Artigo

Gabarito Banrisul: Informática; Prova Comentada

Olá pessoal, aqui é o professor Renato da Costa e venho comentar as questões da prova do Banrisul, realizada ontem dia 24/02/2019 pela FCC.

A primeira questão da prova tivemos a felicidade de comentar no intensivo e disponibilizar no vídeo de Funções Financeiras. VP, VF, PGTO, NPER, TAXA foram trabalhadas nesta reta final, a sintaxe =VF(taxa;nper;pgto), o candidato tinha que observar que a taxa informada era anual e como os pagamentos eram mensais foi necessário dividir a taxa por 12, o detalhe da questão era o pagamento antecipado (no início) que implicava o último argumento 1 e não foi abordado no histórico das questões da banca inclusive por ser o padrão. O pagamento postecipado (no final) utiliza o argumento 0. Diante da explicação chegamos ao gabarito letra C.

A questão 42 pede alternativa incorreta:

I – para salvar com senha podemos clicar em Arquivo, Informações, Proteger Documento; ou na janela do Salvar Como clicar no botão Ferramentas e em seguida Opções Gerais.

II – Conceito de Mala Direta.

III – Qualquer aplicativo do MS Office 2013 permite salvar arquivos em PDF.

IV – Essa é a errada, esse formato de arquivo não é valido e tão pouco suportado pelo PowerPoint, na verdade, o (Web Modeling Language) é uma metodologia para projetos de aplicações web complexas e com grande quantidade de dados (conhecimento desnecessário pois foge do edital), sendo esta portanto a resposta.

V – A grande vantagem do Word 2013 é de fato poder editar arquivos PDF :)

Resposta, letra D.

O comando para mostrar a lista de arquivos no Linux é básico e foi amplamente citado nas aulas, ls, e a correspondência no Windows é o comando dir (no prompt de comandos).

Letra A.

O vírus necessita ser executado (contato), o simples fato de receber o e-mail não implica a contaminação da máquina, portanto o gabarito é letra B.

E agora a última questão…

A questão mais difícil da prova, relacionamento N para N (muitos para muitos) na prática implementa uma Entidade Associativa, que no modelo relacional é chamada Tabela Associativa. Portanto, gabarito letra E.

Observamos que o nível das questões teve um médio grau de dificuldade, os assuntos tiveram uma certa previsibilidade e foram citados/falados no curso e podem representar um diferencial nesse concurso. As questões de Excel e Banco de Dados, de uma maneira geral devem ter sido as mais difíceis para a grande maioria dos candidatos.

Enfim, um ciclo que se fecha, espero que tenha tido sucesso e que continue nos estudos pois quem estuda para concurso tem que estudar até a posse.

Perseverança é sempre a palavra que define o aprovado :)

Um grande abraço e até breve!!!

Renato da Costa:.

Instagram: prof.renatodacosta

youtube: www.youtube.com/user/profrenatodacosta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.