O que estudar para Concurso Público de Prefeituras?
O presente artigo visa dar dicas do que estudar para concursos públicos de prefeituras. As bancas que costumam aplicar tais provas são, por exemplo, a Vunesp e os institutos IBAM e AOCP.
Os concursos de prefeituras oferecem vagas para diversos níveis de escolaridade: fundamental, médio, técnico e superior. E para diversos cargos, desde auxiliar administrativo até auditor fiscal municipal.
Com essa gama grande de possibilidades de editais e disciplinas, o artigo procura focar nas disciplinas mais comuns a todos os níveis de escolaridade, e não para algum cargo específico.
Assim, o artigo abordará as disciplinas língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, informática, atualidades, direito público, legislação municipal e conhecimentos específicos do cargo.
O que estudar para concurso de Prefeituras?
Veja o que estudar na disciplina de língua portuguesa
Iniciando a análise sobre o que estudar para concursos de prefeituras, disserta-se sobre a disciplina de língua portuguesa.
Língua portuguesa é uma disciplina que cai na maioria dos concursos públicos, não só nos municipais. Na verdade, são poucos os concursos que não a cobram.
Assim, dominar a disciplina é fundamental, para tentar acertar todas as questões, e se manter no páreo dos mais bem classificados.
Os tópicos mais cobrados são: interpretação de textos, coesão e coerência textual, gramática, ortografia e acentuação, concordância verbal e nominal, morfologia, sintaxe, pontuação, semântica e estilística e redação oficial.
Geralmente são questões da prova básica, com menos peso, mas em grande quantidade, o que vale o estudo.
Matemática e Raciocínio lógico
Prosseguindo com a análise do que estudar para concursos de prefeituras, aborda-se as disciplinas matemática e raciocínio lógico.
Geralmente também existem questões de exatas em concursos municipais, e costuma ser a matemática e o raciocínio lógico.
A matemática costuma abordar operações fundamentais, porcentagem, razão e proporção, regra de três, geometria, matemática financeira, grandezas e medidas e estatística básica.
O raciocínio lógico envolve sequências lógicas, proposições, conectivos, diagramas e problemas de lógica.
As duas disciplinas, quando cobradas em prova de concurso, costumam apresentar problemas cotidianos, que devem ser resolvidos com análise dos dados fornecidos, capacidade de raciocínio e cálculo.
Informática e atualidades
Continuando com a dissertação sobre o que estudar para concursos de prefeituras, as disciplinas em tela são informática e atualidades.
Ambas as disciplinas, informática e atualidades, nem sempre figuram nos editais de concursos de prefeituras.
Quando figuram, podem significar chances de desempates, com os acertos de suas questões. Informática costuma apresentar mais questões, e atualidades menos questões.
Informática costuma cobrar noções de hardware e software, sistemas operacionais, pacote Office / LibreOffice, Internet e correio eletrônico, segurança da informação e noções de redes de computadores.
Para cargos específicos da área de Tecnologia da Informação (TI), ou editais mais complexos como auditores fiscais, podem ser cobrados tópicos avançados: governança de TI, banco de dados, desenvolvimento de sistemas e linguagens de programação.
Atualidades geralmente abordam noções sobre administração pública, cidadania, políticas públicas locais e temas relevantes da realidade social e econômica.
Direito público
Seguindo com o tema do que estudar para concursos de prefeituras, aborda-se o direito público, especificamente o direito constitucional e administrativo.
Tais disciplinas podem não estar presentes em alguns editais, mas pelo seu uso no dia a dia da Administração Pública são importantes, e presentes na maioria das provas.
Para estudar Direito Constitucional, a base é a própria Constituição Federal de 1988. São cobrados, principalmente, os tópicos princípios fundamentais, direitos e garantias fundamentais, organização do Estado, competências dos entes federativos e administração pública.
Especificamente para prefeituras, geralmente é cobrado, além do Direito Constitucional, a Lei Orgânica Municipal, que é equiparada a uma Constituição do município.
Já o Direito Administrativo, se encontra esparso em diversas leis e teorias. Os principais tópicos são atos administrativos, poderes da administração, licitações e contratos, controle da administração pública e responsabilidade do Estado.
Legislação municipal e conhecimentos específicos do cargo
Finalizando o artigo “Concursos prefeituras – O que estudar”, as disciplinas analisadas são a legislação municipal e os conhecimentos específicos do cargo.
A legislação municipal é legislação e leis municipais ligadas ao cargo do edital, além da já mencionada Lei Orgânica do Município.
Geralmente, é cobrado o estatuto do funcionário público municipal, que traz regime jurídico, direitos, proibições, processo administrativo disciplinar e deveres do servidor.
Por fim, sempre existem conhecimentos específicos para cada cargo, de acordo com a função que o servidor irá exercer. No caso de contador ou técnico em contabilidade, contabilidade geral e pública. Conhecimentos de logística para este cargo em específico. Os já mencionados conhecimentos de TI para esta área.
As questões específicas costumam ter maior peso, e em quantidade, geralmente ocupam metade ou mais do número de questões da prova.
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!