
“[…] Busquem uma fonte de motivação e alimentem ela com frequência, estejam sempre motivados. Afinal, todos que estudam e não desistem são aprovados.”
Confira nossa entrevista com Nilson Junior, aprovado em 1º lugar no TRE-TO para o cargo de Técnico Judiciário – Área Judiciária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Nilson Junior: Tenho 28 anos, sou graduado em segurança pública e natural de Floriano-PI.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Nilson Junior: Iniciei os estudos em 2017, quando eu passava por dificuldades financeiras. Na época eu trabalhava em uma empresa de agropecuária sob o regime celetista, estudava no horário de almoço e após o encerramento da jornada de trabalho. Em 2018, fui aprovado no meu primeiro concurso, o da Polícia Militar do Estado do Maranhão. Após isso, me acomodei, vindo a retornar aos estudos em 2022, quando eu tive a notícia que tinha uma filha.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Nilson Junior: Conheci o Estratégia por meio das aulas do YouTube e tomei a decisão de ser aluno da Coruja devido a eles serem os melhores e eu ter uma perspectiva nos estudos de longo prazo. Agora eu só paro de estudar quando estiver em um cago fim.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
De 2022 até esta aprovação em primeiro lugar, eu estudava o tempo todo. Nunca somei quantas horas líquidas por dia, afinal eu só parava de estudar para me alimentar, tomar banho, ligar para minha filha e para a mulher que eu estava namorando na época. Quando iniciei os estudos, eu estudei as principais matérias de uma por uma, até ficar em um nível bom em cada uma delas. Depois de atingir esse nível, eu estudava 3 ou 4 disciplinas por dia, sempre respondendo muitas questões.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Nilson Junior: Sim, em 2022 até esta aprovação em primeiro lugar, eu trabalhei como policial militar. A polícia militar foi essencial na minha preparação, haja vista que ela me permitia ter flexibilidade de horários para viajar e fazer as provas, bem como para estudar tranquilamente até mesmo nos dias que eu estava de serviço. Isso ocorre pelo fato de eu trabalhar em um destacamento policial localizado em uma cidade bem pequena e tranquila no interior do Estado do Maranhão.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Nilson Junior: Utilizei alguns PDFs bem completos e assisti muitas videoaulas. Acredito que as videoaulas foram essenciais para a minha aprovação, pois os professores da Coruja sempre trouxeram na “hora da verdade”, por exemplo, as principais tendências das bancas examinadoras.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Nilson Junior: Essa pergunta é difícil de ser respondida, pois eu foquei em uma área e pude aproveitar muitas disciplinas de uma prova para outra. Costumo dizer que você não estuda para um tribunal, você estuda para todos os tribunais. Dia 1 de junho de 2025, eu fiz a prova do STM e fique em 9º lugar para analista judiciário da área administrativa. Dia 22 de junho de 2025, foi a prova do TRE-TO e eu fiquei em 1º lugar para técnico judiciário da área administrativa. Eu mantive a disciplina prova após prova, pois tinha um objetivo a alcançar e uma fonte de motivação que me alimentava dias após dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Nilson Junior: A disciplina que eu mais tive dificuldade foi, sem sombra de dúvida, administração financeira e orçamentária (AFO). Assisti muitas videoaulas, resolvi muitas questões e li o PDF várias vezes até fixar o conteúdo e fazer desta disciplina um grande diferencial, haja vista que a maioria dos candidatos também sente dificuldade nela.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Nilson Junior: Sempre respondi questões todos os dias e intensificava o número de questões na reta final. Além disso, sempre gostei de assistir a Reta Final, a Hora da Verdade e a Revisão de Véspera do Estratégia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Nilson Junior: Sim, a prova discursiva foi um grande diferencial durante a minha trajetória. No início, eu perdia duzentas, trezentas posições, devido à nota da discursiva, porém com o tempo isso mudou. Eu realizei uma mentoria da professora Adriana Figueiredo que foi a “virada de chave” nas minhas provas discursivas. Depois de aprender a técnica adequada para cada tipo de prova, é necessário apenas treinar e agregar conhecimentos para utilizá-los, da maneira correta, no texto.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Nilson Junior: Sou solteiro e tenho uma filha. A rotina de concursos exige muita renuncia e abdicação. Os familiares, as vezes, não entendem que o estudo tem que ser levado a sério e, às vezes, ficavam questionando ou tentando me tirar da rotina de estudos. Entretanto, o meu objetivo sempre prevaleceu e, assim, eu consegui me manter firme ao propósito.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Nilson Junior: É sensacional poder estar entre os melhores e próximo dos melhores professores do Brasil.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Nilson Junior: Sim, vi vídeos sobre o evento no Instagram, porém nunca imaginei que um dia eu seria convidado para o evento.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nilson Junior: O principal erro foi não dar a devida importância para a redação/prova discursiva antes. O principal acerto foi estudar o conteúdo de maneira completa, disciplina por disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Nilson Junior: Eu nunca pensei em desistir, pois sempre soube que alcançaria o resultado almejado se eu não desistisse. A aprovação estava cada vez mais próxima, prova após prova e isso só alimentava a minha vontade. Eu diria para minha versão de 5 anos atrás para ter calma e paciência, pois o resultado valerá a pena no final.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Nilson Junior: Tenham calma, estudem de maneira completa, utilizem todos os recursos possíveis (videoaula, questões, PDF). A hora de vocês vai chegar, não busquem atalhos, apenas façam o que tem que ser feito, pois o resultado vai chegar. Busquem uma fonte de motivação e alimentem ela com frequência, estejam sempre motivados. Afinal, todos que estudam e não desistem são aprovados.