Pode ter concurso Petrobras em ano eleitoral? Entenda!
Ano eleitoral sempre levanta incertezas entre os concurseiros sobre a possibilidade de realizar concurso público.
No entanto, estamos aqui para esclarecer esse tipo de dúvida, principalmente porque, neste ano de 2026, está prometido o edital da Petrobras.
Portanto, vamos ao que interessa! Sim, pode ter concurso público em ano eleitoral. Mas vale destacar que existem algumas ressalvas em determinados tipos de situação.
Por exemplo, existe uma lei que restringe nomeações de candidatos aprovados em concursos dentro dos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos.
Qual é essa Lei? A Lei das Eleições – Lei nº 9.504/1997, art. 73, inciso V.
Contudo, fora desse período, ou caso o concurso tenha sido homologado até três meses antes da eleição, as nomeações são perfeitamente legais.
Dessa forma, as pessoas que assim tiverem sido nomeadas não sofrerão nenhuma restrição em seu direito de tomar posse e entrar em exercício no cargo para o qual foram nomeadas.
Geralmente, os regimes jurídicos de servidores públicos concedem prazos para que a pessoa se apresente para a posse e o exercício, variando entre 15 e 30 dias para cada. .
Se vai ter concurso Petrobras em ano eleitoral, é hora de começar a focar nos estudos!
Vale lembrar que o edital Petrobras está previsto com cerca de 1.100 a 1.400 vagas. A organização do certame será por conta da Fundação Cesgranrio.
Ainda, os novos profissionais que irão trabalhar na Petrobras receberão salários iniciais que giram em torno de R$ 15.200,52.
Além disso, é importante frisar que o edital está sim previsto para ser publicado neste ano!
Para saber mais detalhes do concurso Petrobras, fora os detalhes sobre certames em ano eleitoral, acesse agora mesmo o artigo completo abaixo:
Saiba mais: Concurso Petrobras 2026