo em Direito administrativo e Constitucional.
Também resolvia questões de provas anteriores, olhava os comentários e se tivesse algum macete ou resumo legal eu acrescentava no meu material.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Evellyn: A resolução de questões é de extrema importância na preparação para concursos públicos. É algo que precisa estar na nossa rotina de estudos diariamente.
Não lembro a quantidade exata de questões que eu já fiz na minha trajetória, mas a partir do momento em que eu entendi essa importância, eu passei a fazer muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Evellyn: Foi raciocínio lógico. E para superar esta dificuldade eu tive que assistir a videoaulas, imprimir os PDFs com questões e resolvê-las.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Evellyn: Foi bem intensa! Eu fiz questões e priorizei muito as revisões. E no dia anterior a prova eu busquei revisar tudo o que eu pude.
Até mesmo no dia da prova eu acordei mais cedo e fiquei revisando até um certo horário.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Evellyn: Os meus principais erros foram não focar em uma área específica logo no início da preparação, não revisar e não fazer muitas questões.
E os meus principais acertos foram identificar estes erros e corrigi-los. Portanto, passei a focar em uma área específica, fazer revisões e muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Evellyn: Sim, várias vezes. Mas a minha motivação para seguir foi o fato de querer ter estabilidade financeira e qualidade de vida, além de poder proporcionar o melhor para minha família. Eu sabia que não valeria a pena desistir depois de tanta dedicação ao longo de anos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Evellyn: Meu conselho é: primeiramente defina uma área específica para focar, façam revisões diárias e muitas questões. Não cometam o mesmo erro que eu, de sair “atirando para todos os lados”, fazendo todos os concursos sem ter um foco definido. Isso pode atrasar a sua aprovação dentro das vagas.
Não desistam! Mesmo que a caminhada seja difícil, tenha em mente que a jornada da aprovação em concursos públicos é um projeto de vida de médio a longo prazo, e como todo projeto tem início, meio e fim. Assim também é a nossa jornada rumo a aprovação. Um dia deixaremos de ser concurseiros e nos tornaremos concursados, se não desistirmos.
Portanto, saibam que pode ser rápido, mas também pode demorar. No entanto, quando vocês conseguirem, vão sentir que valeu a pena todo o esforço.