Aprovado em 1° lugar no concurso Câmara Municipal de Itumbiara/GO para o cargo de Procurador
Concursos Públicos
“Não desista, uma hora vai dar certo! Identifique onde não está indo bem e não negligencie isso, corrija-os. Encare os seus pontos fracos como se fossem a chave para o seu sucesso […]”
Confira a nossa entrevista com Thalles Alves de Oliveira, aprovado em 1° lugar no concurso Câmara Municipal de Itumbiara/GO para o cargo de Procurador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Thalles Alves de Oliveira: Olá! Agradeço pelo convite e pela oportunidade de compartilhar a minha trajetória. Sou formado em Direito desde o primeiro semestre de 2020, mas só consegui tirar a OAB em 2021, devido à pandemia de Covid-19. Também sou formado em Contabilidade desde 2014. Tenho 33 anos e sou natural de Umarizal, no Rio Grande do Norte.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu o seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Thalles: Sempre busquei estabilidade profissional e isso foi um dos principais motivos que me levou a iniciar os estudos para concursos. Escolhi o curso de Direito já pensando na possibilidade de seguir carreira pública, mas também cheguei a advogar por um tempo e trabalhei em escritórios de contabilidade antes de entrar na CEF e, aí sim, focar totalmente nos concursos.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Thalles: Antes de focar nas carreiras jurídicas, cheguei a fazer algumas provas para área de controle e fiscal. Quando me formei em Contabilidade, passei no concurso para Técnico Bancário da Caixa Econômica Federal, mas só tomei posse em 2021.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thalles: Sempre trabalhei enquanto estudava para concursos. Para conciliar, eu montava uma rotina bem organizada, reservando horários fixos para estudo, normalmente pela manhã e nos finais de semana. Sou daqueles que prefere acordar bem cedo para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thalles: Já fui aprovado para Técnico Bancário da Caixa (93º), onde trabalho atualmente e para Oficial de Justiça do TRT10 (8º). Pretendo continuar estudando para alcançar outras oportunidades e crescer ainda mais na carreira pública.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thalles: Estudei de forma direcionada para o último concurso por cerca de 1 ano e 6 meses. Eu mantinha a disciplina por meio de um cronograma detalhado e metas semanais. Lembro que quando ficava desanimado, lia o slogan do Estratégia: “O segredo do sucesso é a constância no objetivo”.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thalles: Eu utilizei materiais em PDF e sistemas de questões e algumas videoaulas para assuntos mais difíceis. A vantagem do PDF é que ele condensa bem o conteúdo, proporcionando agilidade para estudar. A desvantagem é que às vezes é preciso aprofundar um pouco determinados assuntos, sendo necessário buscar outras fontes.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thalles: Conheci o Estratégia pela internet, principalmente o Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente
Thalles: Sim, o que mais me incomodava era que os assuntos abordados nos materiais não eram assertivos com o que vinha caindo nas provas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Thalles: Sim, mas fui reprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thalles: Após me tornar aluno do Estratégia, eu senti uma grande diferença na qualidade dos materiais, especialmente nas Trilhas Estratégicas e nos simulados, que foram essenciais para a minha preparação. O LDI certamente foi o grande diferencial, pois tinha tudo que precisava em um só lugar com a profundidade certa para as provas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thalles: Eu fiz um cronograma próprio no excel, mas tomando como referência a Trilha Estratégica. Estudava duas matérias por dia, sendo uma de conteúdo novo e uma revisão do que tinha estudado nas semanas anteriores. Por dia, estudava cerca de 3 a 4 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thalles: Enquanto eu estudava, eu ia fazendo o meu caderno de revisão com os assuntos mais complexos e com o que precisava decorar, mas também revisava por questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thalles: Resolver questões é primordial para o sucesso! Fiz cerca de 8 mil questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thalles: Na penúltima semana, eu dei uma reduzida na carga horária e, na última semana, eu apenas revisei os conteúdos que tinha mais dificuldade em cada disciplina. Na pré-prova, eu só descansei e organizei as minhas coisas. Além de viajar pra ir fazer a prova, rsrs.
Estratégia: Concursos para carreira jurídica são compostos por várias fases. Como foi sua preparação para a prova discursiva? E para a prova oral?
Thalles: Sempre fui bom com a escrita, então, eu sabia que se tivesse um bom desempenho na objetiva, teria grandes chances de êxito. Para a discursiva, eu treinei bastante com questões de provas anteriores e fui corrigindo os erros com a prática.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thalles: O principal erro, foi ficar só lendo os materiais sem resolver questões. Os principais acertos, foram criar o próprio material de revisão e resolver muitas questões.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thalles: Não desista, uma hora vai dar certo! Identifique onde não tá indo bem e não negligencie isso, corrija-os. Encare os seus pontos fracos como se fossem a chave para o seu sucesso.