Aprovada em 1° lugar no concurso SEDUC RS para o cargo de Professor de Geografia
Concursos PúblicosEducação
“[…] Durante a caminhada de concursos haverá dias de cansaço e dor, mas a sensação de passar em primeiro lugar ou dentro do número de vagas vai ser recompensadora […]”
Confira nossa entrevista com Ângela Grasiele da Silva de Carvalho dos Santos, aprovada em 1° lugar no concurso SEDUC RS para o cargo de Professor de Geografia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ângela Grasiele da Silva de Carvalho dos Santos: Eu sou a Ângela Grasiele, formada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tenho 42 anos e sou natural de Passo Fundo, RS.
Sou casada há 20 anos e temos dois filhos, um menino de 16 anos e uma menina de 12 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ângela: Foi o meu esposo quem me indicou o Estratégia Concursos. Em 2023, logo após me formar, tomei a decisão de que iria estudar para concursos e só iria parar depois de nomeada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ângela: Eu sou dona de casa e conciliava os meus estudos com as tarefas domésticas. Comecei a acordar às 5 horas da manhã para conseguir cumprir minha meta de fazer 4 horas de estudo diárias.
De manhã, eu faço umas horas de estudo e, depois, organizo a casa, levo as crianças à escola e faço o almoço. As tarefas de levar e buscar as crianças na escola eu consigo revezar com o meu esposo. Depois do almoço, eu lavo a louça e volto a estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ângela: Eu já fui aprovada no IBGE (Temporário) para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade em 2° lugar; para o cargo de Técnico Judiciário do TSE Unificado em 365°; para o cargo de Fiscal de Tributos da Fazenda Municipal de São Luiz Gonzaga, RS, em 8° lugar; para Fiscal do CORE-RS em 26°; e na Seduc, RS, para o cargo de Professora de Geografia em 1° lugar.
Pretendo continuar estudando para outros cargos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ângela: Eu não tinha e ainda não tenho vida social, pois, ao estudar, não tem como ter vida social. Quando decidi estudar para concursos, eu troquei até o número de celular e parei de olhar as redes sociais. Só em datas comemorativas eu instalava o Instagram. Saí de todos os grupos do WhatsApp e os únicos grupos nos quais permaneci foram os grupos da escola das crianças e do bairro onde moro.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ângela: Durante a minha trajetória de concurseira, a minha família me apoia muito. O meu esposo e os meus filhos me auxiliam nas tarefas domésticas para que eu tenha mais tempo para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ângela: Para o último certame, eu acordei cedo e mantive a rotina de estudos. Eu me considero uma pessoa focada. Durante os dias da semana, eu faço 20 horas líquidas semanais, de segunda a sexta. Quando não consigo completar as 20 horas durante a semana, eu completo no sábado, e descanso no domingo. Para mim, estudar é algo que levo bem a sério. Em todas as situações eu estudo: se eu estiver feliz, eu estudo; se estiver triste, eu estudo. Não importa o humor e até mesmo se estou com alguma dor.
Para manter a disciplina, eu imagino como será gratificante poder ter um cargo que eu conquistei com o meu esforço e dedicação. Vários outros motivos me fazem manter a disciplina e um deles é poder proporcionar viagens e uma qualidade de vida melhor para mim e para a minha família.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ângela: Eu lia os PDFs e depois fazia questões. Eu tenho cadernos para fazer anotações e post-its colados para revisar o conteúdo.
No último mês de revisão, eu assistia à Hora da Verdade e, no sábado que antecede as provas, eu passo o dia todo acompanhando a Revisão de Véspera.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ângela: Foi o meu esposo quem me apresentou o Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ângela: O que mais me ajudou no Estratégia foram os PDFs e as questões comentadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ângela: Eu tenho uma tabela para acompanhar as horas líquidas de estudo. Durante o dia, eu reviso todas as matérias. Divido-as por tempo e por dificuldade. Naquelas em que eu tenho mais facilidade, eu deixo um tempo menor, e nas que eu tenho um pouco mais de dificuldade, eu deixo um tempo maior. Para os concursos que têm discursiva, eu treino uma vez por semana com os temas mais prováveis.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ângela: Nas minhas revisões, eu costumo fazer questões e anotações. No mês de revisar, costumo fazer umas duzentas questões por dia e anotações num caderno e nos post-its.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ângela: A resolução de questões é essencial, pois, nas provas, elas eram muito parecidas com as que eu resolvia em casa.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ângela: As matérias em que eu tenho mais dificuldade são Matemática, Direito Administrativo e Análise de Dados e IA. Para superar a dificuldade nessas matérias, eu comecei a deixar mais tempo para elas e assistir aos vídeos dos professores explicando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ângela: Na prova da Seduc-RS, na qual eu fiquei em primeiro lugar, eu estudei só no sábado, na revisão de véspera com os professores. Eu já estava estudando há quase dois anos para outros certames e foi por isso que apenas um dia de revisão foi suficiente para tirar uma nota ótima.
Continuei estudando para um outro certame no qual estava inscrita e, no sábado (véspera da prova), comecei a estudar das seis da manhã até a meia-noite. Assisti à Revisão de Véspera, fiz anotações e foquei na Legislação da Educação.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ângela: Na minha prova da Seduc para o cargo de Professora de Geografia, havia discursiva e tive sorte porque eu estava estudando para uma prova que também tinha. Eu estava treinando discursiva uma vez por semana.
O conselho que dou é treinar a escrita discursiva pelo menos uma vez na semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ângela: O meu principal erro foi a autocobrança e a pressa. Os acertos foram muitos, alguns deles foram: ter fé e perseverança.
Algo muito importante é, depois da prova, acompanhar a correção do gabarito extraoficial e entender por que errei.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ângela: Eu pensei em desistir o tempo todo, principalmente quando não ficava bem classificada. Eu chorava no dia e, no outro, já estava na frente do computador vendo o que tinha errado e tentando aprender.
Em todas as vezes em que pensei em desistir, eu lembrei da promessa que tinha feito a mim mesma: que só ia parar depois de nomeada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ângela: Para os que estão iniciando, eu aconselho a ter ânimo, fé e coragem. Durante a caminhada de concursos haverá dias de cansaço e dor, mas a sensação de passar em primeiro lugar ou dentro do número de vagas vai ser recompensadora.
Tenha disciplina e estude com propósito. Priorize os estudos, pois eu considero um tempo de cuidado conosco. Durante esse tempo, tenha foco e disciplina, leia os PDFs, faça questões, assista às aulas em vídeo para complementar o aprendizado, escute as aulas nos fones de ouvido enquanto estiver fazendo alguma atividade física ou alguma tarefa doméstica. Enfim, viva esse tempo bem focado em concursos, procure todos os dias se há algum edital novo e, se puder, faça várias provas com a finalidade de se acostumar com o ambiente.
Lembre-se sempre de ter fé, pois só assim conseguirá conquistar os seus objetivos. Que Deus abençoe a sua jornada e rumo à sua aprovação.
Tem um versículo bíblico que eu gosto muito de repetir para mim mesma que quero compartilhar com quem está começando a jornada:
“Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.
Josué 1:9