Principais informações sobre o imobilizado e o intangível para a SEFAZ SP
Olá, concurseiro! Vamos começar mais um estudo focado na sua preparação para o concurso da Secretaria da Fazendo e Planejamento do Estado de São Paulo. Neste artigo iremos abordar as principais diferenças e semelhanças entre o imobilizado e o intangível para a SEFAZ SP.

As vagas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual do concurso da SEFAZ SP serão distribuídas entre as áreas de Gestão Tributária e Tecnologia da Informação e Comunicação. Para ambos os cargos é exigido curso de ensino superior, em quaisquer áreas de conhecimento, reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Assim, concurseiros de quaisquer áreas poderão realizar a prova, o que aumenta consideravelmente a concorrência. Sendo assim, vamos logo iniciar nossos estudos, pois não temos tempo a perder!
Imobilizado para a SEFAZ SP
Iniciaremos nosso estudo pela abordagem das principais informações sobre o ativo imobilizado. O conhecimento será cobrado na prova da SEFAZ SP em Contabilidade Geral.
O Pronunciamento Contábil 27 é o responsável pela previsão das informações acerca do Ativo Imobilizado e, segundo a norma, o ativo imobilizado é o item tangível que é utilizado pela entidade que o possui nas suas finalidades, ou é mantido para aluguéis a outros.
Ser um item tangível exige que o ativo seja corpóreo, isso é, tenha substância física, como um computador, uma máquina, um imóvel.
Além disso, para um bem ser considerado imobilizado, é necessário que se espere sua utilização por mais de um período.
Para que seja reconhecido na contabilidade, é necessário que seja possível mensurar o ativo imobilizado.
Assim, o seu reconhecimento inicial ocorrerá pelo valor de aquisição, o que inclui gastos adicionais para colocar o bem em atividade.
Caso o imobilizado seja adquirido por meio de transação sem contraprestação o valor de reconhecimento será o valor justo.
Após o reconhecimento inicial, o bem não receberá acréscimo em seu valor de reconhecimento decorrentes de manutenções periódicas. Apenas os gastos que se enquadram no conceito de imobilizado poderão ser incluídos no valor do reconhecimento inicial.
Além disso, é necessário o reconhecimento da depreciação, que é a perda de valor decorrente do uso, obsolescência e danos físicos dos ativos imobilizados.
Os métodos de depreciação mais conhecidos são o da soma dos dígitos, o linear e das unidades produzidas. É muito importante que você treine a forma de cálculo de cada um desses métodos, pois há grandes chances de cobrança na prova da SEFAZ SP.
Intangível para a SEFAZ SP
Vistas as principais informações sobre o ativo imobilizado, chegou a vez de abordarmos o ativo intangível no nosso estudo para o concurso da SEFAZ SP.
Diferentemente do que vimos para os ativos imobilizados, o intangível é um bem sem substância física.
Isso quer dizer que os bens intangíveis não são aqueles vistos ou tocados, pois representam, por exemplo, direitos de uso de imagem, softwares, patentes, licenças, franquias.
Sendo assim, a diferenciação de um bem ativo como corpóreo ou não corpóreo é fundamental para que possamos distingui-los entre os ativos imobilizados e os ativos intangíveis.
Apesar dessa diferença fundamental entre os ativos aqui estudados, os demais conceitos analisados acima para os imobilizados também servem para os intangíveis.
Portanto, preste muita atenção aos detalhes aqui trazidos, já que as chances de cobrança na prova da SEFAZ SP são muito grandes, e, uma vez entendidos os conceitos para uma classe de ativos, o mesmo poderá ser utilizado para a outra.
Assim, para o reconhecimento inicial de um ativo intangível, é necessário o cálculo do seu valor de custo, que irá incluir todos os valores necessários para colocar o bem em ponto de uso.
Também deve ser reconhecida a perda de valor do intangível ao longo dos anos, em função do término do direito de utilizar as licenças, patentes, softwares. Caso o intangível não tenha um prazo máximo definido para o uso, essa perda não deve ser reconhecida.
Tal reconhecimento para os intangíveis é denominado amortização. Lembre-se de que para o imobilizado é depreciação.
SEFAZ SP: Reta final
Ficamos por aqui nos nossos estudos sobre o imobilizado e o intangível para a SEFAZ SP, futuro auditor.
Sabemos que abordamos muitos assuntos hoje, mas todos são de extrema importância para a sua prova.
Então, para que as informações não caiam no esquecimento, é muito importante que você faça revisões periódicas até a data da prova.
Além disso, realizar muitas questões da banca sobre o assunto também vai permitir que você mantenha as informações memorizadas e com isso você ainda ficará por dentro das formas de cobrança da banca, o que é muito importante para o bom desempenho na hora da prova.
A hora de dar foco total na sua preparação é agora, acelerando o ritmo e priorizando os estudos.
Temos certeza de que todo o esforço valerá a pena.
Garanta a sua vaga no concurso da SEFAZ SP com os cursos que preparamos para você!